Fazer a gestão de condomínios é uma atribuição e tanto. A tarefa vem acompanhada de grandes desafios que podem tirar o síndico do sério caso não sejam superados de maneira objetiva e eficiente.

Entretanto, não é preciso se desesperar. É possível assegurar a harmonia, manter as contas em ordem e o bom andamento condominial também. Basta organização, disposição e apoio de uma administradora competente.

Para ajudar você a entender melhor quais são esses desafios e como superá-los, listamos alguns tópicos a seguir. Confira quais são eles agora mesmo!

1. Comunicação com os outros condôminos

Uma das principais dificuldades enfrentadas na gestão de condomínios é a comunicação. Conseguir repassar informações e orientações a diversas pessoas pode ser complicado. Isso porque, para garantir o sucesso da emissão da mensagem, é necessário ter a certeza de que todos entenderam o recado da mesma maneira.

Na prática, é necessário, além da utilização correta da gramática para situações de avisos por escrito, garantir que não haja margem para dupla interpretação no texto. Além disso, de nada adianta simplesmente fixar um informe em um local qualquer. É preciso, conforme as regras previstas na convenção do condomínio, selecionar locais estratégicos e diversificados para ter a certeza de que todas as pessoas tiveram acesso à informação.

Outro ponto importante é estabelecer um canal seguro de comunicação. Não apenas ser emissor de mensagens, mas ainda se colocar à disposição para conversar com os demais moradores, ouvir o que eles têm a dizer e atuar para ajudá-los a resolver qualquer tipo de problema que possa surgir e que esteja relacionado ao condomínio e à sua administração.

2. Investimento em funcionários do prédio

Outro grande desafio é o investimento em funcionários. Contar com uma equipe própria para limpeza e serviços gerais é dispendioso, já que é necessário cumprir com todas as obrigações trabalhistas. E esse custo aumenta muito quando os colaboradores precisam ser desligados em pouco tempo. Para evitar esse tipo de problema, é importante fazer uma seleção criteriosa, buscando contratar pessoas sérias, comprometidas e competentes.

3. Seleção de fornecedores terceirizados

Por fim, um último porém não menos importante desafio do síndico é a seleção de fornecedores. É preciso equilibrar qualidade, preço e forma de pagamento ao tomar uma decisão. Antes de contratar, também é necessário fazer orçamentos e comparar propostas. Esse cuidado é necessário para evitar descontentamentos e conflitos com os demais moradores.

Entre os tipos de fornecedores comumente contratados por condomínios, podemos citar pintores, jardineiros, empresas para manutenção de elevadores, empresas de segurança eletrônica, entre outros.

Conforme mostramos ao longo do texto, a gestão de condomínios requer muito empenho. Os desafios existem, mas podem ser superados. Além das dicas que listamos, contratar uma administradora para auxiliar no gerenciamento é crucial porque, além da expertise, ela confere mais credibilidade e isenção à gestão do síndico.

Agora, que você já conhece os principais desafios da gestão de condomínios e como superá-los, que tal entrar em contato conosco? Somos uma administradora com 27 anos de experiência e podemos ajudar você  a manter uma gerência ainda mais eficiente!