Carvalho Administradora

Os condomínios residenciais ou comerciais, de prédios ou de casas, são locais com grande circulação de pessoas e, por isso, seus administradores e síndicos devem se preocupar com a segurança de quem mora ou trabalha no local.

Quando falamos sobre segurança condominial, a primeira coisa que vem à cabeça é a prevenção contra assaltos, furtos e sequestros, crimes que infelizmente, são frequentes nas grandes cidades. 

No entanto, segurança e prevenção não se trata apenas disso quando o assunto são condomínios. 

Mas, e a segurança em relação ao sistema de incêndio do seu condomínio, está em dia? 

O local conta com tudo que é necessário para evitar acidentes e caso eles aconteçam, evitar consequências mais graves? Saiba agora, lendo este artigo.

Importância do sistema de incêndio

Os riscos de incêndios em condomínios são grandes, pessoas circulando o dia todo, crianças brincando, fumantes, carros, motos etc. 

Além dos fatores de risco, a falta de um sistema de incêndio eficiente pode ser fatal em casos de acidentes. Um dos incêndios mais frequentes nestes locais, são os incêndios estruturais que, na maioria das vezes podem ser evitados com um sistema de incêndio adequado. 

Além dos prejuízos e danos aos imóveis e a estrutura do condomínio, um incêndio de grandes proporções pode causar uma tragédia. 

Por isso, tomar todos os cuidados é fundamental, assim como, contar com a colaboração de todos os moradores e frequentadores do lugar. 

Quando algo pega fogo dentro de um dos imóveis de um residencial, é normal que os moradores sintam o cheiro ou vejam a fumaça e procurem saber o que está acontecendo e chamem por socorro. 

Mas, este trabalho deve ser do sistema de incêndio, o dever de avisar sobre o perigo. 

Afinal, se os moradores demoram a perceber um foco de incêndio, os danos podem ser severos. Se ninguém notar, as consequências podem ser ainda piores, por isso, contar com ajuda destes sistemas faz total diferença para a segurança de todos. 

Componentes de um sistema de incêndio de condomínio

Alguns itens são básicos em um sistema de incêndio para manter a segurança. Veja alguns deles:

  • Central de alarme de incêndio: como o nome já diz, é a parte central, o coração do sistema. Para que funcione de maneira correta, é preciso que seja instalado e configurado por uma empresa especializada. 

Os demais dispositivos ficam conectados à central que faz o trabalho de monitorar todo o sistema, recebendo informações dos mesmos. 

Em caso de qualquer sinal de incêndio, a central é “avisada” e se torna responsável por enviar os comandos que ativarão as sirenes de alarme de incêndio.

  • Detector de fumaça: quando percebe sinais de fumaça que possam ser de princípios de incêndio, reporta ao sistema descrito acima. 

É preciso investir em detectores de fumaça de qualidade e confiança, deste modo, evita-se alarmes falsos e sustos desnecessários. 

Além disso, bons detectores vêm como algumas proteções, contra poeira é uma delas. 

  • Detector de temperatura: este dispositivo do sistema de incêndio, deve ser programado para disparar caso a temperatura do ambiente alcance um nível programado durante sua configuração. 

Ao detectar a temperatura programada, os detectores alertam a central da ocorrência.

  • Acionador manual: devem estar posicionados em locais estratégicos do condomínio, visíveis e de fácil acesso, para que, caso alguém note algum sinal de incêndio, consiga acioná-lo de forma manual e enviar o sinal a central. 
  • Sinalizador audiovisual: este equipamento dispara em casos de avisos recebidos pela central através de outros dispositivos programados. 

Envia um sinal visual e sonoro, indicando a todas as pessoas a situação de perigo.

Demais dispositivos de segurança

  • Portas corta fogo: além poder fazer parte do sistema de incêndio do condomínio, estas portas são populares em comércios e indústrias. 

Serve para conter as chamas e evitar que se espalhem rapidamente em caso de incêndios. 

Porém, não devem jamais estar trancadas ou obstruídas, pois, isto compromete a sua função. 

  • Sinalização: em casos de incêndios e evacuação de imóveis, é preciso que as pessoas saibam por onde sair e quais locais são mais adequados para fuga. 

Desta forma, é imprescindível que a sinalização este em dia. Placas e adesivos luminosos, fazem parte da sinalização.

  • Luzes de emergência: quando ocorrem incêndios, uma das primeiras coisas a falhar é a energia. 

Sendo assim, as luzes de emergência auxiliam as pessoas a encontrarem o caminho para evacuar o local sem se machucar ou se perder. 

Erros na hora de instalar adesivos, placas e sinais de luz ou na hora de configurar equipamentos, podem causar prejuízos na hora da necessidade. 

Por isso, não economize nessa hora e contrate profissionais gabaritados para efetuarem os serviços.

Não se esqueça de fazer a manutenção destes equipamentos, de acordo com o período recomendado pelo fabricante. 

De nada adianta, ter um sistema de incêndio excelente e sem manutenção adequada. 

Cuide também da parte elétrica do condomínio, muitos incêndios vêm deste local. 

E, não se esqueça de conscientizar moradores dos perigos de se realizar certas atividades dentro de seus imóveis ou mesmo nas áreas comuns do condomínio. 

Para ter certeza de que todo o sistema de incêndio e a manutenção destes equipamentos estará em dia, é bom contar com ajuda. 

Uma administradora de condomínios pode auxiliar com esta e outras tarefas dentro do condomínio

Conheça a Carvalho

Nossos profissionais são experientes e capacitados para lidar com a rotina de um condomínio. 

Deste a organização de assembleias, agenda de reserva de áreas comuns, até a parte financeira e jurídica de um condomínio. 

Por isso, se você síndico, precisa de auxílio de profissionais especializados, conte conosco.

A Carvalho também trabalha para quem deseja investir em imóveis no Rio de Janeiro e região, oferecendo serviços personalizados. 

Estamos atentos aos melhores lançamentos de empreendimentos residenciais para oferecer as melhores opções para nossos clientes.

Além disso, com nossos serviços de administração de condomínios, facilitamos a vida de moradores e síndicos, enquanto cuidamos da segurança contra incêndios. 

Para conhecer mais sobre nossos serviços, esclarecer dúvidas, comprar ou vender imóveis, entre em contato com a nossa equipe. Visite nosso site https://carvalhoadm.com.br/ 

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!