A tecnologia interfere diretamente na maneira como os consumidores se comportam, ela trouxe muitas inovações para o setor imobiliário, e foi responsável por mudar o comportamento de quem aluga e compra um imóvel.
Se antes tudo era feito presencialmente e com um prazo mais longo de conclusão, hoje esse cenário já é diferente, as transações imobiliárias ganharam muito agilidade podendo ser realizadas a distância, com o uso de tecnologias como realidade virtual e gerenciamento de contratos online.
Uma das maiores preocupações dos donos de imóveis é encontrar maneiras de satisfazer esse novo consumidor e conseguir alugar suas propriedades em um menor tempo possível. A partir dessas preocupações o dono do imóvel precisa contar com a ajuda de uma imobiliária que esteja ajustada com essas novas necessidades dos consumidores e que conheça e utilize as tecnologias disponíveis.
Neste artigo, você vai entender como a tecnologia contribuiu para a mudança de comportamento do consumidor, e das imobiliárias e o que elas podem fazer para satisfazer esse novo jeito de consumir.
Como a tecnologia influenciou no comportamento do consumidor de imóveis?
Com a chegada da internet e das novas tecnologias, as pessoas mudaram a forma como consomem, seja um produto ou serviço. Essa mudança na maneira de consumir deve-se a facilidade de encontrar algo através de uma simples busca em sites na internet, onde as pessoas conseguem encontrar informação do seu interesse de forma rápida e de onde estiver. Isso fez com que os consumidores ficassem muito mais exigentes e seletivos, buscando cada vez mais por boas experiências de consumo e pós.
E é claro que essas facilidades tecnológicas influenciaram também no comportamento do consumidor de imóveis. Agora ficou muito mais fácil e rápido encontrar imóveis de seu interesse, independente se a intenção for comprar ou locar.
Atualmente o consumidor tem autonomia para encontrar por conta própria imóveis do seu interesse, através das suas pesquisas, onde acabam encontram diversos sites com uma grande cartela de imóveis, e sem precisar da presença de um corretor para fazer isso. Por meio deles, os consumidores conseguem acessar as imagens e vídeos dos imóveis, visualizar a localização e as opções disponíveis, simular financiamentos, comparar preços e muito mais.
As redes sociais também contribuíram para essa mudança de comportamento, pois, através delas, os consumidores são bombardeados com diversas campanhas de publicidade colocando os produtos e serviços no alcance das mãos.
Outra mudança no comportamento causada pela tecnologia é a constante busca pela otimização do tempo, e a falta de interesse por processos burocráticos e demorados. Por isso, todo tipo de tecnologia capaz de substituir processos analógicos e ultrapassados, que consigam otimizar diversos aspectos os clientes irão aderir.
Portanto, para conseguir satisfazer esses clientes com esse novo comportamento de consumo deve-se investir em meios que otimizam o tempo e que dão facilidades nas mãos dos clientes.
Mudanças no comportamento das imobiliárias
Vendo essa mudança no comportamento do consumidor, as imobiliárias precisaram atualizar seus processos e investir em tecnologias que atendessem as necessidades e expectativas dos seus consumidores, isso faz com que elas se mantivessem competitivas no mercado imobiliário.
Se antes o corretor tinha mais trabalho em encontrar potenciais clientes, indo até as pessoas para mostrar a sua carteira de imóveis, agora esse comportamento já não é mais necessário. Isso graças às tecnologias disponíveis, que facilitam na interação com clientes, na negociação e conclusão da negociação. Elas otimizam os processos tornando as negociações imobiliárias mais eficazes e menos demoradas.
As tecnologias que as imobiliárias estão a investir são capazes de facilitar visitas, gerar menos desgastes, menos visitas desnecessárias, menos burocracia, interação com clientes, maior visibilidade dos imóveis, maior economia de tempo e menos preocupação com os processos.
Sites
Os sites são a maneira mais comum de uma imobiliária ser encontrada pela internet, é através deles que os clientes irão ter o primeiro contato com os imóveis e com a imobiliária. Existem diversos sites que ajudam imobiliárias podendo ser delas ou que oferecem serviços de divulgação.
Os sites próprios para imobiliárias fazem com que os negócios que existem fisicamente estejam existentes no mundo virtual, para clientes com o novo comportamento de consumo. Além disso,todo negócio necessita ser encontrado virtualmente, isso passa mais segurança e credibilidade para a imobiliária.
Existem também os modelos de sites que cuidam da divulgação, neles as imobiliárias podem divulgar, e os clientes podem realizar suas buscas. Sua funcionalidade é mostrar as fotos e informar as características dos imóveis, a maioria deles têm até um mapa que mostra a região.
Imagens e vídeos
Imagens e vídeos são tecnologias essenciais para os sites, pois mostram as características do imóvel. Utilizá-las torna mais fácil e atrativo para os interessados escolherem os imóveis que desejam visitar, mostrando as características dos imóveis e poupando o tempo dos corretores.
Realidade virtual
A realidade virtual é uma tecnologia capaz de iludir os sentidos através da imersão em um ambiente virtual, ela tem se tornada muito importante para sites imobiliários.
Essa tecnologia consegue imergir as pessoas para dentro de um ambiente totalmente digital, permitindo uma experiência que abre portas para novas possibilidades que não poderiam ser materializadas de forma física. Ela é composta por efeitos visuais, e dependendo do nível de realidade a ser alcançada também se introduz efeitos sonoros e táteis.
CRM
O Chatbot e o atendimento virtual são tecnologias que imobiliárias investem para facilitar o relacionamento com o cliente.
O chatbot é muito utilizado na seção de dúvidas frequentes, funciona como um chat que responde automaticamente dúvidas comuns dos usuários, essas respostas são prontas e colocadas em um fluxo de resposta, simulando uma conversa humana.
Quando a dúvida do usuário não pode ser respondida ele o encaminha a um atendimento mais personalizado. O atendimento virtual é responsável por tirar dúvidas e resolver algum tipo de conflito com o cliente de uma maneira que evita um desgaste entre os envolvidos.
A criação de novas tecnologias e aderência no dia a dia das imobiliárias contribuem para atender a essas novas necessidades, a garantir que o consumidor esteja sempre satisfeito.
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