Assim como em outras profissões, ser síndico traz muitos desafios – muitas vezes diários. Isso significa que o profissional pode enfrentar situações complexas no empreendimento de sua responsabilidade de forma rotineira.
Algumas atividades demandam mais tempo e mais esforço do profissional, que precisa se dedicar à solução de problemas para garantir o bem-estar e o conforto dos condôminos, que é o principal objetivo de sua profissão.
Quais são as principais funções de um síndico?
Muitas vezes, síndicos se dedicam tanto à profissão e realizam tantas tarefas que se esquecem que algumas funções sequer pertencem ao escopo do funcionário. As atividades fundamentais de um síndico são regulamentadas pelo Artigo 1.348 do Código Civil Brasileiro, que determina quais são as responsabilidades e os deveres do profissional.
Para que você não se esqueça, o Blog da Carvalho Administradora listou abaixo as principais atribuições de um síndico:
- O síndico é considerado o responsável legal pelo condomínio e, como tal, representa o empreendimento nas esferas públicas;
- Convoca reuniões de assembleia;
- Elabora relatórios e previsões orçamentárias mensais e anuais;
- É o porta-voz dos interesses comuns a todos – ou à maioria – dos condôminos;
- Gerencia e controla as contas e os gastos do empreendimento;
- Realiza a cobrança de condôminos inadimplentes;
- Zela pela segurança dos moradores, especialmente nas áreas de convivência;
- Zela pelo patrimônio de todos.
Diante de tantas atividades, é notável que o síndico enfrenta alguns desafios durante sua rotina profissional. Que tal conhecer alguns dos principais?
Os principais desafios de um síndico de condomínio
Síndicos são profissionais que precisam zelar pela segurança e pela boa convivência entre os condôminos. Desse modo, devem, todos os dias, lidar com pessoas de jeitos diferentes, que lidam com as situações de formas diversas. Assim, o profissional precisa estar preparado para lidar com alguns problemas.
Conflitos
Muitos síndicos apontam a gestão de conflitos entre condôminos como um dos principais desafios da profissão. Isso porque, ao lidar com pessoas, o profissional deve considerar que os indivíduos são divergentes e, portanto, não vão lidar com os problemas de uma mesma forma.
Com pensamentos, ações, emoções e bases educacionais diferentes, os condôminos podem, muitas vezes, não chegar a um consenso, o que pode intensificar ainda mais a questão do conflito. Mesmo nesses casos, o síndico precisa intervir e garantir que a situação será resolvida para todos os envolvidos.
O principal objetivo do síndico na gestão de conflitos é garantir que as pessoas não ultrapassem os limites, bem como propor uma solução que favoreça a maioria dos condôminos – até mesmo os que não estão diretamente envolvidos na discussão.
Assim, é muito importante que o profissional tenha o diálogo como uma de seus diretrizes. Manter uma conversa saudável com todos os envolvidos, principalmente com o objetivo de compreender as opiniões de cada um, é um dos melhores caminhos para a solução de conflitos.
Essa atitude é benéfica para todos, uma vez que o síndico precisa dar o exemplo de como manter o ambiente harmonioso e confortável para todos.
A questão da segurança
Quando as pessoas buscam um local para morar, tem, na maioria das vezes, a segurança como uma das questões principais. Em um condomínio, o cuidado com a segurança é de total responsabilidade do síndico, o que delega ao profissional um compromisso com a vida de todos os condôminos.
Especialmente nos grandes centros, o crescimento da violência – até mesmo com a ocorrência de crimes hediondos – é uma constante. Isso faz com que os moradores se preocupem ainda mais com suas vidas e com seus bens e, assim, exigem mais proteção e mais segurança.
É exatamente neste ponto que o síndico precisa atuar. Além de estar preocupado com a questão da segurança, o profissional precisa tomar atitudes que visem proteger a vida, o patrimônio e os bens dos moradores. Desse modo, precisa investir tanto em equipamentos quanto em profissionais.
A contratação de empresas especializadas em segurança, que possuem profissionais capacitados para esse tipo de serviço, é uma boa ação para zelar pela vida de todos. Além disso, é necessário investir em tecnologia, especialmente no que se refere às câmeras de segurança.
Não se esqueça de que o maior objetivo de um síndico é manter a harmonia, o conforto e a qualidade de vida dos moradores e, para isso, a preocupação com a segurança de todos deve ser uma constante.
Tempo
Diante de tantas atribuições, o síndico se vê diante de mais um problema: a falta ou a dificuldade de realizar a gestão do seu tempo como profissional. Entretanto, é possível resolver essa questão com planejamento e, é claro, com organização.
Além de se planejar – cuidar para que os compromissos não sejam esquecidos –, o profissional precisa manter uma agenda com todas as atividades que precisa desempenhar ao longo do dia. Desse modo, uma boa dica é anotar as atribuições diárias em um caderno ou até mesmo em um bloco de notas digital (no celular ou no computador do escritório).
Ademais, organize sua rotina e não deixe as tarefas para a última hora. Se você se mostrar organizado e preocupado com suas atribuições, com certeza vai evitar futuras reclamações dos condôminos.
Fornecedores e prestadores de serviços
Assim como a gestão de conflitos entre condôminos, a gestão de conflitos com fornecedores e com prestadores de serviços é atribuição do síndico. Isso significa que, em caso de problemas com os profissionais citados, a responsabilidade é do gestor do condomínio.
Para evitar problemas com fornecedores e com prestadores de serviços, é essencial que o síndico dedique parte do seu tempo à realização do orçamento, bem como à conferência de informações e da reputação da empresa e dos profissionais escolhidos.
Como a Carvalho Administradora pode te ajudar?
A Carvalho Administradora é uma empresa especializada na administração de condomínios. Isso significa que os profissionais se dedicam integralmente a auxiliar o síndico em suas atribuições diárias, como a realização de cobranças de inadimplentes, a contratação de fornecedores, a emissão e o pagamento de boletos e muito mais.
Não perca tempo e facilite sua rotina: acesse nosso site, conheça nossos serviços e escolha o plano que melhor atende suas necessidades.
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária