Carvalho Administradora

Escolher o imóvel perfeito, embora pareça emocionante, pode ser um grande desafio, não é?

Afinal, existem muitas coisas que você deve considerar na hora de avaliar um imóvel. Isso inclui preferências sobre o tipo de imóvel – casa ou apartamento – e o preço do aluguel.

Além disso, é preciso considerar despesas envolvidas na locação do imóvel, localização, estacionamento e segurança, dentre outros aspectos.

Ao mesmo tempo, as pessoas também procuram por uma casa ou apartamento que ofereça conforto e comodidade para proporcionar uma boa experiência no novo lar.

Mas como equilibrar tudo isso? O que priorizar em uma locação de imóvel? Bem, restringir suas opções certamente dará um pouco de trabalho.

Mas, calma! Vamos ajudá-lo a escolher a opção certa para você e sua família.

Confira!

Quais itens avaliar na hora de alugar um imóvel?

Antes de tudo, vamos entender quais são os itens que você deve avaliar na hora de alugar um imóvel. Veja só:

Localização do imóvel

Antes de começar a sua procura por um imóvel, você deve determinar onde deseja morar. Pois isso afetará o seu deslocamento e o de sua família também.

Por exemplo, você precisa avaliar a distância entre a sua nova moradia e o seu local de trabalho. Caso tenha filhos, ainda precisa escolher uma casa que esteja perto do colégio.

Além disso, você também deve analisar a proximidade com serviços essenciais, como supermercados, padarias, drogarias e hospitais.

Segurança do imóvel e do bairro

Ninguém quer viver se sentindo inseguro o tempo todo, não é?! Por isso, mais um dos fatores que você deve avaliar na hora de escolher o seu imóvel é a segurança.

Geralmente, os imóveis em condomínios ou apartamentos tendem a ser mais seguros, devido ao difícil acesso às residências por conta da presença de porteiros e sistemas de segurança.

Por falar em segurança, você também deve considerar a segurança do bairro. Portanto, verifique a taxa de crimes e vandalismos na região. E, se há uma polícia local no bairro.

Acesso e vizinhança

Se você não tem veículo próprio e/ou precisa utilizar o transporte público, como o metrô, você também precisa analisar o acesso do bairro até uma estação de transporte público.

Pois, para não perder muito tempo de deslocamento, é importante escolher um imóvel mais próximo.

Outro aspecto importante é a vizinhança. Isso porque bairros com muitos bares e restaurantes tendem a ser mais movimentados e barulhentos. Enquanto que bairros mais afastados dos grandes centros, geralmente, são mais calmos.

Despesas gerais

Sem dúvidas, as despesas não podem ser ignoradas, tais como valor do aluguel, taxa de condomínio, garantias locatícias e impostos.

Além disso, você também deve considerar os custos adicionais, como aluguel de garagem, custos com transportes e sistema de segurança.

Como essas despesas vão variar de acordo com o imóvel e região, é importante que você já tenha em mente o quanto você pode pagar.

E aí, você já definiu um orçamento?

Tamanho do imóvel

Se você vai morar sozinho, provavelmente um apartamento pequeno será o suficiente para atender às suas necessidades de espaço.

No entanto, se você é tem uma família grande ou pretende aumentá-la em breve, o ideal é um imóvel maior, não é?

Portanto, na hora de avaliar um imóvel para alugar considere também o tamanho do imóvel.

Isso inclui metragem, quantidade de cômodos, espaço para os animais de estimação, por exemplo.

Estrutura da propriedade

As condições estruturais do imóvel também devem ser observadas. Isso porque o estado de conservação vai interferir na sua experiência de moradia.

Por exemplo, a existência de bolor ou manchas na parede pode significar a presença de infiltrações.

Essas infiltrações podem fazer mal à saúde e ainda afetar a estrutura do imóvel.

Observar isso, além de garantir menos aborrecimentos no futuro, ainda evita que você seja responsabilizado por essa avaria.

Mas, afinal, o que priorizar na hora de escolher o imóvel certo para alugar?

Provavelmente você terá uma grande variedade de imóveis para escolher, não é? Mas você ainda precisa definir o que priorizar em uma locação de imóvel, certo?

Então, veja, a seguir, algumas dicas para ajudar nessa escolha:

Entenda suas necessidades e de sua família

O primeiro passo para fazer a escolha certa é definindo as necessidades suas e de sua família antes de começar a sua busca.

Portanto, pense no que vocês precisam. Aqui estão alguns itens:

  • números de quartos e tamanho dos cômodos;
  • garagem/ estacionamento/ transporte público;
  • localização – perto do trabalho ou de escolas;
  • serviços essenciais;
  • estilo de vida.

E por aí vai.

Analise o orçamento disponível

O próximo passo é definir um orçamento disponível para a locação de imóvel. Lembrando que você deve considerar todas as despesas, incluindo os custos adicionais.

Então, pense no quanto da sua renda poderia ser gasta com os custos com moradia, sem comprometer seu estilo de vida.

Caso você encontre o imóvel ideal para morar, mas se ele estiver acima do seu orçamento, então tente negociar com o proprietário um desconto, garantindo que pagará em dia.

Pense nos projetos futuros

Outro detalhe importante que ajudará a definir quais são os principais fatores que você deve priorizar em uma locação de imóvel são os seus planos de vida.

Por exemplo, se você pretende se casar em breve, provavelmente vai querer construir uma família num futuro próximo. Então, deve considerar um imóvel que traga conforto para todos.

Já se você pretende mudar de emprego ou começar uma graduação, então deve priorizar um local onde há boas oportunidades de emprego e faculdades de renome no mercado.

Coloque tudo na balança

Feito isso, é hora de analisar quais são os pontos mais importantes na hora de priorizar uma locação de imóvel.

Então, pegue cada item acima e escolha os mais importantes, considerando as necessidades levantadas anteriormente.

Em seguida, pontue cada item de acordo com sua relevância. Por exemplo, caso você considere a localização extremamente importante, classifique-a como nota 5, numa escala que vai de 1 a 5.

Caso contrário, dê uma nota mais baixa. Mas não se esqueça de considerar seus projetos futuros e seu orçamento.

Dessa forma, você terá mais certeza de que fez a melhor escolha.

Preparado para começar a busca?!

Pronto para começar a sua busca, mas não sabe onde procurar?

Então, conheça a Administradora Carvalho.

Temos diversas opções de imóveis no Rio de Janeiro e uma equipe de especialistas pronta para te ajudar a encontrar o imóvel certo para você e sua família!

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!