Quem já tentou vender ou alugar um imóvel por conta própria sabe o quanto é frustrante esperar meses até encontrar um cliente disposto a fechar negócio, não é mesmo?
O processo gera grande expectativa e, a cada semana, parece mais distante a possibilidade de conseguir um inquilino ou comprador.
No entanto, a boa notícia é que existem dicas capazes de acelerar o processo de venda ou locação da sua propriedade. E é sobre isso que falaremos hoje.
Continue a leitura e conheça o guia com táticas para você preparar o seu imóvel e encontrar o cliente certo.
Confira!
1. Faça as reformas necessárias
Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, quando o assunto é visitação de imóveis, isso não pode ser ignorado. Afinal, se o seu cliente potencial chegar até o imóvel e encontrar paredes descascadas ou pisos soltos, isso poderá atrapalhar a transação.
Sendo assim, o primeiro passo para alugar ou vender o seu imóvel muito mais rápido é identificar pequenos reparos necessários e ajustá-los. Além disso, atente-se para as manutenções “escondidas”, como infiltração e problemas na parte elétrica.
Um imóvel bem cuidado enche os olhos do possível comprador ou locatário e aumenta muito a sua chance de fechar negócio. Portanto, deixe o imóvel como você gostaria de recebê-lo de outra pessoa.
2. Preocupe-se em tirar boas fotos
Não é novidade para ninguém que as fotos do seu imóvel serão decisivas para o cliente agendar (ou não) uma visita. Portanto, se as fotos forem ruins, isto é, não valorizarem o imóvel, elas vão atrasar o seu processo de venda ou locação.
Na hora das fotos aproveite o máximo da luz natural, chame a atenção para os pontos positivos do imóvel, preocupe-se com os ângulos e com a organização do ambiente.
As fotos são tão importantes que algumas imobiliárias, inclusive, já oferecem a tecnologia de tour virtual. Por meio da ferramenta é possível tirar fotos 360º da casa ou apartamento, o que permite que potencial cliente conheça seu imóvel com detalhes antes mesmo de visitá-lo.
3. Crie um anúncio desejável
De nada adianta fotos incríveis, se você não contar para o cliente quais são os principais benefícios do seu imóvel. Sendo assim, para vender ou alugar rápido é imprescindível caprichar no anúncio e na descrição da casa ou apartamento.
Para isso, fale sobre as principais vantagens, metragem, número de cômodos, localização e pontos de referência. Caso o imóvel tenha alguns diferenciais, como portaria, área de lazer ou móveis planejados, também vale a pena citar.
Por exemplo, ao invés de citar apenas “imóvel pronto para morar” deixe claro todas as vantagens: “apartamento para alugar Copacabana, próximo de tudo que você precisa, desde padaria até a escola para as crianças. Todo mobiliado e com área de lazer”.
O ponto principal aqui é transformar o seu imóvel em um objeto de desejo do potencial cliente.
4. Tenha toda a documentação em dia
Imagine: você consegue um comprador ou locatário, mas parte da documentação do seu imóvel ainda está pendente?! Todo o seu esforço foi desperdiçado. Portanto, um dos primeiros passos para vender ou alugar muito mais rápido é ter toda a documentação em dia.
Procure resolver todas as pendências, como taxas de IPTU em aberto e registro do imóvel desatualizado, antes mesmo de divulgar o imóvel.
Afinal, quem tem pressa para se mudar não espera a solução de transações imobiliárias e acaba desistindo de fechar negócio.
5. Atente-se para o valor de mercado
É claro que o valor do imóvel impacta na velocidade da venda. Mas, de nada adianta colocar um preço muito abaixo do mercado porque isso pode gerar desconfiança no consumidor, por exemplo, “há algo de errado com esse imóvel”.
Por outro lado, um preço muito acima dos outros apartamentos da região pode fazer com que o seu imóvel fique parado. Portanto, é preciso definir um valor que seja condizente com a região e com as condições do imóvel. Mas, como fazer isso?!
Verifique o valor dos outros imóveis da região por meio de sites de imobiliárias. Compare a quantidade de quartos, localização, o estado de conservação, facilidades da região, entre outros aspectos.
No entanto, o melhor caminho é buscar ajuda de corretor de imóveis. Isso porque o profissional é treinado e tem a experiência necessária para definir o valor adequado.
6. Preocupe-se com a limpeza do local
Prepara-se para receber visitas! Isto é: mantenha o seu imóvel limpo, principalmente, nos dias de visitações. Isso porque um imóvel bem cuidado aumenta a confiança do cliente, além de ser fundamental para que a pessoa consiga se imaginar morando ali.
Também não se esqueça de manter o espaço arejado e com incidência de luz solar, pelo menos alguns dias antes da visitação. Do contrário, você pode ter problemas com a incidência de mofo ou bolor, o que gera um cheiro nada agradável durante a visitação.
7. Prepara-se para receber diferentes propostas
Um dos processos que pode atrasar a venda ou locação do seu imóvel é a etapa de negociação. Você não precisa aceitar a primeira proposta que surgir. No entanto, vale a pena ouvir o que o cliente tem a dizer e avaliar se é ou não um bom negócio.
Isso porque nem sempre é possível vender o imóvel pelo valor que você gostaria, portanto esteja aberto para negociações.
No fim das contas, o negócio precisa ser vantajoso tanto para você quanto para o comprador ou locatário.
8. Crie uma boa estratégia de marketing
A próxima dica é dar visibilidade para o anúncio do seu imóvel. Mas, como fazer isso? Você pode anunciar o seu imóvel em grandes portais imobiliários, criar anúncios no Google, publicações nas redes sociais e até mesmo apostar no bom e velho “boca a boca”.
No entanto, mais uma vez, uma boa dica é contar com um suporte de uma imobiliária. Essas empresas são detentoras de estratégias de marketing digital assertivas, além de possuírem uma carteira de clientes.
9. Conte com a ajuda de uma boa imobiliária
Uma boa imobiliária pode ser sua grande aliada para acelerar o seu processo de venda ou locação. Isso porque a empresa tem a experiência necessária para divulgar o seu imóvel corretamente, apresentar para os clientes certos e ainda reduzir a burocracia do processo.
Todos os detalhes são pensados para garantir o sucesso da transação o mais breve possível. Acesse o conteúdo e entenda mais sobre como a imobiliária facilita a venda ou aluguel do seu imóvel.
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária