Carvalho Administradora

Você decidiu alugar o seu imóvel, mas se passaram semanas, ou até meses, e não conseguiu nenhum inquilino real.

Ainda percebe que os outros imóveis da região estão sendo alugados. Então, fica se perguntando “Porque não consigo alugar meu imóvel? Qual é o problema?”.

Bem… certamente há uma razão para isso. Talvez o preço do aluguel esteja alto demais para a sua região. Ou, então, as fotos do seu imóvel não valorizam cada detalhe.

Nesses casos, a solução está bem ao seu alcance. Mas, existem muitos outros motivos que podem estar atrapalhando a locação do seu imóvel.

Por isso, reunimos, neste artigo, os principais erros que possivelmente você está cometendo ao alugar seu imóvel por conta própria. E ainda separamos algumas táticas para solucionar cada um desses problemas. Confira!

Preço inadequado do imóvel

Uma das principais razões pelas quais um imóvel não é alugado rapidamente é o seu preço, que pode estar muito acima do preço de mercado.

Isso não significa que o seu imóvel não valha a pena. Apenas que sua propriedade não está de acordo com o que estão dispostos a pagar.

Então, se não aparecer nenhum inquilino em potencial dentro de 2 a 4 semanas, em média, você deve começar a pensar na redução do valor do aluguel.

Como precificar corretamente?

Para isso ajuste o preço com base no valor cobrado por outros imóveis no seu bairro e que possuam características semelhantes às do seu imóvel. Ou, então, faça melhorias no imóvel, como mudar a fachada, trocar o piso do banheiro e ampliar espaços.

Se você tiver dificuldades para precificar o valor do aluguel do seu imóvel, entre em contato com uma imobiliária. Ela fará uma avaliação criteriosa para anunciar o seu imóvel com o preço certo para locação.

Necessidade de reparos

Outro motivo que pode estar dificultando a locação do seu imóvel são as condições da propriedade que não estão sendo atraentes para o seu potencial inquilino.

Isso pode estar relacionado com a necessidade de reparos, uma vez que os inquilinos têm grandes expectativas quando vão visitar um imóvel. Eles querem encontrar um lugar limpo, bem arrumado, paredes pintadas, torneiras e chuveiros em bom estado.

Quando essas coisas não estão em ordem, não há dúvidas de que esses problemas vão prejudicar as suas chances de alugar seu imóvel.

Avalie o que precisa ser melhorado e invista

Então, seja realista e veja quais melhorias você precisa realizar para atrair potenciais inquilinos. E reserve um tempo para consertar as coisas.

Um bom lugar para começar é o exterior do imóvel. Pois se ele não for convidativo, provavelmente os inquilinos não vão querer entrar para dar uma olhada no interior.

Por exemplo, corte a grama se ela estiver alta demais, regue as flores para que não murchem, pinte a fachada, deixe limpo o quintal e troque as lâmpadas queimadas.

Não se esqueça de que, além de cuidar dos problemas aparentes, você precisa estar atento aos vícios ocultos, como problemas na fiação, infiltrações ocultas, dentre outros.

Nada melhor do que fazer uma vistoria completa no imóvel com um profissional para garantir que todos os reparos sejam feitos.

Falta de informações sobre o imóvel

Ou, então, o seu erro seja a falta de informações sobre o imóvel. Isso porque os proprietários que tentam alugar imóvel por conta própria se esquecem de incluir informações vitais.

Tais como número de quartos, banheiros, suítes, metragem, taxas e impostos incluídos, formas de pagamento e condições, depósitos obrigatórios e o valor do aluguel.

Também não informam os tipos de serviços e comércios disponíveis no bairro, que podem ser importantes para o novo inquilino e sua família, como escolas, parques, drogarias e escolas.

Ainda se esquecem de informar se permitem ou não a presença de animais de estimação e a duração do tempo de contrato.

Faça um checklist com as informações que não podem faltar

Além de todas as informações citadas, não podemos nos esquecer das regras, como politica de horário de silêncio e número de vagas disponíveis na garagem. Lembrando que isso vale mais para condomínios e apartamentos.

Parece muita coisa, não é? Mas se você fizer um checklist de como anunciar o seu imóvel em Copacabana certamente não vai cometer esse erro.

Fotos com má qualidade

As fotos também são fundamentais para que você tenha sucesso nessa tarefa de alugar seu imóvel. Afinal, as pessoas gostam de ver os ambientes e imaginar suas coisas dentro dele. Inclusive, o recurso de fotos 360 graus – tour virtual – tem feito muito sucesso na locação dos imóveis.

Mas, fique tranquilo! Você não precisa ter uma câmera profissional ou ser um fotógrafo para tirar boas fotos. Com um simples smartphone é possível ter fotos de boa qualidade.

Dicas para tirar fotos incríveis

É só seguir algumas dicas básicas na hora de fotografar, como não embaçar ou desfocar a imagem, usar ao máximo a luz natural e os recursos da câmera para melhorar sua qualidade.

Mas cuidado para não fazer edições exageradas que distorçam a real condição do seu imóvel.

Lembre-se: o objetivo da fotografia é chamar a atenção do potencial inquilino para que não se esqueçam do seu imóvel.

Por exemplo, ao entrar na sala o que mais chama a atenção? É o lustre? É uma lareira? São os acabamentos do teto? Foque nisso.

Se tiver dificuldades para fazer isso, considere a ajuda de um profissional.

Má divulgação do imóvel

Por fim, mais um erro que possivelmente você está cometendo ao tentar alugar seu imóvel refere-se à forma de divulgação.

Então, pense: será que você está divulgando seu imóvel nos canais certos? Será que você está atraindo o tipo de cliente errado com os seus anúncios?

Será que o título do anúncio descreve de forma concisa o imóvel? Será que o seu anúncio contém fotos e informações suficientes do seu imóvel.

Tudo isso interfere na forma como você divulga o seu imóvel. Se não for atraente, certamente as pessoas não vão agendar visitas ao imóvel.

Conte com a ajuda de uma imobiliária

Quer descobrir a melhor forma de anunciar o seu imóvel de um jeito simples e descomplicado?

Na Carvalho Administradora garantimos que o seu imóvel terá uma boa visibilidade com as estratégias certas de divulgação para que a alocação ocorra mais rápido.

Você não paga nada para anunciar com a gente. Então, está esperando? Anuncie o seu imóvel com a Carvalho Administradora!

Aproveite para conferir outras dicas para facilitar a alocação do seu imóvel neste artigo: Imóvel vazio há mais de 3 meses: o que fazer?.

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!