Os tempos não são os mais fáceis para quem tem rendimentos dependentes de locação de imóveis no Brasil. Só no Rio de Janeiro, existem atualmente mais de 61 mil apartamentos disponíveis para compra ou aluguel. E a situação não é muito diferente no restante do país. No meio de tantas ofertas, pode ser difícil receber propostas de interessados em alugar o seu imóvel.

Outra dificuldade está em encontrar potenciais inquilinos com um bom perfil para ocupar um imóvel vago.

Todo esse cenário pode tornar a negociação mais difícil e, principalmente, demorada. O resultado é ter um imóvel em depreciação e gerando prejuízo com despesas e custos de manutenção. Mas existem algumas maneiras de contornar a situação e conseguir alugar sua casa ou apartamento mais rapidamente. Confira!

Capriche na ambientação

Uma técnica muito importante para o sucesso da locação de imóveis está no cuidado com o visual. A ambientação certa garante que você conquiste o inquilino para ocupar o seu imóvel. Se os visitantes não se identificarem com o ambiente, dificilmente vão demonstrar interesse.

Analise se o imóvel precisa de reparos, como uma renovação de pisos, azulejos, pintura e acabamento em geral. A pintura externa também é importante para transmitir a sensação de cuidado e não de abandono. Escolha mobiliário, decoração, iluminação e acessórios de acordo com o perfil que você considera ideal para ocupar o imóvel.

O espaço é bom para uma família grande, casal ou pessoa solteira? Todas essas questões vão influenciar na melhor ambientação do local. Você também pode optar por acabamento e decoração neutros. Para melhores resultados, pode ser interessante contar com a consultoria de profissionais de design de interiores.

Tire fotos com boa qualidade

Na maioria das vezes, os interessados em locação de imóveis têm o primeiro contato com o imóvel pela internet. Imagens de má qualidade, sem nitidez e que não deixam claro a disposição dos cômodos, passam uma péssima impressão. É fundamental ter boas imagens para chamar a atenção dos possíveis locatários e conquistar sua confiança.

Quando você utiliza fotos em alta resolução na divulgação do imóvel, seus anúncios transmitem mais credibilidade. Se você tem um bom imóvel e precisa alugá-lo logo, é essencial vender uma boa imagem do lugar.

https://carvalhoadm.com.br/blog/media/carvalhoadm/2018/11/como_alugar_seu_imovel_em-45-dias.png

Garanta ofertas atrativas para acelerar a locação de imóveis

O mercado tem uma forte influência sobre as condições de locação de imóveis, assim como acontece com as vendas. Por isso, os locadores precisam ficar de olho no que está acontecendo ao redor, no seu bairro, cidade e região. Conhecer o perfil dos interessados também ajuda a formatar uma boa oferta: interessante para você e adequada para o inquilino.

Outra dica, para precificar bem o aluguel, é fazer um levantamento dos preços e condições praticados na região onde está localizado o imóvel.

Se o imóvel está bem conservado e você prezou pela ambientação e apresentação dele, já deu alguns passos para valorizar o seu patrimônio e alugá-lo  mais rapidamente. Afinal, se ele tem diferenciais para se destacar da concorrência, fica mais fácil alugar o imóvel por uma oferta mais justa.

Uma oferta adequada, certamente, vai atrair o melhor perfil de inquilino.

Divulgue com eficiência

O mercado de venda e locação de imóveis, geralmente, não funciona sem publicidade. O que adianta ter um tesouro se ele permanecer escondido? Todo o esforço será em vão e o imóvel vai continuar vazio se você não contar com uma boa divulgação. Ela garante que os interessados com o perfil desejado entrem em contato e, possivelmente, fechem o negócio.

Mas divulgar com eficiência não significa, necessariamente, sair anunciando o imóvel, sem critérios. Os anúncios e a divulgação precisam ser bem planejados e elaborados para que, em conjunto com as fotos e a descrição do imóvel, tragam bons resultados para o proprietário. Para isso você pode contar com a experiência e a habilidade de profissionais especializados na administração de imóveis.

Imóvel parado é sinônimo de prejuízo e “dor de cabeça”. Já, o processo de locação fica muito mais simples e seguro com a ajuda de uma imobiliária especializada. Além de alugar mais rápido, com auxílio especializado você evita possíveis surpresas e prejuízos ao longo do contrato de locação.

Agora que você já sabe como agir para achar um bom inquilino em menos de 45 dias, compartilhe conosco quais têm sido as suas dificuldades até agora para alugar o seu imóvel.  Compartilhe conosco nos comentários.