O síndico tem um grande volume de responsabilidades em suas mãos. Ele é acionado quando há conflito entre moradores, irregularidades cometida pelos condôminos ou imprevistos que precisam de solução. Mas suas funções não param por aí. Ele pode ainda ficar a cargo da administração do condomínio, tendo que enviar boletos, verificar pagamentos, registrar funcionários e muito mais.
Diante dessa realidade, surge uma luz no fim do túnel: a contratação de uma administradora de condomínios que pode ficar à frente de todas as questões administrativas. Isso garante que o síndico se ocupe exclusivamente das atribuições que, de fato, pedem seu cuidado.
Se você é síndico de um prédio e está gerenciando tudo sozinho, não deixe de ler este texto até o final. Vamos mostrar, agora, por que você deve investir em uma consultoria para administração do condomínio. Confira!
Como a administradora de condomínios atua?
Ao contrário do que se pode pensar, a administradora de condomínios não substitui o síndico, mas atua como seu braço-direito. Na prática, isso quer dizer que todas as tarefas de cunho administrativo serão de responsabilidade dela. Entre as principais, podemos citar:
- efetuação de pagamentos;
- envio de boletos de cobrança;
- contabilização de despesas e receitas;
- folha de pagamento;
- controle de cadastro de proprietários;
- assessoria a reuniões;
- gestão geral do condomínio etc.
Qual é o papel do gerente da administradora?
O gerente é responsável pela administração do condomínio. Ele é o ponto de contato do síndico e fica a cargo da gestão geral. Entre as suas principais atribuições, estão as administrativas, a gestão de RH para funcionários não terceirizados, o gerenciamento financeiro e, ainda, o controle dos assuntos jurídicos.
Quais são as vantagens da administradora para o condomínio?
Contar com uma administradora de condomínios tem inúmeras vantagens. Uma delas é a conveniência de o síndico obter auxílio especializado para a gestão. Outra é o fato de a administradora guiar o síndico em suas ações, prestando consultoria com relação a questões jurídicas, por exemplo.
Além disso, a administradora atua diretamente na cobrança de condôminos inadimplentes e representa o condomínio junto aos órgãos públicos.
Por fim, uma última vantagem — que é, porém, oferecida por poucas empresas — é a existência de um gerente de sucesso. Na prática, consiste em uma pessoa dedicada à administração do condomínio, sendo responsável por auxiliar o síndico em todas as demandas. O relacionamento estreito e direto, humanizado e constante, se transforma na prestação de um serviço de mais qualidade.
Conforme mostramos no texto, contar com uma empresa responsável pela administração do condomínio é muito importante. Além de assegurar o cumprimento de toda a legislação, o síndico sente mais segurança e recebe consultoria para desempenhar todas as suas funções de maneira eficiente, facilitando de maneira significativa seu dia a dia no condomínio.
Agora que você já conhece as vantagens de contar com uma administradora para gerenciar o condomínio, que tal entrar em contato conosco? Administramos condomínios há 27 anos, oferecemos o serviço de Gerente de Sucesso e podemos ajudar você a organizar o seu condomínio de forma efetiva!
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária