A tecnologia chegou para inovar o mundo dos negócios e na forma como os consumidores se comportam, ela já impacta na maneira como as pessoas se relacionam, trabalham e consomem. Neste artigo, vamos entender o novo comportamento do consumidor de imóveis, compreender o que é transformação digital, e qual o impacto dela no momento de vender ou locar seu imóvel.

Entendendo o novo comportamento do consumidor de imóveis

Com a chegada da internet as pessoas passaram a se comportar de forma diferente em vários aspectos, principalmente na forma como consomem e o comportamento do consumidor de imóveis. Por causa disso as empresas tiveram que se adaptar e buscar por novas tecnologias que sejam capazes de atender seus consumidores.

Essa popularização fez com que os sites de buscas ganhassem força, dando às pessoas o poder de encontrar informação que seja interessante para elas de forma muito mais rápida, sem precisar sair de casa ou de que qualquer outro lugar.

O comportamento do consumidor de imóveis mudou também, a forma como o cliente faz para encontrar imóveis de seu interesse, seja para comprar ou alugar.

Antigamente o corretor tinha mais trabalho em encontrar potenciais clientes, eram eles que iam até às pessoas para mostrar a sua carteira de imóveis, agora esse comportamento já não é mais necessário.

Toda essa revolução tecnologia possibilitou que as pessoas possam pesquisar, e encontrar imóveis por conta própria, sem que precisem que um corretor vá até elas para mostrar uma cartela de propriedades, que estão distribuídas em vários sites na internet. Os quais são facilmente encontrados a partir de uma simples pesquisa. Além disso, ficou muito mais fácil para:

  • Ver imagens e vídeos dos imóveis;
  • Comparar preços;
  • Simular financiamentos;
  • Ver as opções disponíveis;
  • Ver a localização;
  • Agendar visitas;
  • Falar com corretores.

Além dos sites de buscas, um outro lugar também ganhou força na rotina dos consumidores, as redes sociais. Engana-se quem pensa que elas só têm utilidade para interação entre pessoas, elas também servem para empresas fazerem suas campanhas e divulgar seus produtos e serviços, fazendo com que essas informações apareçam no feed dos potenciais clientes, e consequentemente aumentar as vendas.

Transformação digital

Não podemos falar sobre o novo comportamento do consumidor sem falar de como a transformação digital impactou as empresas e o mercado imobiliário.
A transformação digital é a forma como as empresas utilizam a tecnologia para aumentar o seu desempenho, alcance e resultados. É algo no qual as empresas precisam dar atenção para se manterem competitivas, ela também requer uma mudança estrutural nas organizações, colocando a tecnologia como foco central de seus processos.

Impacto da transformação digital

A transformação digital em grandes empresas não é só apenas um instrumento de mudança nos processos internos como a gestão de estoques, produção, distribuição, gerenciamento de processos e muitos outros. E também na forma de atender às novas exigências, melhorar a experiência e atendimento e no comportamento do consumidor de imóveis, tendo como principal impacto a modificação da gestão, liderança, estratégia e cultura organizacional.

Entre os principais impactos:

  • Revisão e criação de processos;
  • Transformação cultural;
  • Aquisição de capacidade tecnológica.

No mercado imobiliário essa transformação exigiu que imobiliárias e incorporadoras tivessem uma transformação cultural e investissem e capacidade tecnológica para se manterem vivas e competitivas. Buscando por tecnologias que vão desde a facilitação na interação com clientes, até na negociação, onde otimizam esse processo tornando as negociações imobiliárias mais eficazes e menos demoradas.

Como se adaptar a transformação digital

Para se adequar a essas mudanças no comportamento do consumidor de imóveis são necessário identificar e adaptar os processos analógicos que essa transformação é mais urgente, e posteriormente adaptar os demais processos analógicos da organização. Essa mudança é extremamente necessária para que as empresas sobrevivam no cenário atual de competitividade.

Os benefícios dessas mudanças são: velocidade na execução das tarefas, facilidade no acesso à informação, segurança das informações e eficácia nas estratégias e na comunicação com os clientes.

Para que essas mudanças sejam adotadas é necessário:

Conhecer as tecnologias: acompanhando as tendências de mercado e entender como os recursos disponíveis podem agregar valor.

Investir em conhecimento: todos devem estar alinhados com o objetivo da organização e para isso é importante que saibam aproveitar o máximo das ferramentas adquiridas, e para garantir isso, deve-se investir no treinamento dos funcionários.

Escolher um parceiro estratégico: essa escolha deve ser feita de acordo com a necessidade da empresa, muitas optam por escolher soluções que auxiliam na estratégia de marketing digital, comunicação e contato com clientes.

As imobiliárias e incorporadoras que querem aproveitar dessas tecnologias podem buscar implementar um departamento específico dentro da organização, o que demandará um certo tempo e investimento. Ou podem contar com empresas parceiras que disponibilizam essas tecnologias e facilitam o processo de inclusão, essa segunda opção demanda menos tempo de inclusão e também menos investimento com mão de obra, treinamento e criação.

Tecnologias disponíveis para o mercado imobiliário

Descubra algumas das tecnologias disponíveis para o mercado imobiliário que também mudaram o comportamento do consumidor de imóveis:

Realidade virtual

A realidade virtual é uma tecnologia imersiva que utiliza efeitos visuais como fotos e vídeos para fazer com que uma pessoa tenha uma experiência de imersão em qualquer ambiente ou lugar. Essa solução também já impacta no comportamento do consumidor de imóveis, melhorando a sua experiência.

Matterport

Muito parecido com a realidade virtual, ele permite que projetos em 3D sejam visitados. No caso de uma incorporadora ou imobiliária que está anunciando um imóvel na planta, pode utilizar dessa tecnologia para mostrar detalhes que o imóvel terá depois de pronto como a decoração, dimensões e até mesmo mostrar como é as dependências condomínio por exemplo.

Google Adwords

Ele é uma solução utilizada por empresas para promover os seus produtos e serviços na Pesquisa Google em outros sites na Web. Ele permite a escolha de metas específicas para anúncios, a personalização de orçamentos e segmentação, como também iniciar ou interromper a exibição de anúncios quando necessário.

Redes sociais

As redes sociais também mudaram o comportamento do consumidor de imóveis. Elas não servem apenas para interações pessoais, mas também como uma canal de divulgação. Com a divulgação correta de imóveis nas redes sociais, o proprietário do imóvel tem mais interessados em alugar ou comprar.

Email Marketing

É uma ferramenta poderosa do marketing digital utilizada para se comunicar, manter relacionamento e alcançar mais clientes.

Cadastro virtual

Possibilita ao proprietário preencher o formulário no site da imobiliária, fazendo com o corretor consiga entrar em contato para dar informações, e colocar imóveis a venda ou para alugar.

Sites e portais imobiliários

São a porta de entrada para que os clientes consigam encontrar os imóveis, ver as informações e entrar em contato com o corretor.

Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Então aproveite e leia outros artigos do blog da Carvalho Administradora!