Um imóvel vazio há mais de 3 meses pode ser sinal de que ele não está sendo trabalhado da forma correta no mercado imobiliário.  O ideal  é que o fechamento da transação de venda ou locação não leve tanto tempo, pois um imóvel parado gera várias despesas ao proprietário, quando deveria ser um investimento que gera lucro.

Contudo, alguns proprietários encontram dificuldade em vender ou locar sua propriedade mais rápido. Assim, descubra o que fazer para agilizar a locação ou venda do seu imóvel vazio!

Imóvel vazio x falta de eficiência 

Quando um imóvel vazio é colocado para locação, a expectativa é que ele seja locado em pouco tempo, ou seja, em média 60 dias após se anunciado no mercado imobiliário, e isso vale tanto para locação direto com o proprietário quanto para os administrados por uma imobiliária. Isso pode não acontecer devido à falta de eficiência na hora de trabalhar a locação.

Por isso, é importante conhecer os pontos que envolvem uma venda e locação correta de imóvel e, com isso, utilizá-los em sua propriedade que deseja vender ou locar. 

O que fazer para vender ou alugar rápido: 8 pontos importantes

Se deseja agilizar a venda ou locação do seu imóvel, confira 8 pontos importantes:

1. Ajustar o preço 

A avaliação do imóvel é muito importante para definir o preço correto do seu imóvel vazio. Dessa forma, é possível adequar o valor as suas expectativas, ao mercado imobiliário da região onde está localizada a propriedade, as características do imóvel e ao perfil interessado.

Muitos proprietários erram ao definir um ajustar um preço para venda ou locação  do seu imóvel. A maioria coloca um valor muito acima do esperado, o que afasta potenciais interessados. Outros podem colocar um preço abaixo do mercado. E isso além de não ser recomendado, ainda enfraquece o setor imobiliário da região.

O valor abaixo dos outros imóveis também pode causar certa desconfiança, pois  o futuro proprietário ou inquilino costuma fazer uma pesquisa prévia dos imóveis para venda ou locação que estão na mesma região, e isso pode ser sinal de problemas aos interessados, que temem encontrar problemas futuros no imóvel.  

2.  Realizar anúncios com gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são muito eficazes na hora de anunciar imóveis, que são formas utilizadas para estimular a tomada de decisão. Por isso, é preciso utiliza-los nos anúncios do seu imóvel vazio. 

Um exemplo é o gatilho da reciprocidade. Com este gatilho, a pessoa sente a necessidade de retribuir algum benefício recebido. Por exemplo, em anúncios que contenham informações como garantia facilitada, desconto de 10% ou algo do tipo, o interessado se sente mais disposto a fechar o negócio, pois está recebendo uma vantagem e sente a necessidade de retribuir isso. 

3. Utilizar meios de divulgação especializados

Utilizar os meio de divulgação especializados em venda ou locação de imóveis é muito importante, afinal, o interessado sempre busca imóveis nesse tipo de mídia. Contudo, além dos jornais de classificados de bairro, placas e impressos deixados em locais comerciais, os interessados em locar costumam procurar em meios digitais, como:

  • Blogs especializados, geralmente de imobiliárias ou corretores de imóveis;
  • Sites de imobiliárias;
  • Portais imobiliários;
  • Classificados online;
  • Redes sociais. 

4. Investir no Marketing digital

O Marketing digital é uma das formas mais utilizadas para promover negócios no meio digital, seja ele online ou físico, como um imóvel. Dessa forma, é uma boa ideia investir nesse tipo de solução, sendo realizada online por meio de ações para atrair clientes, criar relacionamentos, gerar engajamento e vendas. 

Alguns canais que podem ser utilizados para realizar marketing digital na venda ou locação de imóveis:

  • Site; 
  • Marketing de conteúdo;
  • Links patrocinados;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing.

5. Tirar fotos profissionais 

As fotos fazem toda a diferença para alugar imóvel vazio rápido, afinal, quem se interessa por um imóvel com fotos de baixa qualidade, ou até mesmo sem nenhuma imagem ou vídeo para visualização? Assim, é essencial tirar fotos profissionais para anunciar e garantir mais visitantes ao seu imóvel.

Se não tiver a habilidade para realizar esse tipo de serviço,  é recomendado buscar um profissional da área ou até mesmo uma imobiliária que ofereça esse serviço.

6. Realizar um atendimento rápido

O atendimento ao cliente rápido é um dos pontos mais importantes para vender ou locar um imóvel vazio, pois um interessado dificilmente tem somente uma opção em vista. Com isso, é importante estar sempre disponível no telefone, e-mail, redes sociais e outros meios de comunicação com os potenciais inquilinos. 

Alguns proprietários não tem tempo ou preferem não realizar o atendimento aos interessados, nesse caso é possível utilizar os serviços de uma imobiliária, pois além de garantir agilidade nesse processo, também possui técnicas profissionais de atender cada cliente, aumentando as chances de fechar o negócio em menor tempo. 

7. Tirar dúvidas sobre o imóvel

Além dos pontos já citados, muitos interessados e pessoas que visitam o imóvel podem ficar com diversas dúvidas, e isso é normal. Por isso, o proprietário deve estar disposto a esclarecer de forma rápida e solicita a esses questionamentos.

As principais dúvidas que uma pessoa tem na locação de imóveis são:

  • Dúvidas referente ao contrato de locação;
  • Prazo da locação;
  • Necessidade de apresentar garantia de aluguel;
  • Obrigações com contas e taxas do imóvel, como IPTU, condomínio, água, luz, entre outras;
  • Informações sobre a estrutura, parte elétrica e hidráulica da propriedade;
  • Responsabilidade de manutenção e reformas;
  • Devolução e quebra de contrato;
  • Informações sobre atraso e despejo do imóvel.

8.  Ter disponibilidade para visitação

A visita ao imóvel vazio é uma das etapas mais decisivas na venda ou locação, pois é durante a apresentação da propriedade que ele verifica se ela atende ou não as suas necessidades e expectativas. Assim, é preciso ter disponibilidade na agenda para receber os visitantes.

Nessa hora também é importante utilizar técnicas de vendas, para enfatizar as qualidades de cada uma das áreas do imóvel. Além disso, é importante frisar os pontos positivos da região, sua localização, infraestrutura, comércios ou outros atrativos nas redondezas, de acordo com o perfil, expectativa e necessidades de cada visitante. 

Lembre-se que quanto maior número de visitantes, mais rápido são as chances da negociação e locação ser concretizada em menor tempo. Gostou de saber como vender ou alugar imóvel vazio mais rápido? Então, aproveite e leia também nosso artigo “Qual a melhor forma de divulgar imóveis para alugar?”