Carvalho Administradora

O trabalho de um síndico não é nada fácil, precisa encarregar-se do funcionamento do condomínio, resolver as dúvidas dos moradores, executar todas as obrigações legais, e ainda solucionar possíveis incidentes com moradores.

E se você está iniciando a vida de síndico e está precisando de algumas dicas para gerenciar o seu condomínio, leia com atenção estas dicas que serão passadas agora para que você consiga fazer uma boa gestão.

 

Estabeleça horários

Na vida de um síndico, lidar com problemas a qualquer hora do dia é completamente normal. Mas existem algumas obrigações que se forem programadas, é possível resolve-las com mais praticidade.

Por isso é fundamental que você tenha horários para realizar as tarefas do condomínio. O melhor a se fazer é criar um cronograma de atividades de divulgação para os moradores, deixando bem evidente o porquê de ter um horário exclusivo para resolver questões relacionadas ao condomínio.

Use também uma maneira direta dos condôminos entrarem em contato com você, para assim tudo se resolver de maneira mais simples, sem perder muito tempo.

 

Tenha um relacionamento saudável com os moradores

Todas as pessoas que estão em volta do síndico são importantes, moradores, funcionários ou prestadores de serviços. Manter um bom relacionamento é fundamental para que cada decisão tomada seja levada com respeito.

Mas para se obter uma boa gestão, não depende apenas do síndico, mas também das outras pessoas que o rodeiam. Sabendo disso, possuir um bom relacionamento com todos é essencial para evitar possíveis discussões.

Trate todos de maneira igual, para ter uma gestão tranquila e com poucos problemas. Não dê privilégios para uns e para outros não, assim todos compreenderão que o trabalho do síndico mira o bem de todos.

 

Organize-se

Pagar todas as contas do condomínio e ainda realizar outras tarefas de síndico não é um trabalho fácil, e necessita de toda sua atenção, organização, ética e profissionalismo.

Caso você esqueça de pagar alguma conta de luz por exemplo, pode acabar resultando no corte na energia nas áreas comuns do condomínio, resultando em problemas no planejamento financeiro, além da segurança dos moradores que passam pelo local.

E esquecer de pagar alguma conta ou algo similar, pode acabar causando problemas com moradores, e até mesmo originar-se a abertura de processos judiciais.

Um síndico com falta de organização, é um erro e tanto. Com alguns deveres a se fazer, o importante é seguir o planejamento, para que nada de errado aconteça.

 

Além de administrar, existem outras tarefas que entram nas obrigações de um síndico, e elas são: 

  • Enviar boletos para moradores;
  • Notificar os condôminos sobre reuniões, e outras atividades que serão realizadas;
  • Representar o condomínio em ações financeiras, jurídicas, trabalhistas etc;
  • Estar em reuniões de prestações de conta, apresentação de orçamentos e ideias de reformas e melhorias;
  • Treinar os funcionários;
  • Conferir e acertar contratos para serviços terceirizados.

Então, manter tudo sempre organizado, criar planejamentos e uma rotina de tarefas, para que surpresas sejam evitadas.

Procure uma boa administradora de condomínio

Como já foi comentado aqui, administrar um condomínio não é uma tarefa fácil. Mas existe uma maneira de possuir uma ajuda a manter um bom relacionamento com os condôminos e acertar em todas as burocracias, contratar uma administradora.

Uma administradora irá te auxiliar com todo o suporte que você precisa com a contabilidade, gestão de recursos humanos, cobrança, e te oferecer um grande apoio.

 

Algumas funções que uma administradora pode te dar é:

  • Organizar e agendar todos os eventos e outros compromissos fundamentais do condomínio;
  • Assistência na emissão de boletos, contratos e todos os documentos precisos;
  • Proteção e segurança com os dados e informações dos moradores.

Se for preciso, pergunte para outros síndicos recomendações de administradoras para te auxiliar a ter uma boa gestão.

Uma boa equipe para te ajudar

O síndico é o grande responsável pela maioria das tarefas e por fazer o condomínio funcionar, mas possuir uma equipe para te ajudar é importante. Assim você encarrega tarefas e ajuda a melhorar o serviço.

Em uma reunião, defina os seus conselheiros e uma comissão que terá autorização para tomar decisões. É recomendado que você crie ao menos um conselho de segurança, financeiro, patrimônio e o de manutenção.

Fazer todo o serviço de uma vez, não é o ideal, pois acaba criando um excesso de tarefas, trazendo problemas e desorganização na hora de se fazer um ótimo trabalho.

O síndico é o encarregado por quase tudo dentro de um condomínio. Ele é o principal administrado e tem como função manter a ordem no ambiente. Todas as decisões de um síndico devem ser tomadas com cuidado, convicção e clareza.

 

Limpeza

Manter a limpeza do condomínio em dia é uma das funções mais importantes de um síndico. Afinal, um ambiente sujo atrapalha o bem estar dos condôminos, funcionários e os visitantes.

Existem alguns questionamentos sobre como fazer a limpeza correta do condomínio, veja agora algumas delas:

 

  • Limpeza geral: é uma limpeza que é feita nas áreas em que há maior circulação de moradores. Ela deve ser feita todos os dias ou uma vez por semana, dependendo do fluxo de pessoas no local. Corredores, elevadores, garagens, hall de entrada e portaria são alguns exemplos;

 

  • Limpeza de conservação: é a limpeza que mantém o cheiro agradável e uma boa aparência no ambiente. Como exemplo têm: retirar o pó de locais altos, remover o lixo e cuidar do jardim;

 

  • Limpeza de manutenção: é a limpeza que faz parte do calendário de manutenção preventivas, como a limpeza da caixa d’agua, limpeza e filtragem das piscinas, limpeza e pintura da área externa e dedetizações. 

Conheça a Carvalho Administradora

Caso você tenha virado síndico a pouco tempo, e está precisando de uma ajudinha para administrar o seu condomínio, chegou a hora de conhecer a Carvalho Administradora. Estão presentes no mercado imobiliário carioca, com uma equipe focada em ajudar na administração de condomínios.

Se diferenciam na administração de condomínios, pois com uma equipe eficiente o serviço é entregue de maneira prática e sempre surpreendendo o cliente.

Além de oferecer as melhores oportunidades de compra ou locação de imóveis para agradar o consumidor. Ao longo dos anos foi conquistando a confiança de seu cliente pois atua com profissionalismo, segurança nas operações e te dando a oportunidade de fechar o negócio que é a sua cara.

E se você é um síndico de primeira viagem e ainda está precisando de alguma ajuda para gerir o seu condomínio, acesse o site da Carvalho Administradora ou entre em contato para conseguir administrar bem o seu condomínio.

 

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!