Gerenciar um condomínio não é uma tarefa fácil. O síndico é o responsável por administrar diversos aspectos de um residencial e garantir que os moradores estejam satisfeitos com sua gestão.
Embora não seja uma profissão que exija diploma para ser exercida, são necessários conhecimentos em diversos ramos para realizar uma gestão favorável ao condomínio e aos condôminos.
A contratação de síndicos profissionais tem se tornado cada dia mais comum.
Estes profissionais estão sempre em busca de conhecimento e de informações que possam agregar ao seu dia a dia, tornando-o mais fácil.
As principais áreas que um bom síndico deve conhecer são: finanças, administração, contabilidade, liderança e direito.
Não é preciso formação em nenhuma dessas áreas, mas o gerenciamento de condomínio exige conhecimentos mínimos em cada uma delas.
Por isso, hoje a Carvalho Administradora separou algumas dicas de livros que todo bom síndico deve ler.
4 livros que todo síndico deve ler
– Ser síndico não é padecer no paraíso:
Dos autores Lino Araújo, Gabriela Rocha e Sérgio Jafet, este livro traz pautas importantes sobre a gestão condominial e a vida de síndico.
É indicado diretamente para a equipe administradora dos residenciais, por isso, não pode faltar na lista do bom administrador.
Os temas trabalhados são relevantes para qualquer síndico que almeje bons resultados na sua gestão.
A forma como o conteúdo é passado também ajuda a assimilar melhor o conteúdo.
Afinal, traz os temas no modelo de perguntas e respostas, ao longo do livro são mais de 600 perguntas sobre diversos assuntos como, assembleias, legislação, vizinhos e outros.
– Gestão de condomínio: Direto ao ponto:
Escrito por Mário Tabosa Filho, que também já atuou como síndico, este livro traz uma abordagem prática sobre a administração de condomínios.
Desta forma, é possível ler e absorver o conteúdo de forma simples e objetiva.
No decorrer do livro, o autor traz de forma direta diversos temas que afeta tanto os administradores de condomínios quanto moradores.
Por isso, o livro também pode ser lido por condôminos, curiosos, aspirantes a síndicos e síndicos que já atuam na área.
Com conteúdo de fácil compreensão, ao longo do livro o autor deixa formulários para servir como referências ao leitor.
A linguagem de fácil compreensão permite que o síndico tire dúvidas em relação a rotina da profissão e ainda traz linguagens específicas (administração, e finanças) de forma fácil.
– Sou síndico, E AGORA?
Escrito por Cristiano de Souza Oliveira, este livro é uma espécie de guia que traz esclarecimentos sobre O Novo Código Civil.
O autor que também é advogado e consultor em administração de condomínio tem como objetivo tornar o conhecimento jurídico menos penoso para os síndicos de plantão.
Qualquer síndico que deseje gerir seu condomínio da melhor forma possível e, dentro da lei, deve ter este livro como leitura obrigatória
O autor define o que é condomínio edilício, os direitos e deveres dos condôminos, além de falar sobre multas, vagas na garagem e áreas comuns, obras no condomínio etc.
– O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança:
Do autor James C. Hunter, este é um livro extremamente popular e pode agregar e muito na vida do síndico.
Este livro é um bom exemplo sobre como ser um líder em diversas situações da vida, o que só tem a agregar ao administrador.
Leonard Hoffman, o protagonista decide trocar sua carreira considerada excelente pela vida de monge em um mosteiro.
O objetivo desta obra é mostra de maneira direta e simples como um líder deve se portar através de princípios
Para quem deseja ser um bom líder de condomínio, na sua família, entre seus amigos e entregar o seu melhor nessa tarefa, os temas abordados ao longo do enredo podem mudar sua percepção acerca desse assunto.
Ao final da leitura, muitos que já leram disseram ter transformado suas vidas e carreiras. Que tal fazer isso por você também?
Existem outros tantos livros que podem agregar na vida de um síndico durante a administração de um condomínio.
Porém, estes já lhe trarão uma boa base. Vale lembrar que, se manter atualizado é fundamental, por isso, nunca pare de estudar.
Além dos livros, o que mais posso fazer para melhorar?
Sabemos que são muitas questões para serem resolvidas pelo síndico, o que pode trazer sobrecarga e exaustão.
Deste modo, contar com ajuda na administração de um residencial, nunca é demais.
Já pensou em contar com os serviços de uma administradora?
Muitas pessoas ainda não sabem, mas podem tirar proveito destes serviços profissionais.
O síndico não perde sua autoridade, apenas tem a sua disposição, profissionais com quem contar tanto nas áreas administrativas e financeiras, quanto jurídicas e recursos humanos.
Enquanto tem auxílio em algumas questões, o síndico terá mais tempo para se dedicar a outros assuntos, fiscalizar obras e manter ou melhorar seu relacionamento com os condôminos.
Se além de se aperfeiçoar e adquirir conhecimento sobre esta profissão, se você quiser contar com ajuda de profissionais, conte com a Carvalho.
Precisa de ajuda? Conte com a Carvalho Administradora
Nossos profissionais são experientes e capacitados para lidar com a rotina agitada de um condomínio.
Por isso, com certeza, você conseguirá melhorar a administração do residencial e como consequência, a convivência no local.
Além de administração de condomínio, também contamos com profissionais que vivem na cidade do Rio de Janeiro e por isso, são os melhores quando se trata de locação, compra e venda de imóveis.
Nossos colaboradores conhecem os melhores locais, comércios e tudo o que possa ser do interesse dos nossos clientes.
Assim, podem dar dicas sobre os bairros, infraestrutura e qualidade de vida.
Para quem deseja investir em administração de condomínios ou imóveis na região, também oferecemos serviços personalizados.
Estamos atentos aos melhores lançamentos de empreendimentos residenciais para oferecer as melhores opções para nossos clientes.
Para conhecer mais sobre nossos serviços, esclarecer dúvidas, comprar ou vender imóveis, entre em contato com a nossa equipe. Visite nosso site https://carvalhoadm.com.br/
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária