Alugar um imóvel em grandes cidades pode ser um desafio, especialmente em áreas nobres. Para ter sucesso nessa jornada, o ideal é contar com o apoio de uma boa imobiliária para eliminar os riscos do negócio. Se você tem uma casa ou apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro é prudente escolher uma imobiliária para aproveitar todas as vantagens de uma administração profissional.

Antes de escolher uma imobiliária é preciso ter atenção a alguns fatores, como sua idoneidade, tempo de experiência no mercado e reputação. Esses aspectos podem demonstrar se a imobiliária em Copacabana terá capacidade de trabalhar seu imóvel com qualidade. Confira algumas dicas de como fazer a melhor escolha.

Investigue a reputação da imobiliária

Hoje em dia é bem mais fácil pesquisar sobre a qualidade de uma empresa e o que os consumidores pensam sobre ela. O primeiro possibilidade é usar a internet: visite o site da imobiliária, suas redes sociais, leia os comentários. Em sites como o Reclame Aqui  também é possível entender como a empresa se relaciona com seus clientes.

Site oficial

Ao visitar o site da imobiliária em Copacabana, observe a qualidade das informações, se elas são completas e se existe um histórico sobre a imobiliária. Também verifique se os dados de contato, como telefone, e-mail etc. estão visíveis. Facilitar a comunicação é sinônimo de credibilidade.

Consulte a seção de anúncios para ter uma ideia do trabalho que a administradora faz para promover as ofertas, como ela anuncia os imóveis. Analise a qualidade das fotos e a descrição do imóvel anunciado. Você se sente persuadido pelo anúncio? É importante avaliar esses pontos considerando que poderia ser o seu imóvel ali naquele espaço.

Redes Sociais

O Facebook é a rede mais utilizada atualmente, mas é prudente verificar qualquer canal digital que a imobiliária em Copacabana em questão utilize. Leia as avaliações dos usuários e analise como a equipe responde aos comentários e dúvidas que o público envia. Esse tratamento também faz parte da reputação da imobiliária.

Reclame Aqui

Esse site é muito útil para apontar as falhas e também as qualidades de uma empresa. Não leve em consideração apenas o número de reclamações, mas também verifique se a imobiliária costuma responder às solicitações, quanto tempo leva para fazer isso e o nível de satisfação de quem reclama.

Também é possível consultar órgãos públicos, a exemplo do Tribunal de Justiça ou o PROCON. Outra dica para atestar o profissionalismo da imobiliária é saber se ela possui registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Avalie os tipos de imóveis que a imobiliária anuncia

Vamos supor que seu imóvel seja um apartamento ou uma casa, residencial ou comercial. Se a imobiliária não tiver experiência sólida em negociar imóveis similares ao seu, pode demorar mais para conseguir alugar ou vender. Por isso, é importante encontrar uma administradora que entenda suas necessidades desde a divulgação do imóvel.

Verifique se a imobiliária realmente atua na região do imóvel

Esse passo é importante para entender se a imobiliária em Copacabana realmente atua na região ou se apenas está localizada no bairro. Quando a imobiliária tem uma região definida em seu portfólio de atendimento, significa que ela conhece bem as características da região, como comércios, serviços, infraestrutura etc.

Assim, você tema  tranquilidade de que a administradora compreende o perfil dos moradores do bairro, suas necessidades etc. Dessa forma fica mais fácil desenvolver os anúncios e saber conectar os interesses de possíveis inquilinos com tudo o que o bairro e o seu imóvel oferecem. Essa “especialidade” garante maior qualidade na divulgação do imóvel e gera mais chances de atrair quem realmente interessa.

Analise os canais de divulgação da imobiliária

A internet não ajuda apenas a conhecermos melhor as imobiliárias, mas também a avaliar como elas divulgam os imóveis. Se você está avaliando uma imobiliária em Copacabana, pesquise os canais de divulgação que ela utiliza.

Você também pode checar quais canais a imobiliária usa para divulgar os anúncios de imóveis, como o próprio site, portais imobiliários, blogs etc. Isso pode te ajudar a compreender se o perfil ideal de inquilino ou comprador está sendo atingido pela estratégia da imobiliária.

Confira se a imobiliária investe em marketing digital

Como já dissemos, a internet é uma ferramenta muito importante para as imobiliárias hoje. Seja para contar sua história de experiência ou divulgar os imóveis, a presença digital é essencial. Esses esforços vão te ajudar a alugar seu imóvel de forma mais objetiva, já que favorecem a procura por inquilinos dentro do perfil ideal.

Administradoras preocupadas com a qualidade dos negócios e do atendimento pensam em manter o cliente bem informado. Analise como a sua imobiliária se comporta nas redes sociais, se alimenta suas páginas com informações relevantes e postagens interessantes para os clientes. Procure pelo blog da empresa e analise se há conteúdo informativo.

Precisa de uma imobiliária em Copacabana? Aposte em profissionalismo

Se você tem um imóvel para alugar na região de Copacabana, sabe que precisa da valorização que o seu imóvel merece. Ter o apoio de uma imobiliária garante que você fique tranquilo com a burocracia que envolve o processo de locação.

Portanto, não deixe de contar com ajuda profissional de uma administradora para evitar riscos e prejuízos. Essa é também a maneira mais segura de garantir o retorno sobre o alto investimento que você fez para formar seu patrimônio.

Assim como saber escolher a imobiliária ideal para administrar o seu imóvel, é importante ter atenção na elaboração do contrato. Confira agora 7 pontos essenciais no contrato de locação.