Os proprietários de imóveis apostam na locação com forma de obter lucros e o retorno do seu investimento. Porém, como toda transação comercial, a locação requer alguns cuidados. Engana-se quem pensa que alugar um imóvel pode ser feito sem grandes precauções, pelo contrário tanto o proprietário quanto o inquilino precisam ter suas responsabilidades e direitos assegurados. Por isso, descubra se o alugar direto com o proprietário é a melhor opção!

Desvantagens do aluguel direto com o proprietário

Muitas pessoas preferem não ter intermediadora para locar imóveis e optam pelo aluguel direto com o proprietário. E os motivos para isso são diversos, desde a quantidade de documentos solicitados até garantias exigidas para a locação. Contudo, a locação direto com o dono do imóvel pode oferecer riscos e desvantagens. As mais comuns são:

Risco de golpes

Em toda transação comercial há chances de ser vítima de algum golpe, e na locação de imóvel não é diferente. E isso pode lesar tanto o proprietário quanto o interessado em alugar. Assim, a intermediação realizada por uma imobiliária é a melhor forma para evitar os golpes comuns ao alugar um imóvel.

Problemas contratuais

O contrato de locação é um instrumento essencial ao alugar o imóvel, pois é nele que o acordo verbal entre locador e locatário é firmado, tendo validade legal. Muitos proprietários não se atentam a isso, ficando mais suscetível a lidar com problemas pela falta do contrato ou cláusulas necessárias para garantir a sua segurança ao locar seu imóvel.

Um contrato mal redigido de aluguel direto com o proprietário pode causar inconvenientes futuros, por isso é recomendado a escolha de um modelo de contrato de locação que atenda as expectativas e exigências do locador e locatário. Assim, é essencial a consulta a um profissional da área jurídica ou imobiliária que oferece esse tipo de serviço.

Atritos entre locador e locatário

Qualquer relação comercial pode ter atritos, e no  aluguel direto também. Ao longo do contrato de locação é comum surgir problemas no imóvel locado, com o locador ou locatário, o que pode causar divergências e desgastes que podem se prolongar e muitas vezes geram processos.

Essa é uma das principais desvantagens da locação direto com o proprietário, pois quando essa transação é feita pelo intermédio de uma imobiliária, a resolução dos conflitos é bem mais cordial, rápida e menos estressante.

Dificuldade em anunciar

Uma grande desvantagem alugar direto é a falta de experiência na divulgação correta do imóvel, algo que não acontece com a imobiliária, pois ela utiliza formas corretas e profissionais de anunciar as propriedades que administra.

Mesmo um imóvel valorizado e requisitado no mercado pode ter dificuldades para receber visitas de interessados em alugar. Quando o imóvel é pouco visitado, as chances de alugar diminuem. Com isso, a propriedade fica vaga por mais tempo, causando prejuízo ao proprietário.

https://carvalhoadm.com.br/blog/media/carvalhoadm/2018/11/como_alugar_seu_imovel_em-45-dias.png

Dificuldade em definir o valor do aluguel

Muitos proprietários não conseguem definir o valor do aluguel de forma correta, diferente de uma imobiliária que conhece o mercado imobiliário. Na definição do valor da locação diversos fatores devem ser levados em consideração, como localização, tamanho, tipo de imóvel, entre outros.

Quando esse problema ocorre, a falta de interessados pode acontecer, para móvel com valor acima da média. Já para um valor definido abaixo do cobrado em outros imóveis com as mesmas características, o proprietário deixa de ter um retorno melhor com seu investimento, tendo prejuízo.

Ao utilizar os serviços de uma imobiliária esse problema não acontece, pois há avaliação correta dos fatores que influenciam no valor do imóvel, permitindo definir um valor que atenda as expectativas do proprietário e do mercado.

Discordância com a manutenção

Manutenções são algo bem corriqueiro em uma casa, mas durante a locação essa responsabilidade pode não ficar bem clara entre o locador e locatário, ainda mais quando o proprietário decide alugar por conta própria.

Com a administração de uma imobiliária, esse tipo de responsabilidade fica definida com antecedência no contrato de locação, evitando estresse desnecessários na hora que o imóvel necessitar de alguma manutenção. De modo geral, o inquilino fica responsável pelas manutenções futuras da casa alugada, conforme o contrato de locação e vistoria realizada.

A vistoria antes da locação serve para informar a situação do imóvel, e esse tipo de serviço é realizado por uma imobiliária. Assim, o dono deve receber a casa da mesma forma que ela foi entregue ao inquilino. No caso de imóvel necessitar de alguma manutenção antes da locação, o locatário pode solicitar ao proprietário, que deve realizá-las conforme o combinado.

Além disso, as manutenções na parte estrutural do imóvel são normalmente de responsabilidade do dono, como por exemplo no conserto do telhado, parte elétrica, problemas na rede de esgoto.

Por isso mesmo, uma das maiores desvantagens de alugar direto com o proprietário é não ter essa segurança, além de ter que lidar diretamente com o inquilino para resolver essas questões, que podem causar desgaste e estresse tanto para o locador quanto para o locatário.

Falta de agilidade

A falta de agilidade é uma desvantagem, já que o locador e locatário são os únicos responsáveis por realizar todos os procedimentos necessários para que a locação ocorra de forma satisfatória. Por isso, ao contar com a ajuda e agilidade de uma imobiliária, esse processo fica muito mais simples, afinal, ela é responsável pela maioria dos procedimentos da locação, dando maior agilidade.

Como escolher uma imobiliária para administrar seu imóvel

Se avaliou os riscos e prefere optar pelo apoio de uma imobiliária ao invés do aluguel direto com o proprietário, é preciso ter atenção para alguns detalhes ao escolher uma imobiliária para administrar seu imóvel, como:

Atue na região que seu imóvel está localizado

O melhor é escolher uma imobiliária que atue onde o imóvel está localizado, pois ela conhece o mercado da região, aumentando as chances do imóvel ser locado por valor que atenda a expectativa do proprietário e do mercado.

Seja confiável

É imprescindível contar com o apoio de uma imobiliária confiável, por isso a escolha deve ser baseada em qualidade dos serviços e atendimento prestado, tempo de atuação e credibilidade dos seus profissionais.

Tenha profissionais capacitados

A imobiliária que possui profissionais capacitados pode oferecer serviços mais especializados e que atendam as necessidades e expectativas do locador. Por isso, é essencial conhecer a equipe da empresa contratada para realizar a administração do seu imóvel.

Precisa de ajuda para alugar seu imóvel? Então entre em contato com a Carvalho Administradora e saiba como podemos ajudá-lo!