A divulgação e visitas a um imóvel necessitam de tempo, dedicação e paciência, seja por parte dos proprietários, que alugam sua propriedade por conta própria, ou até mesmo pelas imobiliárias. Contudo, agora há uma forma que facilita e agiliza todo esse processo, a realidade virtual.

Já imaginou poder visitar vários imóveis sem precisar se deslocar, ou até mesmo sem sair da sua casa? Isso já é possível através de uma tecnologia que vem se tornando muito útil para os negócios imobiliários.

Quem é proprietário de imóvel, e deseja ter retorno com seu patrimônio através de locação, precisa conhecer essa tecnologia que facilita e melhora esse tipo de transação imobiliária. Assim, neste artigo você vai entender o que é realidade virtual e como ela funciona, verá como utilizar essa tecnologia e como ela pode ajudar na locação de imóveis.

Afinal, o que é a realidade virtual?

A realidade virtual é uma tecnologia capaz de iludir os sentidos através da imersão em um ambiente virtual, ela leva as pessoas para dentro de um “mundo” totalmente digital, essa experiência abre portas para novas oportunidades e possibilidades que não poderiam ser materializadas de forma física. Para a sua concepção mais simples é adicionado efeitos visuais, e dependendo do nível de realidade a ser alcançada também se introduz efeitos sonoros e táteis.

Essa tecnologia se tornou uma grande tendência no mercado tecnológico, fazendo muito sucesso no mundo dos games. A partir disso, outros setores começaram a enxergar o seu benefício para os negócios. Um deles foi justamente o mercado imobiliário, que tem utilizado essa tecnologia para melhorar e facilitar a locação e venda de imóveis, melhorando resultados para proprietários e clientes que desejam locar ou comprar uma propriedade.

Atualmente ela é utilizada nos mais variados ramos como no automotivo, na moda, no turismo e em muitos outros, e não poderia ser diferente com o mercado imobiliário.

Experiência diferenciada

A primeira forma como essa tecnologia pode auxiliar o mercado imobiliário é na locação de imóveis, proporcionando uma experiência totalmente diferenciada e individualizada aos usuários, onde o corretor “leva” as propriedades onde o cliente estiver. Além disso, existem plataformas especializadas que auxiliam o corretor a criar um catálogo de imóveis digital.

Stand Digital

Outra forma de utilizar a realidade virtual é no seguimento de vendas, onde ela pode ser usada para apresentar imóveis que estão na planta, mostrar diferentes modelos de decoração, revestimentos, acabamentos, é possível apresentar cada detalhe com uma ótima resolução.

A utilização dessa tecnologia nesse segmento reduz os custos ligados a montagem, espaço, e decoração de stands de vendas, e ainda contribui com o meio ambiente, pois quando um stand é desmontado gera lixo e entulho.

Utilizando a realidade virtual na locação do seu imóvel

A realidade virtual pode ser um diferencial na hora de locar seu imóvel, pois ela oferece diversos recursos, como:

Catálogo virtual

Essa tecnologia permite que imobiliárias e corretores consigam transformar seu catálogo de imóveis impresso em um catálogo digital, possibilitando a total imersão nos imóveis.

Atualmente existem empresas que disponibilizam plataformas especializadas nesse tipo de negócio, com tecnologia que auxilia desde a captação das fotos em 360º até a adequação delas, e criação do catálogo virtual.

Visitas à distância

Agora é possível visitar vários imóveis sem precisar sair da sua casa, ou sem precisar perder tempo fazendo vários deslocamentos. Essa tecnologia simula uma experiência de visita, fazendo com que o cliente se sinta presente naquele ambiente, com o uso de um óculos de realidade virtual, o corretor pode levar vários imóveis até o cliente.

Dessa forma ele consegue escolher os imóveis que mais lhe agradam e que estão de acordo com as suas necessidades, e descartar os que não despertam nenhum interesse.

Descartar visitas desnecessárias

Imagina o quanto deve ser desgastantes para as duas partes perder tempo com visitação e deslocamento em um imóvel que não está de acordo com as expectativas do cliente? Seria muito bom se isso pudesse ser evitado, não é mesmo?

Nesta etapa, o cliente já tem uma ideia concreta do que quer e do que espera, e é claro que ele precisa conferir o imóvel presencialmente para comprovar que tudo está de acordo. Então ele visita presencialmente os imóveis que mais gostou na visitação à distância. Dessa forma, aumentam as chances de fechar um negócio, poupando o seu tempo e o do corretor.

Fotos 360º adaptadas para realidade virtual

A experiência das fotos 360º tem agradado os clientes que procuram imóveis para locação. Entretanto, imóveis para alugar geralmente não possuem projetos em 3D. Por isso, é necessário utilizar fotos em 360º para poder adaptá-las em um programa e depois em um óculos de realidade virtual. Dessa maneira, é possível visitar o imóvel e garantir uma experiência real aos clientes.

Reduz custos

Além de todos os benefícios que essa tecnologia oferece, a realidade virtual também contribui com a redução de custos no processo de locação, com menos despesas de deslocamentos com gasolina, economia de tempo, possibilitando que o corretor consiga atender uma quantidade maior de clientes e tenha mais agilidade no fechamento dos negócios.

Esses benefícios são tanto para o corretor quanto para os clientes, sem se preocupar com isso, é possível otimizar o tempo disponível e utilizar ele de uma forma melhor.

A realidade virtual é uma tecnologia que veio para ficar. Por isso, é necessário investir nessa solução para locar seu imóvel de forma mais ágil e bem sucedida.

Gostou de descobrir como a realidade virtual pode facilitar a locação do seu imóvel? Então aproveite e confira o artigo “10 vantagens de alugar seu imóvel com a Carvalho Administradora“!