Administrar um condomínio não é uma tarefa fácil, pois envolve muitas responsabilidades que vão desde a conservação e limpeza das áreas em comum até contratação de prestadores de serviços e prestação de contas.
Se o síndico não conseguir lidar com tantas responsabilidades pode acabar comprometendo o funcionamento do condomínio. Para evitar que isso aconteça nada melhor do que contar com o auxílio de uma administradora de condomínios.
Nesse momento, é preciso ter muito cuidado para fazer a escolha certa para o seu condomínio. Pensando nisso, fizemos uma lista com as principais considerações que devem ser feitas ao procurar uma administradora de condomínios.
Então, confira, a seguir, o que considerar antes de avaliar a contratação de uma administradora de condomínios.
O que considerar antes de avaliar a contratação de uma administradora de condomínios?
Quando for escolher uma administradora de condomínios há 8 pontos que você, síndico, deve entender e levar em consideração antes de avaliar a contratação de uma administradora de condomínios para fazer a escolha certa.
Veja quais são eles:
Necessidades do condomínio e dos moradores
Sempre comece qualquer negociação sabendo o que o seu condomínio precisa. Pois cada um enfrenta desafios diferentes. Por exemplo, um condomínio com várias unidades residenciais certamente terá muito mais problemas com conflitos entre os moradores do que os condomínios menores.
Nesse caso, o ideal é contratar uma administradora de condomínios com experiência em resolução de conflitos. Já um condomínio situado em uma área perigosa, deve preocupar-se mais com a segurança. Assim, o ideal é contratar uma empresa que ofereça esse tipo de serviço.
Preços dos serviços prestados
Também é importante considerar o valor pelos serviços prestados pela administradora de condomínios. Você encontrará muitas empresas que oferecem preços acessíveis, mas é importante ficar atento à qualidade do serviço e, principalmente, se atendem às necessidades do seu condomínio.
Por isso, às vezes, vale a pena pagar um pouco mais caro por um serviço melhor. Mas sempre analise todas as opções antes de escolher. Uma dica é comparar os preços dos serviços semelhantes e considerar também os custos extras, como serviços de emergência.
Competência e idoneidade da administradora
Uma excelente administradora de condomínios deve ter competência e ser idônea. Para verificar esses aspectos você deve levar em consideração há quanto à administradora de condomínios está operando nesse mercado e quais/ quantos condomínios administraram e ainda administram.
Afinal, nenhuma empresa sobrevive muito tempo se não atender muito bem os seus clientes. Outra maneira de avaliar a competência da empresa é perguntar quais são os maiores desafios que já enfrentaram e como a administradora de condomínios os superaram.
Opinião dos clientes antigos e ativos
Nada melhor do que pedir referências para clientes antigos e atuais antes de tomar uma decisão, não é? Por isso, outro ponto que você deve considerar antes de avaliar a contratação de uma administradora de condomínios é a opinião dos clientes antigos e ativos.
Uma das maneiras de fazer isso é ficar de olho nos depoimentos e comentários nas redes sociais, sites de reclamações e site da administradora de condomínio para saber o que estão dizendo sobre ela. Se possível, entre em contato para saber se ficaram satisfeitos com os serviços prestados pela empresa.
Estrutura da administradora
Outro ponto importante a se considerar antes de avaliar a contratação de uma administradora de condomínios é a estrutura da empresa. Ou seja, ela terceiriza seus serviços? Ou é uma empresa composta por diversos profissionais prontos para atender as necessidades do seu condomínio?
Isso porque a terceirização de serviços pode implicar na demora do atendimento quando surgir assuntos urgentes para serem resolvidos, o que pode comprometer a sua atuação como síndico. Isso também pode resultar em problemas com os moradores.
Qualificação dos seus profissionais
Considere também a qualificação profissional da equipe que compõem a administradora de condomínios. Pois isso lhe dará mais tranquilidade ao saber que as pessoas que o ajudam a administrar seu condomínio estão bem informadas sobre o processo de gestão condominial.
Portanto, pense nas necessidades do seu condomínio e liste quais são os tipos de profissionais mais adequados para cada função. E, então, certifique-se de contratar uma administradora de condomínios que conte com esses profissionais no quadro de funcionários.
Contrato de prestação de serviços
Como o contrato de prestação de serviços descreve a relação comercial entre o seu condomínio e a administradora de condomínios, é importante considerar o seu conteúdo antes de avaliar essa contratação. E, o que você precisa saber sobre contratos?
Tarefas e responsabilidades da equipe da administradora de condomínios, serviços prestados e valores, taxas extras, responsabilidades do síndico e dos moradores, cláusulas de duração e rescisão do contrato. Lembre-se que a negociação deve ser benéfica para ambos.
Atendimento ao cliente e suporte
Outro ponto fundamental para considerar antes de avaliar a contratação de uma administradora de condomínios é o atendimento ao cliente/ suporte. Afinal, seu relacionamento com a administradora de condomínios será longo e é importante que ela esteja sempre disponível.
Entre os critérios que você deve ficar atento em relação ao atendimento/ suporte estão: a agilidade na resposta, a disponibilidade de diferentes canais de comunicação (e-mail, telefone, sistema online, presença nas redes sociais) e a capacidade da empresa supervisionar suas tarefas.
Procurando por uma administradora de condomínios no Rio de Janeiro? Conheça a Carvalho Administradora!
Desde 1991, a Carvalho Administradora tem trabalhado arduamente para oferecer soluções inteligentes no mercado imobiliário. Dentre os serviços oferecidos pela empresa, destaca-se a administração de condomínios, que tem como objetivo prestar um atendimento inovador aos condomínios de Copacabana e região.
Ao longo desses anos, a Carvalho Administradora conquistou a confiança dos seus clientes devido ao seu profissionalismo. Pois conta com uma equipe formada por profissionais altamente capacitados para organizar seu condomínio de maneira efetiva. Não é só por isso.
A Carvalho Administradora disponibiliza um gerente exclusivo para auxiliá-lo na gestão do condomínio. Também organiza o pagamento dos funcionários, elabora pastas de prestação de serviços, acompanha o financeiro do seu condomínio e automatiza a reserva de salão de festas.
Além de controlar o pagamento de fornecedores e prestadores de serviços, oferecer serviço de malote express e dar assistência jurídica. Quer saber mais sobre os serviços da Carvalho Administradora?
Então, entre em contato conosco e venha conhecer todos os serviços disponibilizados pela Carvalho Administradora!
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária