Pensando em alugar ou vender seu imóvel? Nesse momento, muitos proprietários ficam na dúvida se compensa (ou não) contratar uma imobiliária. Afinal, quais são as vantagens que ela pode te oferecer? Vale mesmo a pena?
Para te ajudar a responder essas perguntas, nos da Carvalho Administradora, preparamos este conteúdo. Então, siga a leitura até o fim!
Qual é o papel de uma imobiliária?
A imobiliária é uma empresa especializada na compra, vendas e gerenciamento de imóveis. Ela é responsável por cuidar de toda a parte burocrática, operacional, administrativa, financeira e legal do processo de compra e venda ou locação.
O principal objetivo da empresa é tornar tranquila e segura à transação imobiliária, assim como, encontrar o cliente ideal para aquele imóvel. Para tudo isso, a imobiliária oferece suporte desde a primeira visita à propriedade até depois da assinatura do contrato.
Quais são as vantagens de contratar uma imobiliária?
Na hora de vender ou disponibilizar um imóvel para a locação é comum ter dúvida entre contratar uma imobiliária ou realizar a negociação sem intermediação. Conheça 8 benefícios de contratar uma empresa especializada em imóveis, acompanhe:
- Segurança e tranquilidade
O corretor de imóveis é o profissional capacitado e treinado para realizar transações imobiliárias. Assim como em qualquer outra área, ter o suporte de um profissional especializado torna o processo mais seguro e menos burocrático.
Além disso, a venda ou locação de um imóvel não é tão simples quanto muitas pessoas acreditam. Qualquer erro no contrato, certamente, gerará muita dor de cabeça. Por isso, uma imobiliária oferece todo o suporte necessário, solucionando dúvidas e eventuais situações.
- Sempre disponível para o cliente
Uma das grandes vantagens de ter um corretor é que ele será o responsável pelas visitas no seu imóvel. Afinal, o tempo é algo precioso e você não precisará se deslocar até o imóvel (muitas das vezes, perdendo horas no trabalho) toda vez que surgir um cliente interessado.
Assim, você economiza tempo e pode se dedicar a outras demandas da rotina. E tem mais: a imobiliária também realiza uma triagem entre as pessoas, realmente, interessadas e aquelas que só estão curiosas.
- Menos burocracia e dor de cabeça
Não é novidade que a burocracia faz parte da maioria dos processos brasileiros e, com a venda ou locação de imóveis, isso não é diferente. Qualquer erro na documentação do imóvel ou no contrato pode acarretar no atraso na transação e gerar muita dor de cabeça.
Esse tipo de situação, inclusive, motiva o cliente a desistir da compra ou locação. Para tornar o processo mais simples e rápido, a imobiliária fica responsável por conferir toda a documentação e usa da sua experiência para deixar o processo confiável e transparente.
- Valor do imóvel condizente ao mercado
Na hora que você decidiu vender ou alugar seu imóvel, certamente, uma das primeiras dúvidas foi: “qual o valor ideal?”. Afinal, é preciso definir um preço justo para o proprietário, assim como, condizente com o imóvel e a sua localização.
Ao contratar uma imobiliária você terá o suporte de um time de especialistas para definir o valor adequado para o seu imóvel. Os proprietários que tentam definir o valor por conta própria correm o risco de fechar um péssimo negócio ou de que imóvel fique parado.
- Divulgação em diferentes canais e mídias
As imobiliárias sabem, exatamente, quais são as ferramentas necessárias e efetivas para divulgação do seu imóvel. Por isso, além dos portais imobiliários, elas também divulgam a propriedade no site da empresa, nas redes sociais, para a carteira de clientes e muito mais.
Todos os detalhes são pensados para alugar ou vender o seu imóvel o mais breve possível. No entanto, quando a divulgação é realizada sem intermediação de uma imobiliária, o proprietário realiza um grande investimento de tempo e de dinheiro e – muitas das vezes – sem sucesso.
- Análise do comprador ou inquilino
Não é novidade que a inadimplência ainda é muito comum, principalmente, quando o assunto é locação de imóveis. Sem a ajuda de uma imobiliária, o proprietário pode ter dificuldade em controlar e cobrar os pagamentos. Ao contratar uma imobiliária, tudo isso passa a ser responsabilidade dela.
Além disso, ao optar pela negociação sem intermediação, é provável que você não tenha os meios necessários para analisar o perfil e as condições financeiras do cliente. Como resultado, o dono do imóvel realiza a transação “no escuro”, sem garantias de que o pagamento será realizado.
- Experiência em negociação
A negociação é um dos momentos mais importantes para o fechamento do contrato. Por exigir um grande investimento financeiro, é comum que as reuniões sejam longas, cansativas e criteriosas. Afinal, é preciso definir um acordo que faça sentido para todos os envolvidos.
No entanto, ao contar com o suporte de uma imobiliária, as negociações se tornam mais simples. A experiência em negociação é traduzida em entender o que é melhor para o comprador e para o proprietário, visando um acordo justo e satisfatório.
- Excelente custo-benefício
O valor cobrado por uma imobiliária é considerado baixo em relação a todo serviço prestado. A empresa fica responsável por realizar a venda ou locação do seu imóvel, prestar todo o suporte necessário e ainda cuida da documentação e transação cartorial.
Não é à toa que as imobiliárias são conhecidas como quebra-burocracia. Normalmente, o valor cobrado para gerenciamento do imóvel, é entre 8 e 10% do aluguel mensal do proprietário e uma taxa de intermediação que é cobrada somente no primeiro mês de aluguel.
Para venda, o percentual da comissão é entre 6 e 8% do valor do imóvel.
Quais os riscos de alugar ou vender imóvel sem o suporte de uma imobiliária?
Vender ou alugar um imóvel sem uma imobiliária pode, inclusive, trazer riscos para o proprietário e para o cliente. Dentre os principais perigos, podemos citar:
- Inadimplência;
- Fechar um péssimo negócio;
- Fraudes na documentação;
- Garantias insuficientes;
- Não encontrar um locatário ou comprador;
- Errar na documentação.
Portanto, quando vale a pena contratar uma imobiliária?
Para definir se vale a pena contratar uma imobiliária, o proprietário precisa definir seus objetivos e prioridades. Se ele não está disposto a pagar a taxa da imobiliária e prefere assumir os riscos da transação, nesse caso, vale alugar ou vender o imóvel sem intermediação.
Agora, se preferir uma transação segura e tranquila, vale a pena contratar o suporte de uma imobiliária.
Pensando em alugar ou vender o seu imóvel? Conte com a Carvalho Administradora
Presente no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Carvalho Administradora é uma imobiliária referência em Copacabana.
A empresa é formada por equipe de profissionais multidisciplinares e preparada para te auxiliar em qualquer situação, seja ela de compra, venda, locação de imóveis ou administração de condomínio. Conheça mais!
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária