Agora você deve estar se perguntando: será que vale a pena contratar uma administradora para a gestão do condomínio? Quais são os riscos de não contratar?
Alguns condomínios ainda resistem à contratação de uma administradora, muita das vezes, por economia. No entanto, deixar toda a responsabilidade de gestão do condomínio por conta do síndico pode trazer sérios riscos, inclusive, de processo judicial.
Para esclarecer, de uma vez por todas, os riscos por trás de não contratar uma administradora para a gestão de condomínio, preparamos este conteúdo. Então, continue a leitura aqui do blog da Carvalho Administradora.
O que faz uma administradora de condomínio?
Dentro do condomínio o síndico tem muitas responsabilidades e ainda precisa lidar com imprevistos que, frequentemente, insistem em aparecer. Como resultado, o responsável pelo cargo acaba sobrecarregado ou perdido quanto às demandas do empreendimento.
Nesse contexto, uma administradora de condomínio dá suporte ao síndico na gestão condominial. A empresa desempenha atividades administrativas, técnicas, financeiras e até mesmo legais. Tudo pensado para otimizar o tempo do síndico e promover o máximo desenvolvimento do condomínio.
Porque o seu condomínio precisa de uma administradora?
O papel de uma administradora de condomínios vai muito além da prestação de serviços burocráticos. A empresa é responsável por movimentar todos os recursos técnicos do condomínio, gerenciar a parte fiscal, tributária, trabalhista, prestar orientações quanto às leis e normas e muito mais.
Para tudo isso, as administradoras de condomínio são formadas por profissionais de diferentes áreas: advogados, contadores, gestores, entre outros. Portanto, as tarefas de cada condomínio são divididas entre os especialistas, visando o pleno funcionamento do seu empreendimento.
Do contrário, quando toda a demanda é realizada pelo síndico, muita das vezes, ele não tem o conhecimento necessário para lidar com diferentes áreas e isso pode acabar gerando problemas. Conheça, a seguir, os principais riscos de não contratar uma administradora.
Quais são os riscos de não contratar uma administradora para a gestão do condomínio?
- Dificuldade para gestão de funcionários
Uma das responsabilidades do síndico é realizar a gestão dos funcionários, mas nem sempre ele domina essa atividade. Como resultado, o responsável pelo cargo pode ter dificuldades na administração dos salários e dos encargos sociais.
O grande problema é que má gestão desse setor pode gerar multas altíssimas para o condomínio. Nesse caso, se há problemas com encargos dos colaboradores, o condomínio é obrigado a quitar os atrasos, com acréscimo e correção.
Além disso, também há riscos trabalhistas e até mesmo de processos judiciais. Por isso, as obrigações de uma administradora de condomínio incluem RH com elaboração de folha de pagamento com férias e impostos, rescisão de contrato, normas regulamentadoras e muito mais.
- Desequilíbrio nas contas do condomínio
A imensa maioria dos condomínios realiza, mensalmente, uma grande movimentação financeira. Por isso, uma das missões mais importantes do síndico é realizar um controle financeiro assíduo, transparente e correto.
Para isso, é preciso que ele tenha respostas, como: “quanto dinheiro há no caixa do condomínio?”, “quanto teremos no próximo mês?”, “qual é o valor gasto mensalmente para manter o condomínio, incluindo gastos com energia e funcionários?”.
No entanto, realizar o controle das contas pessoais já não é simples, imagina quanto se trata de milhares de reais mensalmente? Dessa forma, muitos síndicos acabam perdendo o controle das finanças ou não conseguem realizar uma boa gestão dos recursos.
Para solucionar o desequilíbrio nas contas, a administradora de condomínios conta com controle do fluxo de caixa e uma equipe de profissionais capacitados e experientes.
- Descontrole dos condôminos inadimplentes
Até mesmo os síndicos mais experientes podem ter dificuldades para controlar e cobrar condôminos inadimplentes. Afinal, é uma tarefa cansativa, complexa e – muita das vezes – desagradável.
Quando essa responsabilidade é exclusiva do síndico ele precisa ficar de olho em quem pagou ou não e ainda cobrar amigos e vizinhos. Por outro lado, uma administradora se responsabiliza pelo controle, assim como, pelas cobranças. Assim, o síndico não se indispõe com outros moradores e não tem sua relação pessoal afetada.
- Dificuldade de gestão tributária e no recolhimento de impostos
São muitos os documentos e impostos que fazem parte da gestão de um condomínio. Sem o auxílio de administradora, o síndico fica responsável por todas as atribuições administrativas e burocráticas, como cálculo para aplicação das alíquotas, retenção e recolhimento de impostos INSS, PIS, COFINS, CSLL e ISS.
Além disso, é necessário realizar o pagamento de faturas, boletos, entrar em contato com os fornecedores e muitas outras atividades. Contudo, erros no lançamento ou qualquer tipo de erro contábil ou fiscal podem levar o condomínio a prejuízos e multas.
O síndico é o responsável legal pelo condomínio, por isso, caso ele cometa alguma falha durante a sua gestão, ele também pode acabar envolvido em processo judicial.
Ao contratar uma administradora, ela passa a ser responsável por todas essas demandas e ainda oferece suporte de uma assessoria jurídica.
- Negligência ou desconhecimento de processos essenciais
A gestão de um condomínio envolve também diversas manutenções, certo?! Por exemplo, manutenção de elevadores, bombas d’água, tubulação de incêndio, infiltrações, iluminação e hidráulica.
No entanto, quando o sindico tem que gerenciar todas essas responsabilidades ele pode ter dificuldades em controlar e contratar os serviços de manutenções. E esse é o grande perigo.
Além do risco de multa, o esquecimento de alguma manutenção pode colocar em risco a vida ou o bem-estar dos moradores do condomínio. Outro ponto importante são os documentos que devem ser atualizados, como laudos de vistorias, alvarás, balancetes, seguro condominial e outros.
Ao contratar uma administradora de condomínio, ela passa a ser responsável por todo esse controle e, ainda, presta assessoria na contratação de serviços.
Precisando de uma administradora de condomínio? Conheça a Carvalho Administradora
Como vimos até aqui, não contratar uma administradora para a gestão do condomínio é uma economia que pode ser bem cara. Por isso, se você está procurando por uma empresa de confiança e com experiência para gestão condominial, conheça a Carvalho Administradora.
A Carvalho Administradora é referência no mercado imobiliário do Rio de Janeiro. A empresa atua há mais de 9 anos na administração de condomínios com máxima eficiência, transparência e segurança. Contamos com uma equipe completa de especialistas para a gestão do seu condomínio.
Conheça mais sobre a administradora de condomínio Carvalho Administradora e entre em contato!
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária