Carvalho Administradora

Copacabana é parada obrigatória quando se monta um roteiro de viagem ao Rio de Janeiro e fica próxima de alguns bairros famosos, como Ipanema, Leblon, Botafogo e Leme. Importante saber que em Copacabana o cotidiano é agitado justamente por ser o bairro mais populoso da Zona Sul do Rio de Janeiro.

A região é muito conhecida pela boa estrutura de hotéis, restaurantes e transporte público, e principalmente pela variedade de pontos turísticos, que inclusive iremos mostrar para vocês com mais detalhes para ajudar na decisão do roteiro de sua viagem. Aproveitem nossa lista de dicas abaixo e se apaixone por Copacabana:

  • Praia de Copacabana (e Leme)
  • Forte de Copacabana
  • Indicações de restaurantes
  • Parque Estadual da Chacrinha
  • Bares
  • Cafés
  • Teatros
  • Estátuas importantes na orla
  • Feiras Noturnas
  •  Mirante do Leme
  • Quiosques na orla
  • Rooftops
  • Visitar o Bairro Peixoto
  • Dicas de feirinhas

1. Praia de Copacabana (e Leme)

A Praia de Copacabana não é incrível só por sua beleza ou pelo seu calçadão ondulado feito de pedras portuguesas. A orla de Copacabana também é perfeita para prática de esportes, e pegar um solzão na areia da praia mais famosa do Brasil não é de se negar.

Um ponto interessante é que aos domingos a pista em frente a Praia de Copacabana fecha para os carros, e fazer uma caminhada pelo calçadão ou andar de bike pela ciclovia à beira mar é uma experiência maravilhosa!

2. Forte de Copacabana

Outra parada obrigatória em Copacabana, principalmente para quem quer explorar a cultura e história de nosso país, é o Forte de Copacabana. Um edifício militar construído entre os anos de 1908 e 1914 e que abriga hoje o Museu Histórico do Exército, um dos principais do Rio de Janeiro. Quem visita o Forte de Copacabana conhece uma das melhores vistas da Praia de Copacabana, principalmente se você fizer a vista  no pôr do sol.

3.1 Comer na Confeitaria Colombo

A tradicional Confeitaria Colombo está no Forte de Copacabana com uma unidade. A Confeitaria Colombo original está localizada no Centro do Rio e é lindíssima, mas não tem a vista que Copacabana proporciona. Para quem gosta de bolos e doces e se permite sair da dieta por uma boa causa, este lugar deve fazer parte do seu roteiro de viagem sem sombra de dúvidas.

3.2 Comer no Café 18 do Forte

O Café 18 do Forte também trará uma ótima experiência caso você prefira outro tipo de alimentação. Uma casa com um ótimo serviço de cozinha brasileira, o Café 18 também oferece opções de drinks, almoço, brunch e opções vegetarianas. O Café 18 do Forte, assim como o Colombo, permite a você ter uma das melhores vistas para o mar de Copacabana, uma das mais belas da cidade do Rio de Janeiro.

4. Parque Estadual da Chacrinha

Um dos passeios favoritos das crianças e idosos é o Parque Estadual da Chacrinha, e caso você esteja em busca de turismo ecológico no Rio de Janeiro, esta é uma ótima opção por conter um dos melhores atrativos na região de Copacabana.Como o parque está em uma área de preservação ambiental, é um dos lugares da Zona Sul do Rio de Janeiro onde o ecossistema está mais intacto, possibilitando conhecer uma beleza incrível e respirar ar puro.

5. Bares

Com bares e botecos premiados espalhados por todo o bairro, Copacabana é um ótimo ponto boêmio da cidade do Rio de Janeiro, tendo assim a oportunidade de um ótimo happy hour ou aproveitar a vida noturna com bons petiscos e cerveja gelada.

Entre as opções de bares  mais recomendadas, temos:

Pavão Azul

O Pavão Azul é um bar tradicional que oferece pratos excelentes e típicos da gastronomia luso-brasileira ( gastronomia portuguesa e brasileira juntas). Uma boa pedida é experimentar as pataniscas (uma espécie de bolinho de bacalhau) e usar o bar como ponto de encontro com amigos. Por preservar o estilo “botequim”,  lá você encontra cerveja gelada, ambiente aconchegante e uma grande oportunidade de sentir a boemia da zona sul carioca.

Adega Pérola

O Adega Pérola é um bar com tradição em petiscos em Copacabana e está localizado na rua Siqueira Campos, 138.  Ele é considerado um dos melhores bares da cidade. Trata-se de uma boa opção para quem procura por vinhos e cervejas de garrafa no Rio de Janeiro. Além disso, o lugar também conta com cozinha luso-brasileira especializada em frutos do mar.

Os Imortais

Os Imortais é outro boteco clássico da vida boêmia do Rio de Janeiro que não decepciona ao servir cerveja gelada e bons petiscos localizado na Rua Ronald de Carvalho, próximo ao posto 2. Destaque para os chopps, cervejas importadas e para os bolinhos de carne seca.

Boteco Belmonte

O Boteco Belmonte é outro bar tradicional no bairro de Copacabana localizado  na Rua Domingos Ferreira, 242 e muito bem avaliado por seu atendimento e pela boa comida brasileira como a tradicional feijoada e carnes diversas do RJ. Além disso, lá o clima é super descontraído e o boteco funciona das 11h à 01h da manhã. Perfeito para quem fala em happy hour, mas acaba aproveitando bastante a noite!

Bar do Adão

Entre os principais destaques do cardápio do Bar do Adão estão os pastéis de carne seca e de camarão, muito elogiados pela maior parte dos clientes que passam por lá. O Bar do Adão tem diversas filiais no Rio de Janeiro, mas estabeleceu sua rede na Rua Duvivier, na altura do posto 2 de Copacabana. Aproveite para se deliciar também com cerveja gelada e aproveite para colocar a conversa em dia com os amigos.

6. Cafés

Na hora de pensar em turistar por Copacabana, tenha em mente que a região também é muito conhecida pelos seus cafés. Desde padarias no estilo tradicional a brunchs e cafés da tarde de requinte, Copacabana tem opções para todas as pessoas e principalmente aos amantes de um bom café.

Pérgula (Copacabana Palace)

O Pergolado é um dos principais pontos de encontro em Copacabana. O restaurante está localizado no interior do esplendoroso Copacabana Palace, e o brunch do restaurante é um de seus pontos fortes. Ele conta com buffet de frutos do mar, cavaquinha grelhada, badejo, vieiras, salmão, ostras frescas e mais. Além de risotos, uma deliciosa torta de damasco com brie e saladas.

Pão & Companhia

O Pão & Companhia é outro belo café/padaria em Copacabana. O local oferece café da manhã, brunch e almoço está localizado na rua Raimundo Correia, 9. Além do delicioso pão francês, a casa conta com um dos melhores biscoitos de polvilho do Rio de Janeiro. Além disso, possui quiches e bolos muito saborosos.

Cafeína

Cafeína tem uma variedade de bolos e tortas da casa imbatível e oferece café da manhã e brunch aos clientes. Dizem, no Rio de Janeiro, que o câmbio de banana de lá é sensacional, então já corre pra Rua Constante Ramos,44  para experimentar!!! Ponto também para os cafés é o expresso com chantilly, que é, aliás, um de seus carros-chefes.

7. Teatros

Os teatros estão sempre na lista de quem quer saber o que fazer em Copacabana, principalmente daqueles que são amantes de  arte. Então fique de olho nas programações. A região é conhecida pelos seus vários teatros. Eles vão desde os históricos, como a Princesa Isabel, que jogou ao mundo vários famosos que eram até então desconhecidos, aos mais chiques, como o Theatro NET Rio.

Sala Municipal Baden Powell

A Sala Municipal Baden Powell fica no antigo Cine Ricamar. Foi projetada para ser um espaço exclusivamente musical. Conta com uma programação diversa e bons shows a preços populares e acessíveis.

Teatro Glaucio Gill

O Teatro Glaucio Gill é bem versátil. O local possui um núcleo de experimentação para atores e companhias em início de carreira. Com capacidade para 150 lugares, o Teatro Glaucio Gill recebe espetáculos e atrações diversas em Copacabana.

Teatro Princesa Isabel

O Teatro Princesa Isabel é palco de shows e peças teatrais desde sua abertura em 1961. Bem pequenino, mas com estilo colonial e palco italiano, trata-se de um símbolo da resistência à especulação imobiliária na região.

SESC Copacabana

O SESC Copacabana é outro importante espaço cultural de Copacabana e da cidade, sendo palco de múltiplas apresentações.  No formato teatro de arena, junto a ele está uma galeria de arte, o que faz dele um dos principais teatros da Zona Sul carioca.

Theatro NET Rio

O Theatro NET Rio conta com duas salas e pode receber até 700 pessoas na maior delas.

Com o objetivo de ser o “palco de todas as artes”, o teatro já recebeu importantes músicos, atores e exposições de várias nacionalidades em seus quase 50 anos de muita história.

 Beco das Garrafas

O Beco das Garrafas é literalmente um beco na Rua Duvivier, e ali é onde vários artistas se apresentam e já foi ponto de encontro de grandes nomes como Elis Regina (cuja primeira apresentação foi ali), Sérgio Mendes e Wilson Simonal.

Tendo a bossa nova como seu gênero mais tradicional, o recinto é um dos símbolos da cultura pop carioca. Quem busca a cultura efervescente deve visitar esse lugar para conhecer as suas atrações.

8. Estátuas Importantes na orla da praia

Ao longo da orla da Praia de Copacabana, há várias estátuas de personalidades famosas no calçadão, entre elas:

Carlos Drummond de Andrade

A estátua de Carlos Drummond de Andrade, o imortal escritor mineiro, é a mais famosa de Copacabana e está localizada na Avenida Atlântica próximo ao Posto 6.

Muitos turistas que visitam a cidade aproveitam para pegar uma brisa marítima e tirar fotos com este ícone da poesia brasileira.

Dorival Caymmi

Cantor dos mares, Dorival Caymmi tem uma estátua onde o artista baiano segura um case com o violão, que sempre o acompanhou, e também na Avenida Atlântica, próxima do Forte de Copacabana.

Clarice Lispector

A escritora Clarice Lispector está sentada, junto a seu cachorro Ulisses na entrada da Mureta do Leme, no Caminho dos Pescadores Ted Boy Marino.

A localização do monumento é bem simbólica, já que a poetisa morava bem ali perto.

9. Feira Noturna de Copacabana

A Feira Noturna de Copacabana funciona desde 1980 e reúne mais de uma centena de barraquinhas localizadas no calçadão do meio da pista da Avenida Atlântica, entre os postos 4 e 5 . Lá, os moradores e turistas encontram pinturas, esculturas, roupas e acessórios, assim como objetos de decoração e artesanato em geral que inclusive são ótimos para presentear ou levar para casa como lembrancinhas.

Mirante do Leme (Forte Duque de Caxias)

O Mirante do Leme fica no topo do Morro do Leme, e oferece uma ampla vista das Praias do Leme e Copacabana aos visitantes e a visão lá de cima é muito bonita, principalmente no pôr do sol.

É considerado um ótimo ponto de encontro para casais e famílias. Aproveite para tirar uma foto e tomar uma água de coco gelada enquanto aproveita a paisagem à sua frente.

Quiosques da Praia

Há excelentes quiosques à beira mar, facilitando e muito a vida de quem quer pegar uma prainha e depois aproveitar a vida noturna do Rio., e contém ótimas opções para beliscar uma comidinha gostosa e uma bebida gelada, seja cerveja ou água de coco.

Rooftops

Os rooftops são boas escolhas para quem quer admirar Copacabana do alto e curtir a vida noturna da cidade. Há duas principais propostas: serviços de lanches e restaurantes ótimos para amigos e casais.

Moon Lounge

Oferece uma linda vista para a orla das praias de Copacabana e Leme. No local (dentro do hotel JW Marriot), os visitantes encontram tapas de dar água na boca e uma equipe muito atenciosa no atendimento.

Deck Bar

É um point boêmio bem sofisticado na capital do Rio de Janeiro localizado no hotel Pestana Rio Atlântica. Com uma excelente vista da orla de Copacabana, ótimos drinks e apresentação de DJs, sem sombra de dúvidas, vale a visita dos turistas.

10. Visitar o Bairro Peixoto

O Bairro Peixoto é um achado em Copacabana que contém um pequeno bairro dentro de outro. Perfeito para uma caminhada no fim da tarde, já que conta com um ar de tranquilidade, nem  parece Copa.

Composto por cinco ruas e prédios com no máximo 15 metros de altura, o lugar ainda possui uma linda praça ao centro, a Edmundo Bittencourt.

11. Dicas de Feirinhas de bairro

 

Feira de artes e Artesanato do Bairro Peixoto

A Feira de Artes e Artesanato do Bairro Peixoto possui uma iniciativa muito legal, pois todo o dinheiro arrecadado é revertido para aulas e atividades para a sua própria população.

A praça, por exemplo, vai se transformar em um ambiente ecológico graças às vendas. Além disso, há o projeto de revitalizar os canteiros e implantar lixeiras recicláveis no bairro.

Feira Livre do Bairro Peixoto

A Feira Livre do Bairro Peixoto trata-se de uma feira orgânica que acontece sempre aos sábados, das 8h às 13h.

Lá, os visitantes encontram uma grande variedade de frutas, legumes e folhagens produzidos na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Tiramos algumas dúvidas e te deixamos mais seguros com o próximo passo? Aqui na Carvalho Administradora oferecemos consultoria grátis e achamos o imóvel ideal para você em tempo recorde. Venha realizar o seu sonho, entre em contato conosco!

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!