Carvalho Administradora

O mercado imobiliário é um grande atrativo para investidores de diversos perfis. Isso porque as possibilidades de investimento são variadas e, assim, se adequam aos diferentes comportamentos. Uma das principais alternativas é investir em um imóvel de forma direta, ou seja, comprar uma casa, uma sala comercial ou um apartamento com o objetivo de rentabilizá-lo de alguma forma.

 

Nesse sentido, é preciso considerar que existem duas possibilidades de lucrar com o imóvel: por meio da venda ou por meio da locação. Por isso, muitos proprietários se perguntam: é melhor vender o imóvel ou colocá-lo para alugar?

 

Vender ou alugar o imóvel?

A verdade é que não existe uma resposta pronta para essa questão, uma vez que depende de cada situação. Por isso, o ideal é que o proprietário avalie seu perfil e seus objetivos.

 

No entanto, antes de descobrir se vale mais a pena vender ou colocar seu imóvel para alugar, que tal conferir as principais vantagens de investir em imóveis? Se você já está inserido no mercado imobiliário, pode descobrir novas possibilidades e, se ainda não está, pode se sentir motivado a começar.

 

Quais são as principais vantagens de investir em imóveis?

Investir em imóveis é uma das formas mais tradicionais de investimento e, por isso, atrai cada vez mais indivíduos. Esse fato é favorecido, ainda, pelo cenário atual do mercado imobiliário, que viu seus resultados crescerem em meio à pandemia de Covid-19.

 

De acordo com dados da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), os nove primeiros meses de 2020 registraram a venda de 128.849 novos apartamentos em todo o Brasil, o que representa um aumento de 8,4% em relação aos números do mesmo período em 2019.

 

Nesse sentido, muitas empresas reportaram que seus resultados no último ano foram os melhores em décadas. Assim, é esperado que, em 2021, o cenário seja de ainda mais crescimento, o que favorece os investidores do setor.

 

Abaixo você confere algumas das principais vantagens de investir em imóveis:

 

Segurança patrimonial

A economia estável não é garantia de que riscos não podem ocorrer com investimentos. Desse modo, os indivíduos se veem diante de uma difícil decisão: investir em algo seguro, mas que apresenta pouca rentabilidade ou investir em algo que oferece riscos, mas que traz a oportunidade de alta rentabilidade.

 

A verdade é que, com o mercado imobiliário, essa escolha não precisa ser feita. Isso porque os investimentos praticamente não apresentam riscos e podem trazer altos rendimentos, o que faz com que o setor seja caracterizado por sua solidez e por sua estabilidade.

 

Rentabilidade

Ao investir em um setor, é necessário pensar na rentabilidade – afinal, esse é o principal objetivo da ação. No mercado imobiliário a rentabilidade é mais uma das vantagens, uma vez que pode ser adquirida de diferentes formas.

 

Enquanto alguns investidores preferem comprar imóveis e revendê-los por um preço superior após um período, outros decidam disponibilizam o local para a locação. Há, ainda, quem decida reformar o local e, assim, elevar seu valor de venda.

 

A escolha do aluguel é vista com bons olhos por muitos, uma vez que representa uma remuneração mensal regular, que pode ser muito benéfica para o orçamento do proprietário.

 

Pagamento facilitado

Atualmente, comprar um imóvel no Brasil apresenta diversas facilitadas, especialmente relacionadas aos financiamentos imobiliários. Em 2020, a taxa básica de juros, conhecida como Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), alcançou o patamar histórico de 2%.

 

A expectativa é que a taxa suba em 2021, mas, ainda assim, permaneça em níveis bastante baixos em comparação com anos anteriores. Desse modo, as facilidades de pagamento continuam a existir.

 

Além dos financiamentos, é possível, ainda, contar com os consórcios imobiliário, que são uma possibilidade para investidores que possuem condições financeiras de arcar somente com uma parte do valor total.

 

Afinal, é melhor vender ou alugar meu imóvel?

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de investir no mercado imobiliário, chegou o momento de descobrir se, após comprar o imóvel, a melhor decisão é vendê-lo ou disponibilizá-lo para locação.

 

Quando vender o imóvel é uma boa opção?

O primeiro ponto a ser levado em consideração na venda de um imóvel é a inexistência de uma renda fixa recorrentes, como ocorre no aluguel – em que a rentabilidade é mensal. Contudo, nesse tipo de transação, o proprietário garante uma maior quantidade de dinheiro em menos tempo.

 

Além disso, essa é uma boa opção para proprietários que estão enfrentando problemas para locar o imóvel. Isso porque um imóvel vazio é sinônimo de prejuízo, já que o dono é o único responsável pelas despesas do local, como manutenções, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e outros.

 

É válido ressaltar, também, que o valor do imóvel deve ser definido de acordo com as características da propriedade, como o número de quartos, a localização, a infraestrutura do bairro, entre outras.

 

Quando alugar o imóvel é uma boa opção?

Ao contrário do que ocorre com a venda, a locação de um imóvel garante um rendimento financeiro fixo mensal, já que o aluguel é pago pelo locatário com essa frequência. Por isso, essa é uma boa opção para proprietários que buscam ganhar dinheiro de forma mais rápida.

 

Além disso, a alternativa é favorável aos donos que não desejam arcar com todos os custos do imóvel, já que muitos desses ficam sob a responsabilidade do inquilino.

 

Desvantagem de alugar o imóvel

A grande desvantagem de colocar um imóvel para alugar pode ser a dificuldade e a demora em encontrar um locatário.

 

Conheça a Carvalho Administradora

Seja qual for a sua decisão, você pode contar com o auxílio da Carvalho Administradora. Presente no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a empresa é referência em fornecer os melhores produtos e serviços tanto para seus parceiros quanto para seus clientes finais.

 

Desse modo, você, como proprietário, pode usufruir dos benefícios de ser um parceiro da Carvalho Administradora. Aqui, seu imóvel vale muito mais, já que garantimos uma excelente administração.

 

Não perca tempo: conte com a Carvalho Administradora para vender ou para alugar seu imóvel. Acesse nosso site, conheça nossos serviços e entre em contato conosco.

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!