Q que fazer quando não consegue alugar RJ
Carvalho Administradora

Investir em um imóvel para rentabilizá-lo por meio da locação é uma boa forma de ganhar dinheiro no Brasil. Isso porque, especialmente no contexto atual, o mercado imobiliário se mostra estável e em constante crescimento. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, o setor viu seus índices crescerem e registrou, em alguns estados, os maiores patamares de vendas da história.

 

Apesar de todos os benefícios, um imóvel só consegue dar retornos financeiros ao proprietário quando é alugado. E essa pode ser uma parte problemática. Isso ocorre porque nem sempre é fácil encontrar um locatário em pouco tempo. 

 

Nesse sentido, além de não trazer lucros, o imóvel configura alguns prejuízos, já que o dono é o responsável por pagar despesas da casa ou do apartamento, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e, no caso de imóveis em condomínios, as taxas correspondentes.

 

Diante dessa situação, muitos proprietários, corretores e até mesmo imobiliárias podem se sentir perdidos quanto ao que fazer para conseguir um inquilino. Contudo, a boa notícia é que existem algumas práticas que facilitam essa busca.

 

Como alugar um imóvel mais rápido no Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro, assim como diversos estados brasileiros, se mostra benéfico para o mercado imobiliário, especialmente após os resultados que alcançou em 2020. Desse modo, caso o proprietário deseje alugar seu imóvel mais rápido na Cidade Maravilhosa, pode seguir algumas das dicas que o Blog da Carvalho Administradora selecionou.

 

Veja abaixo algumas das práticas que podem ajudar proprietários, corretores e imobiliárias a encontrarem locatários mais rápido:

 

Anuncie na internet (de forma correta)

Diante da evolução constante das ferramentas tecnológicas, é possível observar inúmeras mudanças de comportamento nos consumidores. Com o mercado imobiliário não é diferente. Se antes o costume era buscar imóveis pessoalmente em uma imobiliária, hoje os clientes não saem de casa antes de fazerem uma boa pesquisa na internet.

 

Desse modo, antes de entrar em contato com a imobiliária para marcar uma visita, o potencial locatário irá pesquisar imóveis de seu interesse em portais, sites e mecanismos de busca. 

 

Por isso, você, como proprietário, precisa anunciar sua casa ou seu apartamento on-line. Contudo, é necessário que esse anúncio seja feito da forma correta, para que possa aparecer para mais pessoas. Assim, as principais dicas para criar um bom anúncio são:

 

  • Crie textos objetivos e descritivos, com indicações consistentes e sem erros de ortografia;
  • Se possível, contrate um fotógrafo especializado em imóveis para realizar as fotos de sua casa ou de seu apartamento. Caso não possa contratar o profissional, busque por dicas de como fotografar o imóvel da forma correta;
  • Aposte em vídeos para a composição final do anúncio.

 

Um anúncio completo, objetivo e bastante detalhado fará com que apenas os possíveis locatários realmente interessados no seu imóvel cheguem até você. Esse ponto é benéfico porque te poupa de perder tempo e, também, dinheiro.

 

Não se esqueça das manutenções

Se o seu imóvel já foi ocupado por um inquilino, é comum que existam algumas depreciações. Mesmo que pequenas, podem representar um problema na hora da visita do futuro locatário.

 

Por isso, não se esqueça de realizar as manutenções necessárias na casa e no apartamento, especialmente após a saída do antigo inquilino. Lembre-se de prestar atenção na pintura, nas instalações elétrica e hidráulicas e, também, em problemas relacionados aos pisos e aos azulejos.

 

A correta manutenção do imóvel evita possíveis objeções do cliente, o que aumenta as chances da concretização da locação.

 

Esteja disposto a negociar com o locatário

Mesmo após determinar um preço para a locação do imóvel, é importante que você, como proprietário, esteja disposto a negociar com o inquilino. Isso porque você deve saber que existem inúmeros imóveis disponíveis na região, que podem ser selecionados pelo cliente caso você não aceite uma proposta que pode beneficiar ambas as partes.

 

Nesse ponto, é importante estar preparado não somente para a negociação do valor do aluguel, mas também para propostas de melhorias e até mesmo de reformas no imóvel. Esteja disposto a ouvir e conduza a negociação da melhor forma possível.

 

Marketing digital

Conforme apontado no primeiro tópico dessa lista, a internet é um importante meio de busca de imóveis na atualidade. Por isso, é importante que o proprietário tenha conhecimento, entre outros itens, sobre o marketing digital.

 

Atualmente, existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar os donos de imóveis a mostrar suas casas e seus apartamentos a mais pessoas e em menos tempo. A boa notícia é que esse processo de divulgação não precisa de um grande investimento financeiro para ser efetivo.

 

Para que os anúncios – que você aprendeu a elaborar com as dicas acima – sejam eficientes e chamem a atenção dos possíveis locatários, é possível investir, por exemplo, em plataformas de tráfego pago. O Google Adwords, o Facebook Ads e o Instagram Ads são as ferramentas mais conhecidas. Por meio delas é possível captar leads interessados no seu imóvel.

 

Além disso, se o seu objetivo é manter contato com o possível locatário, pode criar uma régua de e-mails marketing, que será responsável pelo relacionamento com o cliente. Para essa tarefa, a dica é contratar um profissional especializado na criação do conteúdo e na automação dos e-mails.

 

Escolha uma boa imobiliária

Por fim, mas não menos importante, é indicado que, para alugar seu imóvel mais rapidamente no Rio de Janeiro, você escolha uma boa imobiliária para realizar a gestão da casa ou do apartamento.

 

Para a curadoria, faça uma pesquisa profunda sobre a reputação da imobiliária. Verifique sua carteira de imóveis, bem como as opiniões de clientes e de ex-clientes. Mais uma vez, a internet pode ser uma importante fonte de pesquisa.

 

Na capital carioca, por exemplo, é possível contar com o auxílio da Carvalho Administradora. Saiba mais sobre a empresa no tópico abaixo.

 

Como a Carvalho Administradora pode te ajudar

Se você precisa de auxílio profissional para alugar seu imóvel no Rio de Janeiro, pode contar com a Carvalho Administradora. Presente no mercado imobiliário carioca há anos, a empresa se consolidou como uma imobiliária de excelentes resultados. Traga seu imóvel para a Carvalho e deixe que nós cuidamos de todos os processos.

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!