Alugar um imóvel pode parecer uma tarefa simples, basta encontrar um interessado, assinar o contrato e, pronto, questão resolvida. Mas proprietários e inquilinos sabem que, em uma transação séria e segura, o processo de locação de imóveis é muito mais longo e cheio de detalhes. É preciso, por exemplo, respeitar as regras previstas na Lei do Inquilinato para evitar problemas e processos judiciais contra o dono do imóvel.

Conheça os pontos fundamentais, que começam bem antes da assinatura do contrato de locação.

1. Preparação do imóvel para locação

Quando o imóvel fica vazio por muito tempo, precisa de manutenção regular para evitar uma má apresentação da casa ou do apartamento.

Muitas vezes, uma reforma pode dar outra cara ao espaço e estimular a locação do imóvel. Pequenos reparos podem ser necessários, como na pintura das paredes e do teto, torneiras, ligações elétricas etc.

É importante que tudo esteja funcionando bem para receber os novos inquilinos. Também é importante garantir a limpeza de todos os ambientes para não acumular sujeira e espantar possíveis interessados.

Por mais que não seja uma questão de estrutura, o ambiente precisa ser atrativo e a sujeira causa o efeito contrário.

2. Contrato com a administradora de imóveis

Contratar uma imobiliária é fundamental no processo de locação de imóveis. Além de contar com todo o suporte de profissionais experientes nas áreas comercial, administração e jurídica, você aluga o espaço com muito mais segurança.

Um dos grandes benefícios de contar com uma administradora é que o apoio não dura somente até a locação se concretizar, mas durante todo o período do contrato.

Sem essa estrutura, os donos ficam sujeitos a golpes e fraudes, além de possíveis prejuízos causados pela falta de conhecimento no mercado imobiliário.

Deixar uma cópia da chave com a imobiliária e ter a presença do corretor nas visitas é fundamental para garantir a segurança neste processo longo de locação, por exemplo.

3. Definição de preço

Alguns critérios são levados em conta para definição do valor da locação de imóveis.

O valor é calculado considerando uma porcentagem do valor de venda do imóvel, sua localização, a média de preços praticada pelo mercado, o valor do IPTU e do condomínio, entre outros fatores.

É importante saber como definir o preço porque, caso contrário, o imóvel pode encalhar e ficar vazio. Cobrar preços abusivos também pode gerar uma imagem ruim para o proprietário.

4. Produção de fotos para anúncios

As fotos são o grande chamariz dos anúncios de locação de imóveis, principalmente com as possibilidades de divulgação na internet.

A concorrência é grande e quem se destaca, consegue atrair mais interessados, com maior chance de alugar mais rápido.

As imagens precisam ter alta resolução, ter bom enquadramento, apresentar bem os ambientes, dentre outras características. Imagens ruins não despertam o interesse e podem ser a causa do seu imóvel ficar vazio.

5. Divulgação de anúncios

De nada adianta ter excelentes fotos sem saber divulgar corretamente o imóvel.

A divulgação ideal leva em consideração os melhores canais para realizar os anúncios, de acordo com o público que se deseja atingir. Sem essa estratégia, o proprietário de imóvel recebe bem menos contatos do que gostaria ou, ainda, só é contatado por pessoas que não têm o perfil adequado para a oferta. Clique aqui para saber as melhores práticas de como divulgar seu imóvel.

6. Avaliação de perfil dos interessados

Ao receber as propostas de locação, é fundamental saber avaliar o perfil dos potenciais inquilinos. As características do imóvel precisam se adequar às necessidades e especificidades dos interessados.

Outro ponto importante é em relação às informações de crédito dessas pessoas, que vão influenciar diretamente as garantias locatícias.

7. Visita ao imóvel

Esse é o momento no qual o corretor encanta o potencial inquilino para que ele feche negócio.

Sem auxílio profissional de uma administradora, essa etapa pode atrair estelionatários interessados em aplicar golpes.  Uma imobiliária de credibilidade sabe como garantir a segurança nessa etapa para evitar preocupações e riscos para os proprietários.

8. Análise de documentação

Essa é outra etapa de extrema importância na locação de imóveis. É preciso ter conhecimento para avaliar toda a documentação, o que deve ser solicitado e incluído no contrato. Mais uma vez, é essencial ter o apoio de quem tem a experiência em analisar documentos e identificar eventuais problemas nessa fase do processo.

9. Confirmação da garantia locatícia

A garantia locatícia serve para que o dono do imóvel não deixe de receber o pagamento no caso de inadimplência por parte dos inquilinos. Além de evitar o prejuízo financeiro, o proprietário não precisa se preocupar em realizar cobranças ou nem se estressar com as consequências causadas pela falta do aluguel.

10. Vistoria de entrada na locação de imóveis

A vistoria é uma forma de comprovar as condições estruturais do imóvel no momento da entrada dos novos inquilinos. Ela é essencial para proteger locadores e locatários: se houver danos, o inquilino deve arcar com os custos de restauração.

Da mesma forma, o locatário comprova que preservou o local quando chegar o momento de deixar o imóvel.

11. Celebração do contrato de locação

A concretização da assinatura do contrato é o momento mais esperado pelos envolvidos na transação. E justamente por conta da ansiedade gerada na oficialização do acordo é que é preciso ter muita atenção nas cláusulas contratuais.

Os detalhes do contrato devem ser verificados por especialistas para evitar futuros problemas.

12. Entrega das chaves

Como podemos ver, a locação de imóveis envolve muitos detalhes. Essa burocracia pode virar um grande problema para quem não tem o conhecimento profissional para lidar com ele. Os riscos envolvidos no processo podem transformar excelentes oportunidades de negócios em um pesadelo.

A imobiliária evita que os proprietários sejam vítimas de golpes e fraudes, além  de outros riscos e preocupações, incluindo todo o trabalho burocrático.

Agora que você já sabe em quais situações pode contar com ajuda profissional no processo de locação de imóveis, veja como escolher a melhor imobiliária para administrar o seu imóvel.