https://carvalhoadm.com.br/blog/media/carvalhoadm/2018/12/afinal-e-caro-contratar-uma-imobiliaria-para-administrar-meu-imovel-1-e1548257272894.jpg
Carvalho Administradora

O proprietário de um imóvel para locação possui diversas dúvidas na hora de alugar. E uma das mais comuns é como contratar uma imobiliária para administrar meu imóvel e os custos desse procedimento. Assim, descubra se é caro contratar uma imobiliária e as vantagens para o proprietário que escolhe essa opção!

Valor para contratar uma imobiliária para administrar meu imóvel

A administração de um imóvel para locação envolve muitos procedimentos que precisam de tempo, experiência e profissionalismo. E somente uma imobiliária possui condições plenas de realizar corretamente esse processo. Dessa forma, ela cobra uma porcentagem do locador para administrar seu imóvel, esse valor pode variar entre 8% a 10% do aluguel mensal da propriedade, em média.

Além disso, a imobiliária também cobra a taxa de intermediação, que é o valor do primeiro aluguel do imóvel, que tem como objetivo cobrir as despesas quando o imóvel ainda não estava locado, como divulgação, vistoria, entre outros procedimentos que são realizados no começo de qualquer locação.

Ou seja, o proprietário tem acesso a serviços profissionais ao contratar  uma imobiliária para cuidar do seu imóvel, pagando um valor baixo e sem a preocupação que a locação causa, como vistoria, elaboração de contrato, cobrança do aluguel, renegociação de dívidas. Além disso, outra grande vantagem da escolha de uma imobiliária para administrar meu imóvel, é evitar os riscos comuns ao locar sua propriedade.

Serviços que uma imobiliária oferece para você

Uma imobiliária oferece muitos serviços aos seus clientes, alguns deles são:

Divulgação do imóvel

Divulgar o imóvel é essencial para uma locação rápida. E somente uma imobiliária para administrar meu imóvel conhece e possui as ferramentas necessárias para utilizar na divulgação do seu imóvel, como portal imobiliário, sites, anúncios em redes sociais, placas, jornais, entre outras formas corretas de anunciar sua propriedade para encontrar interessados em alugar.

Atendimento dos interessados em locar o imóvel

O atendimento faz toda a diferença na hora da locação, afinal, todo cliente gosta de ser bem tratado, ter suas dúvidas respondidas e ter a confiança no negócio. Uma  imobiliária oferece essas vantagens, já que possui profissionais qualificados e experientes no atendimento de clientes de locação de imóveis.

Análise cadastral

Os interessados em locar um imóvel devem passar por uma análise cadastral, em que a imobiliária solicita os seus documentos e faz as análises necessárias para garantir que a transação seja segura para todos os envolvidos.

Vistoria

Um procedimento de segurança é fazer a vistoria do imóvel antes da locação, esse procedimento é realizado pela imobiliária que redige as características e estado da propriedade, podendo incluir fotos e outros materiais como forma de documentar as informações de todas as áreas do imóvel que será locado, com todos os cômodos da casa, área externa, garagem, parte elétrica, hidráulica e estrutural.

Controle financeiro

Quem escolhe uma imobiliária para administrar meu imóvel não precisa mais se preocupar com uma das partes mais complicadas da locação, que é o controle financeiro. Essa administração envolve muitas etapas e pode causar “dor de cabeça”, problemas e perda de tempo ao proprietário, mas ele não precisa lidar com isso se coloca uma imobiliária para administra sua propriedade.

A imobiliária cuida de todo o controle financeiro do imóvel, como:

  • Recebe dos inquilinos os valores dos aluguéis;
  • Faz os repasses dos valores recebidos ao proprietários;
  • Faz o acompanhamento dos encargos e dos pagamentos dos aluguéis;
  • Informa os reajustes anuais no valor do aluguel;
  • Faz cobranças de dívidas, taxas e aluguéis;
  • Entre outros diversos procedimentos que uma imobiliária para administrar meu imóvel realiza.

Riscos da locação sem imobiliária

O proprietário que decide administrar e alugar seu imóvel por conta própria, sem a intermediação de uma imobiliária , precisa lidar com diversa etapas que levam tempo, conhecimento e riscos. Por isso, quem decide por essa opção necessita descobrir os riscos que envolvem a locação de um imóvel. Alguns deles são:

Problemas de segurança com a visitação ao imóvel

A visitação do imóvel é uma etapa importante, e, mesmo se a sua decisão for não contratar uma imobiliária para administrar meu imóvel, é preciso ficar atento e se precaver de insegurança na hora das visitas ao sua propriedade. Por isso, é essencial ter sempre alguma pessoa de confiança ou mesmo o próprio proprietário para receber e conduzir as visitas para conhecer os ambientes do imóvel.

Além disso, evite deixar as chaves na portaria, pois sem uma pessoa responsável por receber as visitas,  o controle a segurança fica prejudicada.

Elaboração do contrato

O contrato de locação é um documento importante na hora de alugar, pois somente por meio dele é que ambas as partes (locador/locatário) tem seus direitos respeitados.  Por isso, o contrato deve ser muito bem redigido, e de preferência por um profissional  da área de Direito, algo que não é preciso se preocupar ao escolher uma imobiliária para administrar meu imóvel.

Vistoria

Antes de ser alugada, toda propriedade de passar por uma vistoria, para verificar problemas no futuro. Em casos de danos ao imóvel, a vistoria é uma prova que o locador tem como forma de requerer  o pagamento para a reparação da propriedade.

Inadimplência

A inadimplência é um problema comum para todo locador, porém, quando a locação é realizada por meio de uma imobiliária e isso é minimizado, afinal, ela é a responsável por fazer toda documentação apresentada pelo locatário, efetuando  uma análise de crédito do interessado em locar antes de efetuar a assinatura do contrato de aluguel.  Além do mais, a imobiliária possui ferramentas que possibilitam controla melhor as cobranças dos aluguéis, renegociação de dívidas, entre outros procedimentos que a área financeira efetua dentro de uma administradora de imóveis.

Outro ponto importante que uma administradora de imóveis realiza é verificar se os pagamentos de taxas estão sendo realizados, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), esse imposto não pode ser trocado de titularidade. Por isso, para evitar problemas com os órgãos de restrição ao crédito e até a perda do imóvel, a imobiliária faz o controle se o inquilino está em dia com essas cobranças.

Agora que já conhece quanto uma imobiliária para administrar meu imóvel, se deseja locar seu imóvel com ajuda profissional, entre em contato com a Carvalho Administradora e saiba como podemos ajudá-lo!

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

Seu imóvel está parado há muito tempo? Conheça 4 tecnologias que podem te ajudar
12 jul
Imobiliária Imóveis

Seu imóvel está parado há muito tempo? Conheça 4 tecnologias que podem te ajudar

Seu imóvel está parado há muito tempo, e você não sabe que fazer para vendê-lo mais rápido? Então conheça 4 tecnologias que podem te ajudar!

leia mais
6 motivos para escolher uma imobiliária que trabalhe com realidade virtual
12 jul
Imobiliária Imóveis

6 motivos para escolher uma imobiliária que trabalhe com realidade virtual

Você tem interesse em venda ou locação de imóveis? Então confira os 6 motivos para escolher uma imobiliária que trabalhe com realidade virtual!

leia mais