Inquilino não paga aluguel o que fazer
Carvalho Administradora

Quando um proprietário decide colocar seu imóvel para locação, deve estar preparado para algumas situações adversas. Isso porque a inadimplência é um problema comum e, com frequência, os inquilinos não fazem os pagamentos e ainda se recusam a deixar a casa ou o apartamento.

 

Nesses casos, é importante que o proprietário saiba como agir da forma correta, para que não enfrente problemas legais posteriormente. Contudo, antes de aprender o que fazer em casos de inadimplência do inquilino, que tal conferir algumas dicas de como selecionar um bom locatário para o seu imóvel?! Veja abaixo:

 

Como escolher um bom inquilino para o seu imóvel?

Encontrar um bom inquilino para o seu imóvel não é uma tarefa simples. Isso porque nem sempre é fácil encontrar indivíduos interessados em sua casa ou apartamento e, por isso, é comum que os proprietários não tenham oportunidade de escolha.

 

No entanto, nesse momento, você deve pensar que um mau inquilino pode te trazer tantos prejuízos quanto o imóvel vazio e, por isso, é necessário avaliar o perfil do possível locatário. Para fazer uma boa escolha, é possível seguir algumas dicas:

 

Converse com os possíveis locatários

Conversar com os possíveis locatários é uma atitude incomum entre os proprietários de imóveis no Brasil. Contudo, essa avaliação inicial pode ser decisiva para a escolha do futuro inquilino. Isso porque uma simples troca de informações pode dar indícios sobre o perfil do possível locatário.

 

Além de utilizar o momento para conhecer o futuro inquilino, o proprietário pode aproveitar a conversa para conhecê-lo, o que irá gerar uma boa relação entre ambos. Lembre-se de que um locatário satisfeito apresenta menores chances de ser inadimplente.

 

Defina as regras para a locação do imóvel

Antes de disponibilizar seu imóvel para locação, é necessário estabelecer uma série de regras. Isso porque eu imóvel é seu patrimônio e deve ser respeitado pelo inquilino. Nesse caso, antes de conversar com o possível locatário, faça uma lista com as principais normas.

 

Apresente as regras durante o encontro com futuro inquilino e verifique sua opinião sobre o que foi estabelecido por você. Explique quais são as principais exigências e, se achar necessário, coloque as determinações no contrato de locação.

 

Confie a gestão do imóvel a uma imobiliária com boa reputação

A negociação direta com o locatário pode ser uma decisão errônea. Isso porque, sem o auxílio de uma imobiliária, a gestão da locação pode ser prejudicada. Dessa forma, uma das dicas é procurar uma empresa especializada nesse tipo de negociação de imóveis.

 

Antes de escolher a imobiliária, faça uma boa pesquisa sobre sua reputação. Busque por informações na internet e, se possível, converse com clientes e com ex-clientes. É possível, também, encontrar depoimentos em redes sociais e em sites de reclamações e de elogios.

 

Nesse passo, dedique um tempo à pesquisa para fazer a escolha correta.

 

O que fazer quando o inquilino não paga o aluguel do imóvel?

Se mesmo após escolher o inquilino do seu imóvel você tiver problemas com a inadimplência, é necessário seguir alguns passos para lidar com a situação da melhor forma possível.

 

Entre em contato com o locatário

O primeiro passo para situações de inadimplência é entrar em contato com o locatário. O telefone é um bom meio para essa primeira tentativa. Contudo, atualmente, o WhatsApp ou outro aplicativo de troca de mensagens pode ser mais eficiente.

 

Durante a conversa com o inquilino, questione sobre as razões que o levaram à situação da inadimplência. Busque entender o problema e, assim proponha uma possível solução que seja benéfica para ambos os envolvidos.

 

Nesse primeiro contato, seja cordial e educado. Conduza a conversa com paciência e não faça cobranças excessivas, uma vez que você pode ser penalizado legalmente por essa atitude.

 

Faça a cobrança em bons horários

A segunda indicação é realizar a cobrança em bons horários. Nesse ponto, não é possível afirmar que existe uma verdade absoluta, uma vez que a questão depende da rotina de cada locatário. Assim, antes de fazer uma ligação ou de entrar em contato pelo WhatsApp ou por outro aplicativo, busque entender o cotidiano do inquilino.

 

Caso o locatário trabalhe em horário comercial, por exemplo, não faça ligações entre 8h e 18h, especialmente com o objetivo de evitar possíveis constrangimentos. Prefira entrar em contato à noite, já que, nessa situação, é mais provável que o inquilino te atenda e te dê a atenção necessária.

 

Comunique a inadimplência por escrito

As comunicações de inadimplência por escrito são muito importantes para o proprietário, especialmente porque constituem provas legais que podem ser necessárias posteriormente.

 

As notificações podem ser entregues pessoalmente, como em formato de carta, por exemplo, ou podem ser direcionadas por meio de métodos on-line. Isso porque, atualmente, mensagens de aplicativo são consideradas provas judiciais válidas em um possível processo.

 

Caso o pagamento não seja realizado mesmo após a comunicação por escrito, o proprietário pode entrar com um pedido de ação na justiça. O objetivo pode ser tanto a quitação da dívida quanto o despejo do morador do imóvel, para poder disponibilizá-lo a outro inquilino.

 

Mesmo diante dessa situação, não se esqueça de ser cordial. O importante, nessa situação, é aliar a educação à firmeza, para que o locatário perceba a seriedade do problema e se sinta motivado a buscar uma solução para a inadimplência.

 

Os problemas de inadimplência podem ser facilmente evitados caso o proprietário delegue a administração do imóvel a uma boa imobiliária. Nesse sentido, que tal conhecer a Carvalho Administradora?!

 

Como a Carvalho Administradora pode te auxiliar durante a locação

A Carvalho Administradora é uma empresa do mercado imobiliário, que está presente nas principais regiões do Rio de Janeiro. Especialista na administração de condomínios, é, também, uma imobiliária de referência na capital carioca.

 

Desse modo, você pode contar com o auxílio de profissionais extremamente capacitados para a gestão de seu imóvel disponibilizado para locação. Faça suas pesquisas, confira a reputação da Carvalho Administradora e escolha quem realmente pode te ajudar.

Não perca mais tempo: acesse nosso site, conheça nossos produtos e serviços e entre em contato com um de nossos profissionais.

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!