Carvalho Administradora

Economizar está sempre entre os objetivos dos brasileiros, não é? E quando se trata das despesas do condomínio não é diferente.

São sempre diversos itens agregados a soma e no fim do mês o valor da taxa pode ser um pouco salgado. O que diante dos dias atuais, pode gerar certo descontrole nas finanças.

Pensando em auxiliar condôminos e administradores, preparamos algumas dicas para reduzir os custos do condomínio.

Morar em condomínio está entre as prioridades de muita gente, isso porque este espaço transmite mais segurança e comodidade aos moradores.

Poder viver num lugar com portaria, áreas de lazer, piscinas, parquinho, churrasqueira, salão de festas e academia, facilita a rotina das pessoas.

No entanto, toda essa comodidade tem seus custos e na maioria das vezes vêm embutidos na taxa de condomínio.

Desde que os condomínios surgiram, existe essa discussão sobre os valores a serem pagos pelos donos ou locadores dos imóveis.

O assunto é tema de reclamações recorrentes nas reuniões de condomínio e também pode fazer com que inquilinos desistam de locar imóveis por conta do valor elevado das taxas.

Para te ajudar a evitar prejuízos e dores de cabeça, conte com a Carvalho Administradora.

Principais despesas do condomínio

Podem ocorrer algumas variações, dependendo da localidade do condomínio ou das particularidades, mas via de regra, as principais despesas são:

– Salário dos funcionários;

– Luz, gás e água;

– Despesas administrativas;

– Manutenção internas (elevadores, escadas, bombas, seguro etc);

– Fundo reserva para reparos e reformas, custos bancários;

Estas despesas fixas são, quase sempre, motivo de estresse para síndicos e administradoras de condomínios.

Os donos dos imóveis querem sempre economizar, agora com a crise que ronda a quase todos, esta é uma realidade ainda mais palpável.

Os custos enumerados acima são somados e divididos entre os condôminos em partes iguais.

Outro ponto que é pauta para discussões é a respeito da inadimplência.

Isso porque quando um ou mais moradores deixam de pagar essas taxas por alguma razão, o valor é dividido entre os demais residentes, o que eleva as percentagens e gera desagrado.

Vendo este pequeno panorama podemos entender que, para reduzir custos, é preciso também estudá-los e compreender onde é possível cortar despesas e o que é necessário mudar.

E desta forma, agradar a maior parte dos pagantes.

Lembrando que não tem taxa alguma, está fora de cogitação, afinal, um condomínio é uma comunidade, uma minicidade que precisa de manutenção para funcionar em perfeita ordem.

Dicas para diminuir despesas do condomínio

– Elimine a inadimplência: como dito anteriormente, a inadimplência pode ser um agravante para os preços das taxas de condomínio.

A falta de pagamento de alguns moradores tem ligação direta com o aumento das taxas para os outros, caso os valores dos inadimplentes não sejam repassados aos demais moradores, as contas do mês não fecharão.

Portanto, não há para onde correr. Deste modo, eliminar este problema é indispensável para a saúde financeira do condomínio.

A melhor forma de agir para evitar os furos no orçamento é não deixar que a falta de pagamento se torne um hábito.

Assim que notar que alguns donos de imóveis não estão em dia com suas taxas, entre em contato de imediato e os coloque a par da situação.

Existem administradoras como a Carvalho que podem te ajudar a manter as contas do condomínio em dia.

– Corte gastos com colaboradores: uma boa fatia do orçamento mensal vai pagar o pagamento dos funcionários, por isso, pensar em estratégias para cortar estes custos vai te ajudar a diminuir as despesas do condomínio.

Existem três opções para solucionar esta questão, a primeira é diminuir a carga horária de trabalho dos funcionários; a segunda é avaliar a opção de terceirizar os serviços; a terceira é não permitir que os colaboradores façam horas extras a menos que seja de extrema necessidade.

– Economize energia elétrica: a energia elétrica tem sido alvo de diversos aumentos nos últimos meses e com certeza isso se reflete na taxa de condomínio.

Por isso, buscar alternativas para economizar este recurso pode representar menos gastos.

Caso ainda não seja assim, troque as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, incentivando funcionários e moradores a não deixar luzes acesas sem necessidade.

Durante a noite em locais de pouca circulação, deixe apenas algumas luzes acesas, ao invés de todas elas, e mantenha equipamento de pouco uso fora da tomada.

– Economize água: esta é outra despesa fixa dos condomínios, assim como os moradores se mantêm atentos à economia em seus imóveis, incentivando-os a fazer o mesmo nas áreas comuns.

O consumo consciente, além de fazer bem para o planeta também pode aliviar o bolso dos condôminos.

Por isso, faça reuso de água, use água da chuva para limpeza dos ambientes.

Fiscalize e faça manutenções em vazamentos e torneiras que possam estar gastando mais água que o necessário e não incentive o uso de água potável para lavagem de veículos.

– Faça uso da tecnologia: implementar elementos tecnológicos no condomínio pode gerar alguns gastos fora do orçamento, no entanto, a economia futura compensará estes gastos.

Um bom exemplo disso, é a portaria remota, que pode ser controlada à distância.

Além de funcionar 24 horas por dia, oferece segurança e dispensa a contratação de funcionários para os 3 turnos.

– Planeje: de forma consciente, projete o futuro do condomínio.

Faça a previsão de gastos do próximo, desta forma, é possível lidar com imprevistos de maneira mais satisfatória, afinal estes já estarão no plano.

Elabore o orçamento anual com antecedência, calma e atenção, não deixe passar nenhum detalhe, essa é a melhor forma de não ter taxas adicionais ao longo do ano.

– Invista em administradoras: contar com ajuda profissional pode ser a saída para cortar gastos.

Especialistas podem avaliar as finanças e encontrar despesas que podem ser cortadas ou diminuídas, além de oferecer opções para os problemas encontrados na administração.

Por isso, vale a pena avaliar os serviços de profissionais da área.

Para saber mais sobre os serviços de administração de condomínio oferecidos pela Carvalho Administradora, visite nosso site https://carvalhoadm.com.br/

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!