De acordo com a Legislação Brasileira, todos os condomínios do país precisam, obrigatoriamente, ter um síndico. Isso porque o gestor é um profissional indispensável para o funcionamento do empreendimento, bem como para a manutenção da harmonia e da qualidade de vida dos moradores.
Desse modo, é possível imaginar que os síndicos possuem em seu dia a dia diversas atribuições diferentes.
É necessário cuidar da gestão administrativa, bem como da parte de RH (Recursos Humanos) e, também, da área financeira. Neste ponto, não é incomum que os profissionais encontrem dificuldades e, assim, acabem cometendo erros que podem prejudicar todos os condôminos.
Se você tem dificuldades na gestão financeira do condomínio, esse texto é para você: mais adiante o Blog da Carvalho Administradora vai mostrar os principais erros cometidos por síndicos nesta área, bem como possíveis soluções.
Quais são as principais atribuições de um síndico?
O síndico de um condomínio é o profissional responsável pela gestão total do empreendimento. Além disso, é o responsável legal pelo edifício e, portanto, deve responder judicialmente em casos de má gestão.
Esse profissional é, na maioria das vezes, escolhido por meio da realização de uma votação, que envolve todos os condôminos, em uma assembleia inicial convocada pelos responsáveis pela construção do empreendimento.
Muitas pessoas não sabem, mas qualquer um pode ser síndico de condomínio, tanto um morador do edifício quanto um profissional contratado, segundo o Artigo 1.348 do Código Penal Brasileiro, que determina os direitos e os deveres do profissional em questão.
Como gestor do condomínio, o síndico tem como principal atribuição zelar pela saúde financeira, social e contábil do empreendimento. Desse modo, possui algumas funções específicas, como:
Resolver conflitos entre os condôminos
A solução de conflitos entre os moradores do condomínio é uma das atribuições do síndico. Isso porque é dever desse profissional manter a ordem e a harmonia no empreendimento. Desse modo, precisa ouvir todos os envolvidos e tomar a decisão que vá beneficiar a maioria dos moradores.
Realizar cobranças de condôminos inadimplentes
Realizar cobranças de moradores inadimplentes pode ser uma tarefa desagradável, mas necessária. Por isso, é responsabilidade do síndico conversar com o condômino em questão e pedir, de forma educada, uma explicação sobre o atraso no pagamento.
Zelar pela segurança de todos
A segurança é um dos principais pontos buscados por moradores de condomínios. Com os crescentes índices de violência, especialmente nos grandes centros, os condôminos encontram nos empreendimentos um local mais seguro. Desse modo, a segurança deve ser uma preocupação constante do síndico, que precisa investir em equipamentos e em profissionais que vão garantir a vida, o patrimônio e os bens dos moradores.
Organizar a documentação
Ser síndico é, também, ter de lidar com a parte burocrática. O profissional é o responsável por organizar toda a documentação envolvida na administração do condomínio. Desse modo, o síndico precisa emitir, preencher e enviar todos os papeis de forma correta e assertiva.
Os principais erros cometidos por síndicos na gestão financeira de condomínios
Diante de tantas atribuições, não é incomum que os síndicos cometam alguns erros, especialmente quanto o assunto é a gestão financeira do condomínio. Como o ponto é bastante questionado pelos condôminos, é importante que o profissional esteja atento aos problemas e que saiba como resolvê-los.
Falta de controle da inadimplência
Conforme pontuado no tópico acima, a realização da cobrança de condôminos inadimplentes é de responsabilidade do síndico. No entanto, muitas vezes, o profissional não se sente confortável para exercer tal atividade e acaba por não exercer um bom controle da falta de pagamento.
Em um empreendimento, a taxa condominial é a principal fonte de pagamento das contas ordinárias do condomínio, como água, gás e energia elétrica. Caso os moradores não realizem os pagamentos de forma correta, o síndico pode enfrentar problemas para manter os serviços em dia.
Assim, a inadimplência é um problema que pode afetar a todos. Por isso, o síndico deve ter um controle rígido dos condôminos inadimplentes, bem como um plano de realização das cobranças.
Falta de um bom controle financeiro
O controle financeiro é o principal ponto de sucesso da gestão financeira de um condomínio. Por isso, o síndico deve ter um planejamento rígido, bem como uma organização de tudo que entra e de tudo que sai dos recursos do empreendimento.
Caso sinta dificuldade com a realização do controle, é indicado que o síndico busque ajuda, especialmente de profissionais capacitados.
O fluxo de caixa é uma importante variável, que deverá ser apresentada nas assembleias condominiais de prestação de contas. Por isso, o síndico deve ter um controle detalhado dos valores que foram investidos, bem como em quais atividades e quais foram as vantagens do investimento para os condôminos.
Nesse ponto, a organização, o foco e o cuidado são os principais atributos necessários.
Falta de análise de contratos de fornecedores e de prestadores de serviços
Muitos síndicos se esquecem – ou simplesmente decidem – analisar os contratos de fornecedores e de prestadores de serviços ao longo do tempo. Todas as despesas do condomínio envolvem gastos com funcionários, bem como com insumos e demais atributos. Desse modo, o síndico precisa firmar contrato com fornecedores.
Nesse ponto, o profissional deve ler o contrato com muita atenção, especialmente em casos em que o documento prevê o reajuste contratual. Desse modo, o indicado é que o síndico faça a revisão de todos os contratos com determinada frequência, com o objetivo de não comprometer a saúde financeira de todo o empreendimento.
Como a Carvalho Administradora pode auxiliar?
A Carvalho Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. A empresa surgiu diante do desejo de prestar um atendimento mais moderno e mais tecnológico no mercado imobiliário do Rio de Janeiro.
Contudo, com o passar dos anos, a Carvalho diversificou seus serviços e seus produtos, mas sempre com foco em colocar a tecnologia como uma verdadeira aliada.
A empresa pode te auxiliar na prevenção e na solução de erros que podem comprometer a sua gestão financeira do condomínio. Para isso, clique aqui, conheça melhor nossos serviços e entre em contato com nossos profissionais.
Nós podemos te ajudar!
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária