https://carvalhoadm.com.br/blog/media/carvalhoadm/2019/05/viver-em-ipanema-8-ideias-para-morar-no-bairro-carioca.jpg
Carvalho Administradora

Ipanema é um dos bairros mais conhecidos do Rio de Janeiro, e muitas pessoas querem morar nele pela ótima infraestrutura oferecida ao morador. Assim, confira nosso guia com 10 ideais e pontos positivos de viver em Ipanema!

1. Praia de Ipanema (Democrática e postos para todos os gostos)

Imortalizada pela música de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Garota de Ipanema, o bairro tem uma das praias mais famosas do mundo, e a sua beleza é incontestável. Assim, um dos grandes atrativos do bairro é a sua praia. Perfeita para quem gosta de curtir momentos de lazer e tempo com a família e amigos.

Os postos 8, 9 e 10 estão na região da praia de Ipanema, sendo uns dos mais movimentados da orla, eles são bem conhecidos pela preferência de grupos que os frequentam.

O posto 8, é conhecido pelos frequentadores mais descolados e que buscam paquerar e fazer novas amizades.

O posto 9, é conhecido como o ponto preferido dos LGBT, têm até quiosques de arco-íris, o local é bem movimentado e costuma ficar cheio durante todos os dias da semana.

E finalmente o posto 10, é o mais boêmio e bastante frequentado por moradores da região e turistas que buscam um local mais tranquilo e menos badalado, ideal para quem decide viver em Ipanema.

2. Valorização dos imóveis

Viver em Ipanema significa morar em umas das regiões mais valorizadas do Rio de Janeiro, segundo o SECOVI RIO (o sindicato da habitação). Portanto, para quem pensar em viver em Ipanema, o bairro oferece bons e confortáveis imóveis.

3. Transporte público e fácil acesso as vias da cidade

Morar em Ipanema é sinônimo de estar bem localizado e ter fácil acesso para outras regiões da cidade, seja de transporte público ou particular, o bairro conta com estações do metrô e linhas de ônibus. Ipanema tem boas vias de acesso aos bairros da zona sul e a outros pontos do Rio de Janeiro.

4. Comércios, serviços e educação são vantagens de viver em Ipanema

A maior parte do comércio do bairro se concentra na Rua visconde de Pirajá e Maria Quitéria Garcia D’Ávila, que é uma das ruas mais luxuosas da cidade, onde se encontra lojas de todos os tipos, incluindo grandes grifes. A região também conta com serviços diversos.

Além da tradicional Feira Hippie que acontece aos domingos, durante a semana às terças na praça Nossa Senhora da Paz  acontece uma charmosa feira orgânica.

Outro ponto forte de Ipanema é o acesso a educação de qualidade, com colégios e faculdades tradicionais, como:

  • Colégio Notre Dame;
  • Colégio São Paulo;
  • Universidade Cândido Mendes.

 

5. Pontos turísticos

Existem vários pontos turísticos no bairro e por conta disso é comum ver muitos turistas passeando nas redondezas, sendo essa outra vantagem de viver em Ipanema. Alguns dos pontos mais famosos são:

  • Praia e o calçadão de Ipanema, famosos pela linda vista, com barracas e grande concentração de pessoas.
  • Praia do Arpoador é uma das praias mais tradicionais do Rio de Janeiro sendo um dos lugares mais famosos para observar o pôr do sol.
  • Pedra do Arpoador é mais um ponto onde o pôr do sol é aplaudido, o lugar é lindo e ótimo para tirar fotos.
  • Estátua de Tom Jobim, uma bela homenagem ao mestre que eternizou a praia de Ipanema para o mundo, ela é muito bem feita, e é um lugar onde vale muito a visitação.
  • Paróquia Nossa Senhora da Paz, localizada em frente à praça que leva o seu nome, atrai muitos visitantes interessados em observar a arquitetura da igreja, suas imagens e seus vitrais que muitos dizem ser o grande diferencial.
  • Parque garota de Ipanema,  fica entre a praia de Copacabana, Pedra do Arpoador e a Praia de Ipanema, apesar do seu mau estado de conservação é um lugar que vale a pena a visitação.
  • Mirante da Paz, é preciso pegar um elevador para chegar até ele, lá de cima a vista da cidade é de tirar o fôlego.

6. Cultura

Engana-se quem pensa que viver em Ipanema é somente aproveitar o bairro ao ar livre,  o bairro também é conhecido por abrigar museus, teatros e galerias de arte. Veja alguns:

  • Teatro Ipanema: um espaço bem tradicional e em pleno funcionamento, costuma ter peças para adultos e crianças.
  • Galeria Ipanema: com obras de artistas importantes brasileiros da era modernista, sendo possível encontrar peças de Portinari, Di Cavalcanti, Volpi entre outros.
  • Casa de Cultura Laura Alvim: o local passou por uma reforma e foi reaberto em 2016, possui salas de teatro, sala de cinema, conta com exposições, eventos e curso de teatro. Aos finais de semana você pode tomar um café da manhã no terceiro andar da casa admirando a vista da praia.
  • Museu Amsterdam Sauer: local para admirar a beleza das pedras preciosas, dentre as peças expostas estão pedras trabalhadas e em estado bruto, o museu conta com uma réplica de mina de esmeralda e outra da Coroa Imperial de D. Pedro II.

7. Bares e restaurantes

O bairro conta com vários bares e restaurantes encontrados nas praças General Osório e Nossa Senhora da Paz.

  • Bar Garota de Ipanema, é um ambiente bem tradicional, temático com fotos nas paredes, com boa comida e bebida.
  • Vinicius Bar, é um típico restaurante localizado na Rua Vinicius de Moraes, com boa comida e bom atendimento.
  • Pub Shenanigan’s, é um bar irlandês muito famoso pelo seu chopp gelado, boa cerveja e petiscos.
  • Bar Astor, fica bem perto da praia e é uma boa opção para degustar petiscos e drinks.
  • Fasano Al Mare, conhecido pelo seu excelente atendimento e drinks saborosos, fica a 100 metros da praia.
  • Belmonte Ipanema, o local é bem disputado e tem uma variedade bem grande de petiscos, é uma ótima combinação de sabor e bom atendimento.

Além disso, quem escolhe viver em Ipanema também pode aproveitar da diversidade oferecida na região. O bairro é muito frequentado pela comunidade LGBT, a rua Farme de Amoedo é um point da comunidade fora da areia, com diversos bares, restaurantes e lojas.

8. Programação nos finais de semana

Aos domingos, das 7h às 19h, na Praça General Osório, é montada a tradicional Feira Hippie de Ipanema, que está presente desde o final dos anos 60, onde você encontra diversos itens como roupas, artesanato e acessórios.

Aos domingos, a Avenida Vieira Souto fecha para pedestres, tornando uma ótima opção de lazer para levar a família, é possível desfrutar do lugar de diferentes maneiras como fazer uma caminhada, andar de bicicleta, patinete, patins ou skate.

Gostou de conhecer os 8 pontos positivos de viver em Ipanema? Então aproveite e leia outros artigos interessantes sobre imóveis e fique ainda mais preparado para alugar um imóvel nessa região!

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

Seu imóvel está parado há muito tempo? Conheça 4 tecnologias que podem te ajudar
12 jul
Imobiliária Imóveis

Seu imóvel está parado há muito tempo? Conheça 4 tecnologias que podem te ajudar

Seu imóvel está parado há muito tempo, e você não sabe que fazer para vendê-lo mais rápido? Então conheça 4 tecnologias que podem te ajudar!

leia mais
6 motivos para escolher uma imobiliária que trabalhe com realidade virtual
12 jul
Imobiliária Imóveis

6 motivos para escolher uma imobiliária que trabalhe com realidade virtual

Você tem interesse em venda ou locação de imóveis? Então confira os 6 motivos para escolher uma imobiliária que trabalhe com realidade virtual!

leia mais