A locação de imóveis sempre foi uma das melhores formas de ter retorno financeiro com uma propriedade. E isso se intensificou há algum tempo, devido à modernização no trabalho das imobiliárias e também a plataformas de locação como Airbnb. Se você também pensa em locar seu imóvel, descubra o que é mais vantajoso para o proprietário: Airbnb ou imobiliária!

Primeiramente, é preciso conhecer como funciona o Airbnb, já que a maioria dos proprietários desconhece o funcionamento dessa plataforma, que, ao contrário da locação com uma imobiliária, possui regras e características distintas. Ao conhecer um pouco sobre elas, é possível determinar qual opção é mais vantajosa de acordo com o perfil de cada locador e expectativas com essa modalidade de transação imobiliária. 

Enquanto a imobiliária oferece um serviço consolidado e buscado pela maioria das pessoas que desejam alugar imóveis, de forma segura, tranquila e com o apoio necessário. A locação no Airbnb é nova e cheia de dúvidas por parte dos proprietários em locar por meio dessa plataforma. Assim, ao conhecer as diferenças entre locar com Airbnb ou imobiliária, fica mais simples definir qual é a mais vantajosa para o seu caso.

Pontos importantes a considerar na hora de locar seu imóvel com Airbnb ou imobiliária

As principais diferenças entre locar seu imóvel com Airbnb e imobiliária são:

Taxas

As taxas para locar um imóvel são pelo Airbnb ou imobiliária. Contudo, a cobrança é realizada de forma diferente.

Taxas de uma imobiliária

As taxas cobradas para uma imobiliária administrar seu imóvel pode variar, porém, costuma ser de 8% do valor mensal da locação, taxa praticada pela Carvalho Administradora. Assim, uma propriedade locada por R$1.000, tem uma taxa de locação de R$80,00 por mês, o que é considerada baixa pelo auxílio e diversos profissionais e serviços oferecidos pela imobiliária. 

Além dessa taxa, é cobrada apenas o valor do primeiro integral, para cobrir os gastos operacionais. O proprietário não precisa se preocupar com pagamento de água, energia elétrica, internet, condomínio e de outras taxas, já que o contrato nesse tipo de locação permite que o locatário fique responsável por quitar essas despesas, diminuindo os gastos do locador com o imóvel e, consequentemente, aumentando o seu lucro com a locação.

Taxas de Airbnb

Já no Airbnb a cobrança é diferente, dessa forma o anfitrião (pessoa que aluga imóvel através da plataforma), paga 3% por cada locação.

Assim, se o imóvel é locado 10 vezes no mês, a taxa cobrada será de 30% do valor das reservas. Dessa forma, é um valor considerável que o proprietário tem que desembolsar para pagar pela utilização da plataforma, sendo um ponto importante a ser analisado antes de decidir locar a propriedade pelo Airbnb ou imobiliária.

Além disso, no Airbnb o locador precisa arcar com taxas de água, energia elétrica, internet, IPTU e condomínio, algo que não acontece com a locação com a imobiliária, já que essas taxas são pagas pelo locatário. Dessa forma, mesmo com uma diária mais alta, pode não ser tão vantajoso locar na plataforma, pois essas despesas podem ser altas e podem não compensar para o proprietário. 

Quando esse ponto é considerado, o proprietário tem muito mais rentabilidade ao locar com uma imobiliária.

Sazonalidade

A sazonalidade impacta o proprietário que decide locar seu imóvel por  Airbnb ou imobiliária. Na locação por uma imobiliária, o locador pode ter mais organização financeira, afinal, seu imóvel deve ser locado por um determinado tempo, assegurado por contrato.

Enquanto, no Airbnb, o público é outro, e a procura é por hospedagem em períodos sazonais do ano, o que pode não ser muito vantajoso para o proprietário que prefere mais segurança no retorno da locação.

Assim, quem busca um retorno contínuo e estável com a locação de uma propriedade, pode encontrar desvantagens no modelo oferecido pelo Airbnb.

Tempo

Enquanto na imobiliária, o imóvel é administrado por uma equipe de profissionais que cuidam em atender o inquilino, realizar vistorias ao imóvel, emitir a cobrança do aluguel, corretor para receber e guiar nas visitas dos interessados em locar a propriedade.

Entretanto, no Airbnb isso não acontece, pois, a plataforma permite que apenas a contratação e pagamento da hospedagem sejam realizados. Dessa forma, o proprietário deve cuidar ou contratar alguém para receber os hóspedes, mostrar as dependências do imóvel e até dicas de turismo pela cidade, o que requer tempo e preocupação para o locador.

Dessa forma, a necessidade de ter tempo livre para atendimento correto do hóspede, é uma desvantagem para o proprietário que não pode ou não quer realizar essa tarefa.

Risco de deterioramento do imóvel

Outro ponto a considerar na hora de decidir pela locação entre Airbnb ou imobiliária é o risco de deterioramento do imóvel.

Ao locar para diversos hospedes na plataforma Ainrbnb, nem todos tem o comprometimento de conservar a propriedade afinal, a maioria procura imóveis para férias. Ao contrário dos inquilinos de imóveis locados com uma imobiliária, já que é realizada uma vistoria antes e depois da locação, assegurando a integridade e evitando o deterioramento do imóvel.

Falta de confiança

Quando o proprietário decide alugar seu imóvel com uma imobiliária, é realizado uma verificação minuciosa no perfil de cada interessado em locar a propriedade.

Dessa forma, o proprietário tem muito mais confiança ao alugar, pois, além da imobiliária verificar os dados do futuro locatário, ela também faz uma análise de crédito, para evitar a inadimplência na locação, outros problemas e até golpes ao locador.

Na locação no Airbnb, a segurança maior que o proprietário tem é no feedback de outros anfitriões no perfil do interessado em locar. Assim, não há tanta confiança em alugar a propriedade, algo que afasta muitos proprietários, que priorizam esse ponto na hora de locar, sendo essa uma das desvantagens da plataforma.

Ao considerar todos esses pontos do que é mais vantajoso ao proprietário entre alugar por Airbnb ou imobiliária, é possível definir a melhor escolha para você.

Gostou de conhecer sobre a opção mais vantajosa na hora de locar seu imóvel? Então aprofunde-se no assunto e leia o artigo “Alugar direto com o proprietário: essa opção é vantajosa para o dono do imóvel?”.