Em tempos difíceis como os que vivemos hoje, ter outra alternativa de renda contribui bastante no orçamento, principalmente se seu imóvel está parado, mas está em condições de ser alugado e gerar uma receita garantida
Se você já conta com isso, sabe muito bem que um imóvel que está parado é bastante oneroso. Por isso, proprietários e imobiliárias tentam evitar que esta situação aconteça. Afinal, ter um imóvel desocupado gera custos para o proprietário como ter que arcar com condomínio, IPTU, contas de água e de luz, que se estivesse ocupado seriam pagos pelos inquilinos.
Uma das grandes dúvidas de quem inicia nesse ramo é escolher uma imobiliária de confiança para cuidar da administração do imóvel e fazer a divulgação do mesmo. Por isso, procure por empresas de confiança e com um bom histórico, de preferência que conheça bem a região e que também saiba utilizar das tecnologias disponíveis para o ramo imobiliário que podem fazer com o seu imóvel seja alugado em um prazo mais rápido.
Pensando nisso, se seu imóvel está parado, preparamos pra você uma lista com as principais tecnologias disponíveis para o mercado imobiliário que vão te ajudar a alugar a sua propriedade. Confira!
Seu imóvel está parado? Imagens e vídeos podem ajudar
Imagens e vídeos são úteis para a divulgação dos imóveis em aplicativos, sites e campanhas, são ideais para mostrar as características mais fiéis de um imóvel. O uso dessas tecnologias faz com que seja mais fácil e atrativo a escolha de imóveis para visitação. Outra vantagem disso é a otimização do tempo de clientes e corretores, pois, através do uso dessas tecnologias o cliente irá marcar as visitas em imóveis que realmente teve interesse em conhecer.
É muito importante que haja atenção na hora de tirar as fotos dos imóveis, pois a qualidade delas impacta diretamente na velocidade em que o negócio é fechado, se elas não tiverem uma boa qualidade é bem provável que o imóvel não desperte o interesse de quem realiza uma busca. Se procura por qualidade existem as imagens de 360º, que possibilitam a visualização com maior resolução num ambiente virtual. Lembre-se que uma boa imagem valoriza o imóvel e aumenta as chances de locação ou venda.
Já na utilização de vídeos é interessante que ele mostre detalhes além do imóvel, como por exemplo: detalhes do condomínio, arredores da propriedade, pontos positivos de morar na região, restaurantes e áreas de lazer próximas.
Sites
Quando o imóvel está parado, uso de sites se tornou a maneira mais comum de buscar imóveis de forma virtual, em muito dos casos são a primeira tecnologia que o cliente tem contato na busca por um imóvel, e é através deles que fotos e vídeos são colocados para a exibição dos imóveis, junto com as demais especificações e informações.
Para quem planeja utilizar sites para exibir imóveis existem três maneiras de começar. A primeira é optar por sites especializados na divulgação de imóveis, independente se o objetivo for locação ou venda. Entre eles existem os que cuidam da divulgação até os trâmites de assinatura do contrato.
Tanto imobiliárias e proprietários podem utilizar dessa tecnologia, por serem mais simples de utilizar, basta acessar e criar sua carteira de imóveis. Essa opção é mais acessível pois exclui os gastos com manutenção de um site próprio.
Quando seu imóvel está parado, a segunda opção é utilizar sites que prestam o serviço de uma imobiliária online, que por sinal vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário. Por trás dessa tecnologia existe uma empresa especializada em oferecer serviços imobiliários que atendam o consumidor online. A utilização deste é mais comum entre proprietários.
A terceira opção são sites próprios de imobiliárias que existem fisicamente. Ter um site faz com elas fiquem conhecidas na internet e também os seus imóveis, ter um site e mantê-lo constantemente atualizado passa mais segurança e credibilidade para qualquer imobiliária.
Realidade virtual
A Realidade Virtual é uma solução que simula uma experiência de visita, fazendo com que o cliente se sinta presente em um determinado local. O uso dela já se tornou muito comum entre imobiliárias e construtoras, principalmente em stands de locação e vendas de imóveis que estão na planta. Utilizando de imagens em 360º para que o cliente possa visitar virtualmente o imóvel quantas vezes quiser, antes mesmo de fazer a visita presencial.
Sem dúvidas ela possibilita a demonstração de imóveis de maneira inovadora e já se tornou presente em negócios imobiliários que buscam pela diferenciação da experiência do consumidor.
Todo o negócio imobiliário que tem o objetivo de atingir uma grande quantidade de clientes devem investir nela para terem mais força competitiva, visto que, muitos negócios do setor já utilizam a realidade virtual como foco das suas estratégias.
Imersão Carvalho 3D
Essa é uma tecnologia que gerou uma revolução para o setor imobiliário, sendo capaz de fazer varreduras em 3D. Trata-se de uma câmera que mapeia áreas em pouco tempo, por meio da coleta de dados visuais e espaciais, transformando-os em imagens. A partir disso se proporciona uma interação virtual, possibilitando que espaços sejam explorados sem que necessariamente as pessoas estejam neles.
A Imersão Carvalho 3D cria imagens em 360º bem completas, sendo capaz de exibir todos os ambientes de um imóvel em uma mesma imagem, apenas a arrastando para cima, baixo ou para os lados, que ela começa a se mover para o lado que desejar, exibindo com perfeição os detalhes do imóvel.
Além disso, a Imersão Carvalho 3D possui uma grande biblioteca com conteúdos em realidade virtual bem úteis para o ramo imobiliário e quando um imóvel está parado, e muitos profissionais dos ramos de construção civil e decoração a utilizam na criação de ambientes virtuais. Ela é compatível com vários equipamentos como smartphones, tablets, óculos de realidade virtual e computador.
Agora que você conheceu as tecnologias mais utilizadas para acelerar o processo de locação de um imóvel, já sabe o que fazer e quais parceiros vão atender às suas necessidades para que consiga ocupar um imóvel está parado.
Gostou de descobrir as 4 tecnologias que podem te ajudar a vender seu imóvel? Então aproveite e leia outro texto sobre o assunto “Quanto tempo se leva normalmente para vender um imóvel no Rio de Janeiro?“
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária