Carvalho Administradora

A venda de imóvel envolve diversas etapas e pode ser bastante complicada em alguns casos. Antes de chegar as etapas finais, é preciso passar por muitas fases. Desde anunciar o imóvel e lidar com as pessoas interessadas, até receber diversas visitas e finalmente chegar negócio.

Quando chegamos a uma das etapas finais da venda de imóvel, é necessário ter toda a documentação em dia e apresentá-la. 

Por isso, se você não quer ter problemas para fechar negócio, fique atento aos documentos indispensáveis para concluir a venda de imóvel no Rio de Janeiro.

Para te ajudar a não enfrentar ainda mais burocracias e evitar dores de cabeça, a Carvalho Administradora preparou este artigo. 

Para saber quais documentos você deve ter para realizar a venda de imóvel dentro da lei, continue a leitura.

 Importância da documentação

Antes mesmo de colocar um imóvel à venda, é preciso se atentar aos diversos passos para chegar ao seu objetivo final, a venda. 

Isso porque a venda de imóvel dentro das determinações da legislação, exige diversos passos. 

Caso você não esteja habituado as transações do mercado imobiliário, é importante fazer pesquisas para entender o que fazer e o que não fazer e saber tudo o que será preciso para fechar negócio. 

O ideal para quem não entende muito do assunto, é contar com serviços profissionais, como o de uma administradora de imóveis.

Quando você decide vender uma propriedade, não somente os documentos do local devem estar em dia, mas os seus também. 

No caso de pessoas casadas, os documentos do parceiro também devem estar em ordem, pois serão exigidos ao longo das etapas. 

São diversos os documentos pessoais, de ambas as partes envolvidas no processo de compra e venda de imóvel, é, mesmo após obter todos os documentos necessários, ainda existem outras fases até o imóvel estar finalmente em nome do dono proprietário. 

Sem todos os documentos exigidos, a venda pode não ser concretizadas ou se arrastar por muito mais tempo que o necessário, até que todos os papéis sejam providenciados. 

Documentos necessários para vender um imóvel no Rio de Janeiro

Agora que você já sabe a importância tanto de documentos pessoais quanto os registros da propriedade para a venda de imóvel, vamos a lista:

Documentos pessoais

  • RG ou Carteira de habilitação;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
  • Documentos que comprovem que não há ações contra o vendedor, no caso, você. São eles: Certidão de Feitos da Justiça Federal, Certidão de Feitos da Justiça do Trabalho e Certidão de Distribuidor Civil; 

Lembrando que, para pessoas casadas, os documentos citados acima devem ser de ambos. Se atente as datas de validade de documentos com, RG e Carteira de Habilitação.

Documentos do imóvel

  • Cópia autenticada da escritura definitiva do imóvel: precisa estar em nome dos vendedores. Este documento deve estar registrado no Cartório de Imóveis;
  • Certidão negativa de ônus reais: serve para demonstrar como está a situação do imóvel nos últimos anos, através de fatos mais importantes. Diz se o imóvel está sob penhora ou hipoteca, por exemplo; 
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações: serve como informação dobre negociações ilegais feitas anteriormente. O documento pode ser obtido no Cartório de Registro de Imóveis;
  • Planta baixa do imóvel: deve ser aprovada pelos órgãos competentes ou estar assinada por engenheiro arquiteto. Este documento detalha a metragem de cada cômodo da casa, importante para quem vai fazer a venda de imóvel sob financiamento;
  • Cópia autenticada do IPTU: são válidas as cópias do recibo de pagamento ou de parcelas pagas correspondentes ao período;
  • Certidão negativa de impostos e de débitos condominiais: para imóveis que estejam localizados dentro de residenciais. Comprova que não existem débitos com o condomínio; 
  • Averbação da construção: esse documento é entregue pelo Cartório de Registro de Imóveis e, é a forma de demonstrar judicialmente todas as atualizações que o imóvel passou;

 

São muito os documentos necessários para a venda de imóvel, como podemos notar. 

Quando as partes envolvidas na transação têm em mãos todos os papéis, ainda é necessário fazer o mais importante, o contrato de compra e venda. 

Também conhecido como Promessa de Compra e Venda, neste documento devem estar os detalhes que envolveram as negociações, bem como valores, datas e prazos, além das formas de pagamento acertadas. 

Por fim, é preciso fazer a escritura do imóvel. 

Para isso, é necessário ir até um Cartório de Notas com o contrato descrito acima em mãos, após verificar a autenticidade dos documentos, o cartório emitirá a escritura. Para que a venda de imóvel seja finalmente finalizada, a escritura deve ser encaminhada para um outro cartório, o de registro de imóveis. 

Esta instituição tem até 30 dias para emitir o Registro do imóvel no nome do novo proprietário que, a partir desta data se torna responsável legal pela propriedade.

Para imóveis comprados sob financiamento, a etapa de registro do imóvel é feita apenas quando a dívida for saudada. 

São muitos os documentos e as fases que envolvem a venda de imóvel. Por isso, a melhor opção para quem não entende do assunto ou não dispõe de tempo para resolver todas as burocracias envolvidas, é a contratação de uma administradora.

Por conta de tantas documentos, contratos e visitas a diferentes tipos de cartórios, contar com auxílio de especialistas pode te poupar muita dor de cabeça e tempo. 

As administradoras como a Carvalho, possuem especialistas na área jurídica, que vão atestar que tudo está em ordem e te ajudar em todas as etapas.

Com isso, a venda de imóvel fica mais segura e menos burocrática para todos os envolvidos. 

Para vender seu imóvel de forma rápida e eficiente, conheça a Carvalho

Conheça a Carvalho Administradora

O seu imóvel à venda está localizado no Rio de Janeiro, em Copacabana, Botafogo e região? 

A Carvalho Administradora pode te ajudar a fechar seu negócio.

Para finalizar a venda de imóvel sem perder tempo ou dinheiro, conte com nossos especialistas no assunto. 

Se você tem um imóvel para vender, entre em contato conosco, tire suas dúvida e venda rápido. 

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!