Carvalho Administradora

Ainda que você nunca tenha parado para se inteirar Das reais atribuições de um síndico, todos nós temos uma ideia do papel dele dentro do condomínio.

 

A verdade é que quando um condômino é eleito para tomar posse da função, ele terá em suas mãos grandes responsabilidades.

 

O síndico recém-eleito e que nunca teve contato com o ofício precisa estar atento às suas novas obrigações.

 

Nesse artigo, você pode ficar por dentro do cotidiano de um síndico, seus deveres e a importância de seu ofício.

Primeiros passos como síndico

 

Uma vez eleito, você, síndico novato, precisa se informar de tudo que permeia o seu “local de trabalho”, e se munir do máximo de informações que puder, para tomar decisões acertadas e agir de forma justa quando necessário.  Confira algumas dicas para você, novo síndico.

 

 

  1. Fique por dentro das leis condominiais

Se inteirar das leis condominiais é papel fundamental de todo síndico. A partir dessas diretrizes, você poderá agir de forma efetiva, resguardando os direitos dos condôminos e exigindo o cumprimento das regras de todos os moradores, mantendo a ordem e a harmonia dentro do ambiente.

 

As principais leis que você precisa saber são:

 

  • Convenção de condomínio
    Aqui, o síndico vai se deparar com um conjunto de regras relativas aos direitos e deveres de condôminos e inquilinos. Regras essas propostas pelos próprios moradores. Despesas e sanções podem ser encontradas neste documento.
  • Regimento Interno
    Neste documento, o síndico pode ficar por dentro de questões práticas e relativas ao que acontece rotineiramente.
  • Lei nº 4.591/64, o Código Civil

 

  1. Analise documentos do condomínio

 

Edifícios e condomínios têm seus próprios documentos.  O novo síndico precisa ter acesso a ales, a fim de manter contratos, débitos, pagamentos e outras obrigações em dia.

  • Contratos de prestação de serviços;
  • Negociações com fornecedores;
  • Atas de assembleias;
  • Documentos relativos às contas fixas e outros gastos;
  • Seguros;
  • Vistoria do Corpo de Bombeiros.
  1. Se apresente aos funcionários

 

Se apresente como novo síndico aos funcionários de seu condomínio. Dialogue com eles, os ouça e peça para que lhes conte como executam suas atividades no dia a dia.

 

  1. Faça uma vistoria pelas dependências do condomínio

 

Cabe ao síndico, manter equipamentos em bom funcionamento para assegurar a segurança e o conforto dos moradores. Portanto, faça uma visória em elevadores, escadas de emergência, luzes, quadras, garagem e todos os ambientes comuns.

 

O papel do síndico dentro do condomínio

 

O trabalho de síndico não é simples, pois além das diversas responsabilidades, ainda é necessário que saiba lidar com os condôminos e os possíveis problemas na convivência diária entre os moradores do mesmo prédio, que podem variar desde questões com as vagas de garagem até barulho em determinados horários.

 

 

Todas as problemáticas que envolvem a vida em um mesmo espaço residencial tendem a ser levadas ao conhecimento do síndico para resolução e em muitos casos é necessário ter uma postura profissional para trabalhar a situação da forma mais justa e honesta.

 

 

Existe uma série de desafios no trabalho de um síndico, uma vez que sua função nem sempre é bem compreendida por aqueles com quem ele interage e convive.

 

 

É muito comum que se diga que o síndico é o responsável por todo e qualquer problema que surja dentro do condomínio, entretanto, isso não é verdade.

 

 

As questões que não envolvem bem-estar de todos os condôminos, sejam elas pessoais ou de outra natureza, não fazem parte da noção de gestão profissional de condomínio.

 

 

É necessário que o síndico tenha noção completa de suas atribuições, pois isso facilitará e muito na hora de cumpri-las.

 

 

Quais são as funções de um síndico profissional?

 

 

Todas as atribuições que envolvem a gestão de condomínio estão voltadas para o coletivo, ou seja, tudo que envolve o uso de todos os que vivem no prédio ou conjunto residencial.

 

 

Podemos aqui citar algumas atribuições:

 

  • Controlar as finanças do conjunto residencial;

 

  • Conduzir o diálogo necessário;

 

  • Fiscalizar a realização de obras e reparos nos espaços comuns;

 

  • Observar o cumprimento das normas gerais e regras do condomínio;

 

  • Notificar os condôminos sobre quaisquer infrações e executar medidas cabíveis diante dos documentos regentes do espaço;

 

  • Organizar a agenda de reserva e utilização dos espaços coletivos como academia, piscina, salão de festas, dentre outros.

 

 

 

Dicas para a gestão profissional de condomínios

 

Algumas soluções muito práticas e possíveis de serem executadas por todo síndico que quer ter sucesso no seu processo de trabalho, é conseguir identificar as suas atribuições e transpô-las à realidade do seu espaço de trabalho.

 

 

Notando quais demandas aparecem mais, quais são as questões que mais geram conflitos e reclamações, quais são os desejos de grupos minoritários ou quais são as exigências que vão contra às regras pré-estabelecidas e que não podem ser negociadas.

 

 

É de suma importância que o síndico conheça os condôminos e quais são as questões e exigências levantadas por cada um deles nas reuniões, para que consiga dialogar com fluidez e eficácia, rumo a resolução de cada questão colocada.

 

 

O papel do síndico exerce deve ser justiça, imparcialidade e colaborativo pois assim as questões coletivas serão levadas a um espaço coletivo que preza pela responsabilidade de todos com o comum e pela profissionalidade daquele que deve arbitrar essas demandas, no caso, o síndico profissional.

 

 

Outras soluções possíveis no ofício do síndico

 

 

Outras soluções possíveis no ofício de síndico é garantir espaços coletivos de diálogo chamadas geralmente de assembleias de moradores.

 

 

Essas assembleias são feitas antes de alguma grande decisão na dinâmica coletiva que podem envolver questões como:

 

 

  • Obra de ampliação da garagem;

 

  • Renovação da pintura de algum dos blocos;

 

  • Possibilidade de flexibilização de regras para o acesso de não moradores a determinadas áreas coletivas, como piscinas ou academias;

 

 

As reuniões de condomínio devem prezar pelo diálogo cordial, por uma apresentação breve e informativa do que irá ser tratado e das possibilidades de resolução das problemáticas envolvidas.

 

 

Todas essas situações devem ser pensadas de antemão pelo síndico profissional, que pode solicitar auxílio de um relatório para a reunião, o auxílio de alguns conselheiros ou a presença de uma pessoa para representar cada um dos blocos, caso seja um ambiente espaçoso.

 

 

Por fim, vale salientar que o trabalho do síndico deve ser exercido com calma e visando máxima eficiência, afinal o espaço residencial deve ser um lugar de paz e sossego, onde os problemas são rapidamente resolvidos.

 

 

 

Como a Carvalho Administradora pode ajudar?

 

 

Com tantas atribuições, o síndico pode sentir-se sobrecarregado.  Hoje em dia, os condomínios estão cada vez maiores, mais completos e exigem cada vez mais de seus gestores.

 

Pensando nisso, a Carvalho Administradora oferece um serviço exclusivo, que visa administrar o seu condomínio de maneira efetiva.

 

Seu condomínio terá um gerente exclusivo para auxiliar na gestão diária.

Uma pessoa qualificada para a função que será o braço direito do síndico.

 

Ele poderá cuidar de folhas de pagamento, negociação com fornecedores, organizar documentos, serviços de malote e até assistência jurídica. Tudo para que o seu condomínio esteja sempre com as contas em dia, a rotina correta e moradores satisfeitos.

 

Entre em contato e leve para o seu condomínio todas as facilidades que a Carvalho Administradora oferece.

 

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!