Carvalho Administradora

Em um condomínio, a convivência entre os moradores é sempre desafiadora e exige bom senso, educação, respeito e tolerância. Mas, por mais que sigamos em paz no convívio, em algum momento vamos nos deparar com algum problema que precisará ser reportado, a partir de uma reclamação.

A reclamação dentro de condomínios deve seguir algumas formalidades, tendo em vista que ela poderá ensejar a aplicação de alguma penalidade para outra pessoa.

Sendo assim, é preciso ter cautela e antes de formalizar qualquer tipo de reclamação e se certificar de que a conduta adotada pelo condômino é de fato uma infração.

Neste texto, vamos apresentar o passo a passo para fazer uma reclamação com cautela e sem problemas futuros, a fim de melhorar o dia a dia de todos os condôminos.

  1. Formalize sua reclamação para o síndico

O Livro de Ocorrências é uma ferramenta utilizada para a comunicação do condomínio, no qual moradores e funcionários podem fazer as reclamações, mas também utilizar para propor melhorias e registrar qualquer fato que o síndico precisa tomar conhecimento. Este é o primeiro passo a ser feito.

Por se tratar de um documento de domínio público, o livro geralmente fica na portaria, ou aos cuidados do zelador. Mas, em alguns condomínios ele pode ser utilizado de forma online, através de aplicativos ou via e-mail do síndico/condomínio ou da administradora.

  1. Sempre reúna provas para respaldar o motivo da sua reclamação

A sua reclamação pode ser reforçada ao comprovar o motivo do feito e o cometimento da infração. Por isso é importante reunir fotos, testemunhas, gravações, declarações de vizinhos, imagens do sistema de câmeras de monitoramento. Ou seja, tudo o que puder. Isso também irá lhe proteger de uma falsa acusação e agilizará o processo para que o erro não seja mais cometido.

  1. Constate sua ocorrência com detalhes

Voltando ao fato da credibilidade, uma boa reclamação também deve estar acompanhada de detalhes importantes para que seja leva em consideração com mais facilidade. Então para evitar interpretações erradas ou confusões, especifique bem qual a unidade do infrator, o dia do fato, horário, local, nome do responsável pela segurança, vigilância ou portaria do condomínio.

Além disso, também pode ser citado o nome de testemunhas que também estejam incomodadas com tais atos.

Por fim, é importante que após fazer o registro e reunir as provas e detalhes você comunique à administração para constatar a ocorrência da infração reportada. Isso pode ser feito pelo zelador, vigilante, ronda, gestor ou qualquer outro empregado do condomínio.

Em caso de recusa por parte do colaborador, é importante que informe também no livro de ocorrência.

  1. Cobrança de uma resolução

Caso o síndico não responda ao caso, cobre novamente no livro de ocorrência e também entre em contato com a administradora.

A depender do caso, se nenhuma providência for adotada, o síndico poderá ser considerado omisso.

Uma vez passado todo o passo a passo, vamos lhe dar 5 dicas do que nunca fazer em caso de reclamações. São elas:

  • Nunca acuse sem provas, isso pode acarretar em diversos problemas com os vizinhos;
  • Jamais utilize palavras de baixo calão para fazer uma reclamação, tudo deve ser tratado através do respeito e formalidade;
  • Não ameace ninguém, essa ação pode ser vista de mau jeito e até ser resolvida na justiça;
  • Não ofenda o próximo, lembre sempre que o objetivo é resolver a questão sem mais conflitos a fim de trazer uma boa convivência a todos;
  • Não utilize redes sociais ou mensagens de WhatsApp para formalizar qualquer tipo de reclamação, evite também grupos. A ideia é que tudo seja resolvido com discrição e respeito.

Seguindo todos os passos acima você consegue resolver a questão de forma clara e rápida, além de contribuir para o bom convívio de seu condomínio.

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