Carvalho Administradora

Comprar imóveis com consórcio ou financiamento: o que é melhor? Considerando a grande demanda de dúvidas dos futuros proprietários, preparamos este blog. Confira!

A vida daqueles que alugam: é resumida em todo mês ter a frustração de honrar pagamentos por algo que não é seu. Isso sem mencionar os rateios condominiais, que,do locador ter esta obrigação mensal,  deixam muitos inquilinos com dificuldades ao comunicar essa responsabilidade.

Contudo, aqueles que decidem abandonar esse estilo de vida, com a aquisição do primeiro imóvel, geralmente se deparam com o seguinte dilema: devo optar pelo consórcio ou financiamento?

Considerando que essa dúvida paira sobre a cabeça dos futuros proprietários, preparamos este conteúdo. Portanto, acomode-se e mergulhe nesta leitura, que buscará tirar todas as suas dúvidas a respeito dessas duas modalidades de aquisição. Acompanhe!

Consórcio ou financiamento: suas principais características

Algo muito importante a ser ressaltado é: a aquisição segura e com consciência de um imóvel sempre é precedida por um bom planejamento financeiro. Na realidade, a leitura deste post já demonstra iniciativa responsável, sendo, portanto, uma das etapas do seu planejamento pré-aquisição.

Agora, ao tema: duas formas de compra. Talvez você já conheça os moldes de uma delas, principalmente por serem muito populares na aquisição de bens com valores menores, como no caso dos carros e motos. No entanto, diferente do que acontece com os veículos, as condições, tanto no financiamento quanto no consórcio, podem ser bastante diferentes, e isso acontece justamente pelo alto valor dos imóveis, afinal de contas, não é novidade  que apartamentos, casas e terrenos tenham como base de preço o valor que seria cobrado em um veículo de luxo, a partir de R$100 mil.

Além disso, os imóveis, quando comprados por consumidores com pretensão residencial, em vez de geração de capital —locando ou revendendo —, tornam-se bens com pouca rotatividade,  garantindo assim a permanência do comprador por muito tempo.

Novamente comparando aos veículos, observe que:

  • veículos têm limite de financiamento de cerca de 5 anos (60 meses);
  • Compras imobiliárias geralmente são distribuídas ao longo de até 30 anos (360 meses).

Agora, confira as principais características de cada modalidade:

O consórcio

A modalidade consiste na colaboração de consumidores interessados na compra de um imóvel, formando, então, um grupo de autofinanciamento. Cada um dos consorciados deverá cumprir os seus lances mensais, tendo como objetivo a contemplação da carta de crédito, que possibilitará a compra do imóvel.

O consórcio é uma modalidade bastante atrativa por conta de alguns detalhes, como não exigir comprovação de renda, nem valor de entrada. Além disso, observem que juros não são cobrados nos consórcios, mas sim uma módica taxa administrativa, que remunera a empresa que tem a função de fazer a  manutenção das assembleias de consorciados.

Entretanto, o consórcio também possui pontos negativos, assim, entenda que algumas características podem ser consideradas ruins, como:

  • para antecipar a contemplação, você pode fazer lances com o valor de uma ou mais mensalidades, mas não exija garantia de ser contemplado, pois o lance ainda poderá ser superado pelo de outro participante do consórcio;
  • a depender da sorte — ou falta dela —, você poderá nunca ser sorteado, passando por todo o período do consórcio sem a contemplação antecipada, obtendo a carta de crédito apenas na quitação;
  • A compra do imóvel não é imediata.

O financiamento

O financiamento,hoje em dia, é considerado a modalidade favorita do consumidor brasileiro, em termos de popularidade. A modalidade consiste na contração de crédito junto a uma instituição financeira, que irá quitar o imóvel ao vendedor no exato momento..

Assim, o comprador estará em um vínculo com a instituição que o concedeu esse crédito, comprometendo-se assim a  quitar as parcelas mensalmente, em concordância com as taxas e condições previamente negociadas. Agora vamos às características negativas do financiamento, que são:

  • existência de juros, que variam, conforme o percentual de entrada ou período de quitação em número de parcelas;
  • exigência de comprovação de renda e análise de SCORE, por tratar-se de uma contração de crédito;
  • exigência de entrada, habitualmente fixada em 20% do valor do imóvel.

Consórcio: suas vantagens

Ótimo! Agora que já explicamos sobre cada um deles, destacando as diferenças entre as modalidades, chega o momento para esclarecermos as principais vantagens de cada opção. Confira!

Custo Efetivo Total

Durante seus cálculos e planejamentos financeiros, irá aparecer com bastante frequência a sigla CET, com significado destacado acima. O custo final é menor em função da não existência de juros, garantindo mensalidades suaves e fixas.

Acessibilidade

Se observarmos o fato de que o consórcio não exige comprovação de renda, nem análise de crédito, além de dispensar a entrada, podemos considerar que para a obtenção da casa própria, é a opção mais simples e acessível.

Lances

Os lances variam entre dois pólos, pois pode ser algo positivo ou negativo, a depender da circunstância e perfil do comprador, assim como sua compreensão sobre o seu funcionamento. Importante destacar que o consórcio pode ser uma compra fenomenal para aqueles que podem esperar, indefinidamente, pela obtenção do imóvel.

Além disso, saber dar os lances certos (valor) no momento ideal  pode garantir a contemplação antecipada da carta. Em tempo, compreenda  por momento adequado os meses em que a economia familiar está retraída, como janeiro ou fevereiro, considerando a incidência de impostos, material escolar e afins.

Financiamento: suas vantagens

Agora é momento de destacar as características que tornam o financiamento uma alternativa atraente e muito popular.Veja abaixo!

Imediatismo

Financiar é sinônimo de retirada imediata, salvo situação de imóveis em fase de construção. Afinal de contas, você terá as chaves na mão assim que ocorrer a aprovação do crédito.

Fuga do aluguel

Aqui gostaríamos de  frisar que essa é uma vantagem exclusiva às aquisições bem planejadas. Com uma boa entrada de negócio, você conquista taxas de juros mais justas e, consequentemente, parcelas mais suaves e que não pesam no seu bolso. Com isso, a depender das condições do seu financiamento, você poderá se mudar para o seu imóvel, parando de pagar aluguel, mas passando assim a quitar o seu lar.

FGTS

Possui uma boa contribuição no fundo de garantia? Saiba que existem inúmeros programas de financiamento habitacional a partir deste salto, abatem no valor do imovel, garantindo consequentemente uma aquisição ainda mais rápida e barata.

Tiramos algumas dúvidas e te deixamos mais seguros com o próximo passo? Aqui na Carvalho Administradora oferecemos consultoria grátis e achamos o imóvel ideal para você em tempo recorde. Venha realizar o seu sonho, entre em contato conosco!

SAC: 0800 588 8000

Whatzapp: 21 99333-9029



Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!