Na hora de alugar um imóvel é comum que o proprietário tenha dúvidas sobre o que fazer para encontrar um locatário em pouco tempo. Dentre as principais dicas que podem acelerar a locação, certamente, tirar fotos de qualidade faz toda a diferença.
Isso porque as fotos são o primeiro contato do cliente com o imóvel. É por meio das imagens que ele conseguirá se imaginar vivendo ali (ou não) e, a partir disso, decidir se deve marcar a visita. Portanto, é preciso caprichar na hora de tirar as fotos.
Além disso, com tantos anúncios criados diariamente, apostar em fotos incríveis é o melhor caminho para atrair a atenção do cliente para o seu imóvel.
Por isso, nos da Carvalho Administradora, preparamos este artigo. Aqui vamos falar tudo – ou quase tudo – que você precisa saber para alugar seu imóvel tirando boas fotos.
Vamos lá?!
Porque tirar boas fotos pode agilizar a sua locação?
A locação do seu imóvel começa no anúncio. Por isso, além de uma boa descrição sobre as características e diferenciais do imóvel, também é preciso se preocupar com boas imagens.
Fotos de qualidade melhoram a aparência do anúncio e encantam o potencial cliente desde a primeira etapa: a pesquisa pelo imóvel certo. Portanto, quem aposta em boas imagens sai na frente.
A boa notícia é que não preciso investir em uma câmera profissional para ter excelentes fotos.
Atualmente, a grande maioria dos smartphones é capaz de tirar fotos em alta qualidade. Nesse caso, você só vai precisar de boas técnicas, como as que falaremos a seguir. Acompanhe.
7 dicas para alugar o seu imóvel tirando boas fotos
Preparado?! Então, vamos às dicas!
1. Organize o ambiente
O primeiro passo é observar o espaço e retirar tudo que não for agregar valor ao imóvel. Portanto, esconda os objetivos pessoais e organize o ambiente superficialmente. As fotos devem transmitir organização e permitir que o inquilino se imagine morando ali.
Também evite tirar fotos de fiações soltas, pia suja e toalhas espalhadas. Afinal, é preciso lembrar que cada detalhe faz a diferença.
2. Prepare a sua câmera
Antes de começar a tirar fotos não se esqueça de limpar a lente da câmera, uma vez que o celular é usado o tempo inteiro e a câmera pode sujar mais rápido do que você imagina. Também configure o celular para tirar as fotos na melhor resolução e não use o zoom.
Além disso, ative a função HDR, uma vez que ela regula os pontos mais escuros da foto e utilize as grades na câmera, pois elas te ajudam a manter as proporções.
3. Procure o melhor ângulo
Um dos grandes desafios de tirar fotos de imóveis é encontrar um bom ângulo a fim de manter as proporções dos objetos e cômodos. Do contrário, você pode causar a impressão do imóvel ser menor – ou até maior – do que ele realmente é.
Ah! E não adianta tentar enganar o cliente porque, na hora da visitação, ele pode acabar decepcionado. Mas, afinal, como encontrar o melhor ângulo?
Uma boa dica para assegurar que as proporções fiquem adequadas é manter a tela da lente da câmera sempre reta. Para isso, você pode usar algum objeto do espaço como referência, por exemplo, o batente da porta. Caso na tela apareça alguma curva, adapte o ângulo do celular.
4. Adapte a sua foto aos diferentes espaços
Na hora de tirar fotos de diferentes ambientes é necessário tomar alguns cuidados importantes.
Por exemplo, se você estiver fotografando um espaço amplo e quer mostrar o espaço completo, você deve tirar as fotos na horizontal, além disso, fique no canto do cômodo para trazer dimensionalidade.
No entanto, caso queira mostrar um móvel específico, como uma estante planejada, vale a pena tirar a foto no formato vertical. Além disso, não se esqueça de observar com cuidado todas as fotos para verificar se houve algum corte.
5. Coloque-se no lugar do cliente
O que você gostaria de ver em um imóvel? Qual detalhe não pode faltar?
Na hora de tirar as fotos coloque-se no lugar do inquilino e pense no que ele gostaria de ver, por exemplo, área externa e móveis planejados. Tente atender a diferentes perfis de cliente e, claro, fazer com que quem veja as fotos se sinta no imóvel.
Outra boa dica é organizar as fotos dentro de uma lógica, por exemplo, área externa, sala, quartos, banheiro, cozinha e lavanderia.
Mas, não se preocupe: você pode trocar essa ordem para valorizar os pontos fortes do seu imóvel. Afinal, eles merecem destaque no anúncio da sua locação.
6. Preste atenção na iluminação
Se possível aproveite a luz natural para tirar as fotos, uma vez que ela valoriza os ambientes. Comece observando em quais horários o sol privilegia o cômodo e, se possível, tire fotos de diferentes ambientes em diferentes momentos do dia considerando a iluminação.
Ah! Evite tirar fotos contra a luz, uma vez que isso deixa as imagens escuras e pode afetar a credibilidade do seu trabalho. Também é importante evitar o uso do flash, privilegiando a iluminação interna da casa ou apartamento ao invés de utilizar esse recurso.
7. A tecnologia pode te colocar um passo à frente
A tecnologia pode ser sua grande aliada na hora de alugar o seu imóvel por meio de boas fotos.
Primeiro porque é possível valorizar as fotos tiradas utilizando aplicativos de edição. A ideia aqui não é modificar a casa ou apartamento e fazer propaganda enganosa. Na realidade, os aplicativos podem ser usados para corrigir erros de iluminação, brilho e nitidez, por exemplo.
Além disso, a tecnologia pode te ajudar por meio de fotos 360º. Como assim?! Bom, algumas imobiliárias já disponibilizam o recurso de tirar fotos de todos os ângulos, de modo que, o cliente consiga fazer um tour virtual pelo seu imóvel. Acesse o link para saber mais.
Preparado para começar?
Entendeu como tirar fotos incríveis pode valorizar o seu imóvel para locação?!
Para mais dicas sobre locação e venda de imóveis continue acompanhando o blog da Carvalho Administradora. Afinal, estamos de mãos dados com o sucesso da sua transação de imobiliária.
Vamos juntos?!
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária