Carvalho Administradora

Inadimplência no condomínio é um dos maiores desafios da gestão de condomínio, não é verdade?

 

 

Primeiramente, o melhor caminho a ser trilhado é tomar atitudes que evitem esse problema.

 

 

Além de desiquilibrar as contas do condomínio, a inadimplência tem a capacidade de interferir negativamente na vida dos outros condôminos.

 

 

Uma vez que a gestão profissional de condomínios é obrigada a cumprir seus compromissos e efetuar todos os pagamentos devidos, quem paga pelos inadimplentes são os adimplentes.

 

 

O síndico profissional tem o dever de arcar com as responsabilidades e gerenciar a crise causada pela inadimplência pois, essa é uma inconveniência que afeta não só a gestão de condomínio como também os condôminos.

 

 

A prevenção é sempre o primeiro recurso e deve ser usada para que não chegue ao desconforto da inadimplência.

 

 

O que fazer para evitar a inadimplência?

 

 

Um bom começo é enviar os boletos antecipadamente, assim o condômino tem consciência do débito e tempo hábil de se planejar.

 

 

A gestão de condomínio pode recorrer a avisos e lembretes também, afinal, a grande maioria dos inadimplentes deixa de pagar seus boletos simplesmente por esquecerem-se das datas.

 

 

Caso o boleto não chegue ao condômino, ou ele só tenha perdido o prazo, é importante que ele disponha de facilidade na hora de solicitar a 2ª via.

 

Disponibilizar o boleto por e-mail ou área de usuário em um aplicativo também favorece o pagamento.

 

Certamente oferecer autonomia ao condômino na hora de emitir um novo boleto é uma maneira de faze-lo sentir-se e mais confortável para organizar as próprias contas e realizar os pagamentos na data correta.

 

A gestão profissional de condomínio pode ser bem otimizada ao inserir aplicativos que forneçam serviços aos condôminos.

 

 

Acesso aos boletos, 2ª via e lembretes de pagamento, por exemplo, são ótimas alternativas para contribuir com as boas práticas de gestão de condomínio.

 

 

Embora a inadimplência possa significar que o condômino está com problemas para efetuar o pagamento, é dever da gestão de condomínio conscientizá-lo.

 

 

É imprescindível que os condôminos entendam que o condomínio não foca em lucros.

 

 

A transparência das contas pagas pelo condomínio é algo essencial e divulgar esse tipo de informação é mais que necessário.

 

 

O síndico profissional deve estar com todos esses dados em assembleias para prestar contas aos condôminos, por exemplo.

 

 

Assim como a gestão de condomínio é responsável por distribuir comunicados internos que constem tudo isso, desde os pagamentos de funcionários até as despesas que o condomínio precisa arcar.

 

 

 

 

 

Como estimular o pagamento do condomínio?

 

 

Você pode fornecer um desconto aos condôminos para estimular o pagamento adiantado do condomínio, ou até mesmo a quitação antecipada do valor.

 

 

A gestão de condomínio só tem a ganhar com a antecipação dos boletos e, como bônus, a tendência é que a inadimplência tenha uma queda considerável.

 

 

Assim como a transparência nos gastos do condomínio é indispensável, checar corte de gastos pode ser primordial.

 

 

Às vezes alguma área pode ser melhorada gastando menos e optar pela tecnologia para ajudar a diminuir gastos é essencial.

 

 

A gestão profissional de condomínio precisa estar atenta aos movimentos que o mercado de condomínios está seguindo para programar melhorias em seu próprio condomínio.

 

 

Campanhas de uso consciente também são importantes aliados na redução de custos do condomínio, portanto, cabe a gestão de condomínio e ao síndico profissional avaliarem as principais melhorias possíveis.

 

 

Da mesma forma que a comunicação entre o síndico profissional e os condôminos é importante para a boa convivência, também é importante para acertar melhorias e aperfeiçoamento nos serviços prestados.

 

 

Quais as consequências para o condômino inadimplente?

 

 

Primeiramente, o condômino é notificado da inadimplência e tem um prazo para quitar a dívida e geralmente a gestão de condomínio estipula um prazo de 30 dias para a quitação.

 

 

A multa prevista por lei é de 2%, além dos juros de 1% ao mês e correção inflacionária.

 

 

Se o condômino não efetuar o pagamento, a administradora de condomínio tem a opção de tentar uma negociação amigável e caso não seja solucionado, é possível partir para ação judicial.

 

 

O mais recomendado é que o condômino tente fazer um acordo o mais rápido possível com a gestão de condomínio.

 

 

Essa ação evita o acúmulo de juros, além disso, impede custos e desgastes de uma ação judicial.

 

 

Vale lembrar aos inadimplentes que a dívida fica cada vez maior e mais complicada de quitar, portanto, a melhor alternativa é resolver entre condômino e gestão de condomínio o quanto antes.

 

 

Se mesmo com os acordos e facilidades que a administradora oferece, caso o condômino não efetue o pagamento, a gestão de condomínio pode entrar com ação judicial de cobrança.

 

 

A etapa final do processo dá-se da seguinte forma: com a decisão final favorável a gestão de condomínio, o tribunal dá um prazo para o pagamento da dívida pelo condômino.

 

 

Se porventura o condômino não efetuar o pagamento dentro do prazo estipulado, a gestão de condomínio tem o direito pedir a penhora de bens que podem ser o próprio imóvel ou outros bens, como automóveis, por exemplo.

 

 

Estes bens penhorados são encaminhados para leilão, e o valor obtido é usado para quitar a dívida do condômino com a administradora de condomínio.

 

 

Certamente não é fácil efetuar pagamentos quando se deixa acumular, mas é dever da gestão do condomínio zelar pelo bom funcionamento do condomínio e dos condôminos, portanto, o que for necessário para que esse valor seja pago, deve ser feito.

 

 

A sua administradora de condomínio no Rio de Janeiro pode e deve te auxiliar em todo processo de conscientização, estímulo e até mesmo cobrança do condomínio.

 

 

Esse é um dos desafios da gestão de condomínio que a Carvalho Administradora pode resolver por você.

 

 

Entre em contato para saber mais sobre nosso trabalho e como podemos ajudá-lo na gestão de condomínio a fim de fornecer o melhor para os seus condôminos.

 

 

Ainda assim, se tiver dúvidas sobre a importância de uma administradora de condomínio no Rio de Janeiro, para que serve e porque é importante contratá-la,  conte com a gente para administrar o seu condomínio junto ao síndico, formando uma parceria efetiva para promover melhorias aí no seu lar.

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