Para que um condomínio de casas ou de prédios seja um lugar tranquilo e harmonioso, é preciso colaboração, respeito e uma boa administração.
Não há como os vizinhos viverem em pé de guerra, isso não trará bem algum para ninguém, pelo contrário, pode trazer prejuízos.
É papel do síndico incentivar a boa convivência e o senso de coletividade. Afinal, vivemos em sociedade e precisamos respeitar as diferenças.
Quando se trata da vida em condomínio, os conflitos podem surgir a qualquer momento e o regimento interno é um bom norte para evitá-los ou saber como resolvê-los.
O apoio de uma administradora também pode fazer toda a diferença neste quesito.
Qual a importância da boa convivência em um condomínio?
Não estamos aqui para dizer que conviver em grupo é uma tarefa fácil, ainda mais quando este grupo tem centenas e até milhares de pessoas com crenças diferentes, idades distintas, gostos díspares e personalidades distintas.
Porém, o que deve permanecer é o respeito.
Nos últimos anos, estamos vivendo situações atípicas por conta da pandemia. Diversas notícias deram conta de como as pessoas têm se ajudado desde que o covid-19 chegou ao Brasil.
Muitas pessoas que não podiam sair de casa para se preservar, contaram com a ajuda dos vizinhos de condomínio para fazer compras, comprar remédios e outras tantas coisas.
Isso prova como é importante a boa convivência e a solidariedade entre vizinhos.
Além disso, fazer um exercício de tolerância e empatia faz parte da vida em condomínio. Com ou sem pandemia, alguns vizinhos têm crianças em casas e crianças riem, brincam e fazem barulho.
Outros têm pets que não são fáceis de controlar, enquanto alguns realizam obras ou festinhas no final de semana.
Resumindo, quando pensamos que somente os outros nos incomodam, pode ser que também estejamos incomodando nossos vizinhos. Por isso, além de seguir as regras internas do condomínio, é preciso ter paciência e empatia.
Ou seja, uma administradora ou um síndico precisam remediar diversos conflitos e acalmar os ânimos por várias vezes.
A administradora tem papel fundamental na hora de auxiliar a contornar situações conflitantes e sugerir alternativas aos problemas apresentados.
Quando muitos vizinhos estão vivendo em discórdia, o síndico ou a administradora podem dar o primeiro passo em direção a resolução do conflito.
Isso porque as pessoas responsáveis por gerir o condomínio não precisam ser frias e distantes.
É possível manter um certo nível de proximidade com os moradores, ouvir suas queixas, entender os dois lados da história (mantendo a imparcialidade) e oferecer soluções para os problemas.
Em alguns casos, é preciso aplicar advertências ou multas, fazendo valer as regras do condomínio para reestabelecer a boa convivência no local.
Além disso, deixar caixinhas de sugestões nas áreas comuns, pode ser uma boa maneira de recolher sugestões para melhorar o convívio interno. Afinal, a vida em condomínio também é colaborativa.
Como uma administradora pode ajudar?
Antes de tudo, é preciso lembrar que os serviços de uma administradora não substituem o trabalho de um síndico.
A administradora apoia o síndico e seus profissionais realizam as tarefas designadas por ele. Também é papel da administradora oferecer soluções e opiniões acerca de temas pertinentes ao condomínio.
Veja agora como esta prestadora de serviços pode ajudar.
– Organizando assembleias: estas reuniões podem ser realizadas anualmente ou sempre que houver algo importante a resolver.
Por isso, se os conflitos entre os moradores estiverem além do considerado normal, é possível realizar uma assembleia para ouvir todos, entender o que está havendo e sugerir soluções.
Uma administradora pode cuidar dos detalhes da organização, além de ouvir e dar opiniões que podem ser úteis.
– Muito barulho nas áreas de lazer: apesar de serem destinadas ao lazer, estes espaços devem ser utilizados de acordo com as regras. Respeitar horários e altura do som é fundamental.
Afinal, muitas pessoas trabalham de casa, um morador pode estar doente ou diversas outras situações que requerem mais delicadeza e empatia.
A administração pode colocar lembretes no quadro de avisos ou ainda conversar com algum vizinho que esteja passando do limite.
– Animais de estimação: se o condomínio permite pets, certamente, existem regras. Observar se os donos dos animais estão levando-os para passear nos locais adequados, pode evitar conflitos e os serviços administrativos podem realizar esta tarefa.
– Comunicação: muitas divergências entre vizinhos podem ser resolvidas com uma boa conversa. Às vezes, um vizinho tem problema com outro e a pessoa em questão não sabe do fato.
Por isso, antes de reclamar e brigar, chamar o outro para uma conversa civilizada olho no olho pode resolver a questão de forma amigável. A iniciativa pode vir da administração do condomínio, em algumas ocasiões, as pessoas podem ficar tímidas ou nervosas para iniciar estas conversas e precisam de um empurrãozinho.
Com um pouco de compreensão, respeito e simpatia, um residencial pode formar uma grande família ou trazer amizades para toda a vida.
Precisa de ajuda para deixar seu condomínio, mais harmonioso? Conte com a Carvalho.
Carvalho Administradora
A Carvalho ADM fica localizada no Rio de Janeiro e, além de prestar serviços que auxiliam na compra, venda e locação de imóveis nos melhores bairros do estado, também prestamos serviços de administração de condomínios.
Sabemos que, um síndico sobrecarregado pode ter dificuldades em dar o seu melhor. Por isso, nossa função é ajudar.
Muitas vezes, por conta do excesso de trabalho alguns conflitos pequenos podem passar despercebidos e acabar se tornando maiores. Com a ajuda na administração, este tipo de situação pode ser resolvido rapidamente.
Não tiramos a autoridade do administrador, apenas cumprimos suas solicitações, tomando conta de determinadas tarefas para que ele foque em outros afazeres.
É um trabalho em equipe.
Além disso, nossos profissionais podem prestar apoio na área financeira, administrativa e judiciária, sem falar da solução de conflitos.
Um condomínio organizado, pode evitar problemas entre os moradores e deixar o ambiente ainda mais familiar e amigável
Para conhecer nossos serviços ou tirar dúvidas, visite nosso site.
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária