Gerenciar conflitos em condomínio
Carvalho Administradora

Você mora em condomínio e tem problemas na convivência? Mudou-se recentemente e tem dificuldades de adaptação na nova moradia? Busca alguém para garantir a melhor forma de gestão de condomínio?

Já considerou a possibilidade de ter um síndico profissional? Ou talvez você mesmo seja síndico e esteja buscando uma gestão profissional de condomínios para melhorar a forma como você exerce essa função.

Pois bem, para tudo isso a Carvalho Administradora tem soluções práticas e eficientes pois somos uma administradora de referência no Rio de Janeiro com as melhores informações sobre gestão de condomínio.

O trabalho de síndico não é simples, pois além de ter diversas responsabilidades, ainda é necessário que saiba lidar com os condôminos e os possíveis problemas na convivência diária entre os moradores do mesmo prédio, que podem variar desde questões com as vagas de garagem até barulho em determinados horários.

Todas as problemáticas que envolvem a vida em um mesmo espaço residencial tendem a ser levadas ao conhecimento do síndico para resolução e em muitos casos é necessário ter uma postura profissional para trabalhar a situação da forma mais justa e honesta.

Existe uma série de desafios no trabalho de um síndico, uma vez que sua função nem sempre é bem compreendida totalmente por aqueles com quem ele interage e convive.

É muito comum que se diga que o síndico é o responsável por todo e qualquer problema que surja dentro do condomínio, entretanto, isso não é verdade.

As questões que não envolvem bem-estar de todos os condôminos, sejam elas pessoais ou de outra natureza, não fazem parte da noção de gestão profissional de condomínio.

É necessário que o síndico tenha noção completa de suas atribuições, pois isso facilitará e muito na hora de cumpri-las.

 

E o que se enquadra no hall de atribuições do síndico profissional?

Todas as atribuições que envolvem a gestão de condomínio estão voltadas para o coletivo, ou seja, tudo que envolve o uso de todos os que vivem no prédio ou conjunto residencial.

Podemos aqui citar algumas atribuições:

  • Controlar as finanças do conjunto residencial;
  • Conduzir o diálogo necessário;
  • Fiscalizar a realização de obras e reparos nos espaços comuns;
  • Observar o cumprimento das normas gerais e regras do condomínio;
  • Notificar os condôminos sobre quaisquer infrações e executar medidas cabíveis diante dos documentos regentes do espaço;
  • Organizar a agenda de reserva e utilização dos espaços coletivos como academia, piscina, salão de festas, dentre outros.

Portanto não cabe ao síndico profissional:

  • A responsabilidade por questões individualizadas como problemas de encanamento ou pintura realizados pelos moradores;
  • Brigas por divergências de pensamento de qualquer origem, desde que se mantenha dentro da ética e moral, não infringindo leis;
  • Perda de pertences como chaves, celulares, jóias, dentre outros, por descuido;

 

Dicas para a gestão profissional de condomínios

Algumas soluções muito práticas e possíveis de serem executadas por todo síndico que quer ter sucesso no seu processo de trabalho, é conseguir identificar as suas atribuições e transpô-las à realidade do seu espaço de trabalho.

Notando quais demandas aparecem mais, quais são as questões que mais geram conflitos e reclamações, quais são os desejos de grupos minoritários ou quais são as exigências que vão contra às regras pré-estabelecidas e que não podem ser negociadas.

É de suma importância que o síndico conheça os condôminos e quais são as questões e exigências levantadas por cada um deles nas reuniões, para que consiga dialogar com fluidez e eficácia, rumo a resolução de cada questão colocada.

O papel do síndico exerce deve ser justiça, imparcialidade e colaborativo pois assim as questões coletivas serão levadas a um espaço coletivo que preza pela responsabilidade de todos com o comum e pela profissionalidade daquele que deve arbitrar essas demandas, no caso, o síndico profissional.

 

Outras soluções possíveis no ofício do síndico

Outras soluções possíveis no ofício de síndico é garantir espaços coletivos de diálogo chamadas geralmente de assembleias de moradores.

Essas assembleias são feitas antes de alguma grande decisão na dinâmica coletiva que podem envolver questões como:

  • Obra de ampliação da garagem;
  • Renovação da pintura de algum dos blocos;
  • Possibilidade de flexibilização de regras para o acesso de não moradores a determinadas áreas coletivas, como piscinas ou academias;

As reuniões de condomínio devem prezar pelo diálogo cordial, por uma apresentação breve e informativa do que irá ser tratado e das possibilidades de resolução das problemáticas envolvidas.

Todas essas situações devem ser pensadas de antemão pelo síndico profissional, que pode solicitar auxílio de um relatório para a reunião, o auxílio de alguns conselheiros ou a presença de uma pessoa para representar cada um dos blocos, caso seja um ambiente espaçoso.

Por fim, vale salientar que o trabalho do síndico deve ser exercido com calma e visando máxima eficiência, afinal o espaço residencial deve ser um lugar de paz e sossego, onde os problemas são rapidamente resolvidos.

 

Como a Carvalho Administradora pode ajudar?

Pensando nisso, a Carvalho Administradora oferece serviços de consultoria para gestão profissional de condomínio.

Sabemos que há muito o que fazer sendo síndico, visto que a convivência em sociedade é algo complexo.

Se você possui dúvidas sobre como arbitrar um conflito, ou precisar iniciar uma obra e não sabe por onde começar e não tem experiência nisso, a Carvalho Administradora oferece as melhores soluções para gestão profissional de condomínios.

Nossas dicas para o síndico profissional certamente te ajudarão nessas situações e em muitas outras.

Temos serviços exclusivos e para cada tipo de problema, sempre há uma solução!

Ajudamos desde a organização na rotina do síndico profissional, até a consultoria exclusiva com gerentes especializados.

Por isso, a Carvalho Administradora traz os melhores serviços de gestão de condomínio para que a administração local seja efetiva e consistente, melhorando assim a convivência de todos.

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!