Carvalho Administradora

A contabilidade para condomínio pode ser realmente complicada. Mas se você tiver os conhecimentos necessários e o auxílio de ferramentas que podem ajudar na gestão, tudo ficará mais fácil. Se você precisa fazer a contabilidade e não sabe por onde começar, confira nossas dicas para se organizar melhor nesta tarefa!

Contas a pagar, impostos, salários, entre outras obrigações, esses são os principais elementos da contabilidade para condomínio. Segundo a lei 4.591/64, muito conhecida como a Lei do Condomínio, o síndico é o profissional responsável por cuidar das questões financeiras e burocráticas da comunidade.

Porém, muitos deles contam com o auxílio de uma administradora, o que torna o trabalho mais fácil e descomplicado. Afinal, é ela quem cuidará das questões contábeis e o síndico, por sua vez, terá apenas um papel de fiscalização.

Abaixo, indicamos algumas das principais tarefas da rotina da gestão contábil:

  •  geração de contratos e boletos;
  • recolhimento de impostos;
  • prestação de contas e demonstrativo de receitas e despesas;
  • elaboração do balancete;
  • revisão do orçamento mensal;
  • emissão e controle de recebimentos.

Além disso, a contratação de funcionários, bem como pagamento de salários, férias e 13° que também ficam na responsabilidade da administração.

Tendo o conhecimento de que muitas vezes, controlar e analisar essas questões é complicado, confira as dicas para se organizar e tornar a atividade mais fácil de se executar:

  1. Seja adepto às planilhas

As planilhas podem servir como facilitadoras da gestão, pois, com ela é possível ter um maior controle de despesas, receita, lançamentos e saídas de recursos, por exemplo.

Nelas, separe em colunas os assuntos relacionados e coloque seus respectivos valores em cada linha. É interessante ter uma planilha mensal e não anual, para que se tenha um controle ainda maior. Com os valores colocados, agora some, multiplique ou subtraia de acordo com a movimentação do mês.

Para facilitar seu entendimento, imagine que uma administradora registrou, neste mês os seguintes valores:

Despesa:

Folha de pagamento = R$ 15.000

Manutenção = R$ 30.000

A soma dos valores (30.000 + 15.000) é de  R$ 45.000.

Entrada:

taxa do condomínio = R$ 80.000

multa por atraso = R$ 10.000

A soma dos valores (80.000 + 10.000) é de RS 90.000.

Agora subtraia o valor de entrada pelo de saída (90.000 – 45.000) = R$ 45.000. O valor encontrado é o saldo positivo do condomínio.

  1. Tenha um sistema de organização

Possuir um sistema para auxiliar na administração do condomínio é indispensável para quem deseja executar essa atividade com qualidade.

Um sistema próprio para a gestão condominial, além de trazer excelência e praticidade  na análise de dados, conta com funcionalidades fundamentais para um bom serviço de contabilidade.

A Carvalho oferece consultoria grátis para auxiliar você neste processo tão importante.  Trabalhamos com serviços como a administração de condomínios e compra ou aluguel de imóveis. Para mais informações, visite nosso site.

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