Uma das principais dúvidas de proprietários que colocam seus imóveis a venda é o tempo para concretizar o negócio. Se essa também é sua dúvida, confira o tempo para vender um imóvel no Rio de Janeiro!
Fatores que podem influenciar no tempo da venda de um imóvel
A venda de um imóvel tem um tempo médio que pode variar conforme diversos fatores, porém, de forma geral todo processo leva 9 meses, em média. Contudo, no mercado imobiliário do Rio esse tempo pode ser maior. Alguns fatores que podem influenciar no tempo da venda são:
1. Localização
A localização é um ponto importante na hora da venda. Quanto mais bem localizado, mais rápido o imóvel costuma ser vendido. Assim, bairros mais perto do centro ou em áreas nobres são mais buscados pelos compradores.
Além do tempo, outra influência da localização do imóvel é sobre o preço, sendo mais valorizado os que estão em áreas mais procuradas.
O potencial de crescimento da região em que a propriedade está localizada também pode acelerar a sua venda, pois muitos compradores realizam a compra para investimento.
2. Estrutura
Outro fator importante no tempo da venda é a estrutura do imóvel, os mais procurados são propriedades que permitem a modernização dos ambientes.
Os imóveis menores estão em alta, pois costumam atender bem pessoas solteiras e famílias pequenas. Entretanto, imóveis com maior metragem ainda são bem procurados, ainda mais em regiões mais familiares.
A garagem é outra parte importante na hora da venda, afinal, ainda hoje muitas pessoas têm carro próprio e buscam imóveis que ofereçam esse item, que valoriza também o seu preço.
3. Conservação
A conservação do imóvel também é um aspecto que o comprador considera na hora de comprar. Assim, uma propriedade bem conservada costuma ser vendida em menor tempo.
4. Documentação
A documentação para vender um imóvel é outro fator importante, assim é preciso estar com toda a papelada em ordem, como a matrícula atualizada da propriedade, certidões negativas de órgãos, como INSS Receita Federal.
Além da documentação do imóvel, é preciso regularizar dívidas pendentes, como débitos do IPTU, herança, inventário.
5. Acabamento
Imóveis com acabamento de baixa qualidade, mesmo localizados em áreas nobres, podem ter tanto uma valorização menor quanto maior tempo no mercado. Assim, quem deseja vender uma propriedade precisa investir em itens como portas, pisos, revestimentos com acabamento de boa qualidade.
6. Personalização
Um imóvel muito personalizado pode ter dificuldade para ser vendido rápido. Dessa forma, é aconselhado que o proprietário use de neutralidade na hora de decorar o imóvel.
Assim, o ideal é utilizar cores neutras, paredes claras e que permitam fácil modificação, caso o novo dono queira.
7. Lazer
Em uma época de difícil mobilidade nos grandes centros, busca por segurança e qualidade de vida, impactam,. Com isso, as pessoas buscam morar em região e imóvel que favoreça e facilite momentos de lazer.
Imóveis localizados perto de áreas de lazer ou em condomínios com essa infraestrutura costumam ser bastante procurados por famílias que desejam comprar uma propriedade. Assim, esse é um fator que é avaliado na hora de vender mais rápido uma propriedade.
Afinal, qual o tempo para vender um imóvel no Rio de Janeiro?
O Rio de Janeiro é uma das capitais com maior valorização imobiliária, com o recorde de metro quadrado mais caro do país por diversos anos, inclusive durante a crise financeira que o Brasil enfrenta nos últimos anos. Esse fato também influencia no tempo para a venda de uma propriedade na capital.
O tempo médio para vender um imóvel no Rio de Janeiro pode chegar a 1 ano e 4 meses, o maior dos últimos anos. Mesmo com essa demora, os imóveis a venda não sofreram grandes mudanças em seu preço, que baixaram apenas 5% em 2017.
Com isso, muitos proprietários que pretendem vender rápido seus imóveis, encontram um mercado desaquecido. Entretanto, a manutenção e gastos com a propriedade não param, como IPTU, condomínio, reformas.
Essa situação incentiva a procura de alternativas para não ter prejuízos com o imóvel parado, entre elas a contratação de uma imobiliária, que pode ajudar a agilizar a venda, ou até mesmo colocar a propriedade para locação.
Alternativas para quem deseja vender um imóvel no Rio de Janeiro
Mesmo com um tempo maior para vender um imóvel no Rio de Janeiro, é possível procurar alternativas, tanto para agilizar o processo de venda quanto para ter retorno com a propriedade. Algumas dessas alternativas vantajosas são:
Locar o imóvel
A locação de imóveis é uma alternativa para quem deseja vender um imóvel no Rio de Janeiro, mas sem perder tempo em ter o retorno rápido com a propriedade.
Pode parecer contraditório, mas a locação beneficia o proprietário que quer vender a sua propriedade, pois, além de ter um retorno mensal, também não precisa arcar com despesas como condomínio, água, luz e outros encargos que um imóvel possui mensalmente.
Além do mais, um imóvel locado é muito mais interessante para o interessado em comprar, afinal esse proprietário costuma estar em ordem para uma mudança rápida, pois, a pintura, manutenção e reformas tendem a estar em dia.
A locação pode ser ainda mais bem sucedida quando há intermediação de uma imobiliária, que pode divulgar e administrar corretamente a propriedade para que essa operação ocorra em 45 dias, em média.
Contar com uma administradora de imóveis
Contar com uma boa administradora é uma escolha sensata na hora de locar ou vender um imóvel no Rio de Janeiro. Ela é a responsável por dar o suporte, segurança e agilidade em transações imobiliárias, seja a venda ou locação da propriedade. Por isso, é preciso considerar contratar uma imobiliária para cuidar desses procedimentos, permitindo assim mais chances de fechar negócio mais rápido, seja com a locação ou venda do seu imóvel.
Algumas soluções oferecidas por uma administradora de imóveis são:
- Intermediação e facilitação para alugar ou vender um imóvel no Rio de Janeiro;
- Equipe especializada, com corretores, área financeira, administrativa, jurídica;
- Elaboração de contrato;
- Vistoria do imóvel;
- Auxílio nas visitas dos interessados na propriedade;
- Conhecimento de mercado;
- Divulgação correta do imóvel e em diversos canais.
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