A tecnologia está presente em todos os cantos, e em praticamente tudo o que fazemos. Com os avanços tecnológicos vários tipos de negócios precisaram se adaptar para continuar se mantendo competitivos. E o setor de imóveis também apresenta inovações, uma delas é a imobiliária digital.

Com a chegada da internet e dos aparelhos smartphones, os consumidores passaram a fazer suas pesquisas por imóveis por meio da internet, o que está gerando uma grande revolução na maneira como os clientes se relacionam com as imobiliárias.

Neste artigo você vai entender a importância de contar com uma imobiliária digital, como a tecnologia faz com seus processos sejam tão eficazes e os motivos para utilizar os serviços delas!

Qual o impacto de uma imobiliária digital?

Uma imobiliária digital traz mais agilidade para os negócios imobiliários, através de uma simples pesquisa na internet os clientes conseguem visitar virtualmente vários imóveis, fazer uma comparação de preços muitas outras atividades imobiliárias.

Além disso, uma imobiliária digital se preocupa em trazer as melhores soluções para proprietários e inquilinos. Confira os benefícios de escolher uma imobiliária digital:

Visitas virtuais

As imobiliárias virtuais contam com o auxílio de algumas tecnologias como fotos, vídeos e realidade virtual, que revolucionaram a forma como as pessoas visitam os imóveis. Tornando possível realizar várias visitas sem precisar sair de casa, ou sem precisar perder tempo com deslocamentos.

Os benefícios dessa modalidade impacta corretores, inquilinos e proprietários. Quando os inquilinos realizam uma pesquisa de um imóvel, as imagens se tornam o primeiro contato, ele já consegue identificar se o mesmo preenche as necessidades e expectativas.

Além das imagens, o inquilino ainda pode contar com vídeos do imóvel para visualizar detalhes e ter impressões que as imagens não conseguem passar.

E por fim contar com a experiência da realidade virtual, que permite que imobiliárias e corretores consigam transformar seu catálogo de imóveis impresso em um digital, possibilitando a total imersão nas casas. Confira alguns benefícios dessas tecnologias:

Menos desgaste

O processo de locação e venda pode gerar bem menos desgaste com visitação, locomoção e disponibilização de tempo, tanto de corretores, inquilinos e proprietários. Apenas fazendo com que as visitas sejam realmente necessárias após o cliente já ter visto o imóvel e tenha se interessado pelas características dele.

Quando isso não acontece todas as partes precisam dispor de tempo para uma visitação onde o cliente não tem nenhuma ideia do que pode encontrar, fazendo com que haja pouco interesse de negócio.

Menos visitas desnecessárias

Imagina o quanto deve ser desgastante para as partes perderem tempo com visitação e deslocamento em um imóvel que não está de acordo com as expectativas do cliente? Seria muito bom se isso pudesse ser evitado não é mesmo? Nesta etapa, o cliente já tem uma ideia concreta do que quer e do que espera e as chances de se fechar um negócio são bem maiores.

Menos burocracia

Uma imobiliária digital também permite maior comodidade e menos burocracia para fechar um negócio, pois ela oferece soluções que facilitam diversos processos na hora de locar um imóvel, como contrato e assinatura digital.

Existem tecnologias especializadas que oferecem vários serviços digitais como sistemas de geração de contratos online, permitindo que os contratos possam ser assinados de qualquer lugar, ou seja, as partes não precisam estar fisicamente presentes no momento da assinatura, esse sistema facilita muito as negociações que são feitas à distância. Funcionando como assinatura eletrônica e gerenciamento de contratos com validade jurídica, eliminando a necessidade de cartórios e problemas com extravios de documentos.

Além disso, permite que se saiba quando as partes envolvidas no contrato assinaram o documento e que eles sejam encontrados em pouco tempo. A burocracia é um dos principais transtornos nas transações imobiliárias. Então, com o processo descomplicado realizado pela imobiliária digital, as partes interessadas no negócio podem ter muito mais tranquilidade nessa etapa.

Melhor interação com clientes

Uma imobiliária virtual dispõe de ferramenta de CRM que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma.

Isso pode ser feito através do atendimento virtual, que já faz parte da realidade de muitas imobiliárias virtuais, possibilitando que os clientes tirem suas dúvidas e obtenham mais informações em relação aos imóveis, muitos conflitos também são resolvidos através desse atendimento, gerando pouco desgaste entre as partes.

Essa tecnologia funciona como um chat que fica disponível no site da imobiliária, fazendo com que menos ligações sejam feitas para sanar dúvidas.

Outra forma de interação é o Chatbot, encontrado no site da imobiliária, é muito utilizado na seção de dúvidas frequentes, funciona como um chat que responde automaticamente questões comuns dos usuários. Essas respostas são prontas e colocadas em um fluxo de resposta, simulando uma conversa humana. Quando a dúvida do usuário não pode ser respondida ele o encaminha a um atendimento mais personalizado como o atendimento virtual.

Maior visibilidade dos imóveis

Esse formato de imobiliária permite que haja uma grande exposição dos imóveis, através de anúncios feitos no Google e em redes sociais, facilitando com que as pessoas encontrem as casas certas para elas.

Quando um cliente faz uma pesquisa no Google procurando algum imóvel, os sites de imobiliárias que investem nesse tipo de tecnologia aparecerá entre as primeiras opções de resultados. Ou seja os imóveis anunciados por elas terão mais visualizações e visitas, aumentando os interessados e a rapidez na conclusão do negócio.

Maior economia de tempo e menos preocupação

Com todos esses processos citados acima a serviço das imobiliárias, inquilinos e proprietários a confiança na maneira como o negócio é feito ganha credibilidade, e tornam os processos bem mais eficaz e garantido, dando ao proprietário a segurança de que seu imóvel será vendido/ou alugado sem pesar pelo estresse, e incertezas que são mais comuns na maneira tradicional de utilizar os serviços de uma imobiliária.

Gostou de conhecer a importância de escolher uma imobiliária digital? Então aproveite e aprofunde-se no assunto, leia o nosso artigo “Afinal, é caro contratar uma imobiliária para administrar meu imóvel?”!