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Carvalho Administradora

A inovação está presente em toda parte, e muitos ramos de negócios estão utilizando essas se beneficiando dessas novas ferramentas, e o segmento de imóveis é um deles. Há novas tecnologias para o mercado imobiliário, que beneficiam e facilitam o processo de venda e locação de imóveis.

As constantes inovações só trazem facilidades para clientes, proprietários e imobiliárias, além de agilizar as negociações e a divulgação dos imóveis. Atualmente, é possível visitar vários imóveis através da tela de um smartphone, e essas visitas podem ser mais realistas do que se imagina. Por isso, descubra 8 tecnologias para o mercado imobiliário!

1. Sistemas de geração de contratos online

Essa tecnologia permite que os contratos possam ser assinados de qualquer lugar. Ou seja, as partes não precisam estar fisicamente presentes no momento da assinatura, esse sistema facilita muito as negociações que são feitas à distância.

Funciona como assinatura eletrônica e gerenciamento de contratos com validade jurídica, elimina a necessidade de cartórios e problemas com extravios de documentos. Permite também que se saiba quando as partes envolvidas no contrato assinaram o documento.

2. Aplicativos

Com o crescimento do uso dos aparelhos celulares para pesquisas, tornou-se cada vez mais necessária a criação de aplicativos. Os apps são uma versão responsiva do site, só que propriamente feitos para o seu celular ou tablet, um bom aplicativo melhora a experiência do cliente na navegação pelo dispositivo, gerando um resultado de conversão positiva.

No ramo imobiliário existem várias empresas que os utilizam, através deles é possível procurar um imóvel de onde você estiver, salvar seus imóveis preferidos, aplicar filtros de acordo com as suas preferências de local, preço e características da propriedade.

A maioria dos apps oferece um serviço de atendimento exclusivo, como envio de documentos, assinatura e geração de contratos online.

3. Sites e suas novas tecnologias para o mercado imobiliário

Atualmente, a primeira ideia de um cliente interessado em locar ou comprar um imóvel é procurar propriedades de seu interesse na internet. Assim, é essencial o uso do site, pois, nele é possível utilizar as outras tecnologias para o mercado imobiliário, além de passar mais confiança e profissionalismo ao cliente.

Há vários sites especializados na divulgação de imóveis, sejam com o objetivo de locação ou venda. Existem ainda os que vão muito além da divulgação, oferecendo uma solução completa, como divulgar o imóvel, fazer o intermédio entre proprietários e inquilinos, negociações, e ainda todo o serviço oferecido por uma imobiliária, só que online.

4. QRcode

Essa é outra das novas tecnologias para o mercado imobiliário. A evolução do famoso código de barras, que através de uma foto de qualquer câmera de smartphone, ele desvenda códigos e mostra a informação na tela do seu celular.

Imagine a seguinte situação: seu imóvel está com uma placa de aluguel e nela contém um QRcode, as pessoas que passam pela rua e que se interessam pela propriedade, ao invés de ligarem para a imobiliária, já conseguem encontrar  as informações de seu interesse diretamente no celular, como o tamanho, condições de aluguel, valores e muito mais em um instante, apenas utilizando o QR code.

5. Imagens e vídeos

As imagens e vídeos dão uma noção das características do imóvel, poupam o tempo de interessados e corretores fazendo com que haja visitas nos imóveis que realmente tem interesse. Boas imagens impactam positivamente na velocidade em que o negócio é fechado, da mesma forma que imagens ruins podem tornar o imóvel um elefante branco no site.

As imagens de 360º dão mais detalhes ao seu visitante virtual. Uma boa imagem valoriza o imóvel, portanto, quanto mais detalhes maiores são as chances de fechar um negócio. Ao fazer os vídeos para divulgar o imóvel tente mostrar as características do imóvel, do condomínio, dos arredores, os pontos positivos de viver na região, restaurantes e áreas de lazer próximos. Faça com que a pessoa tenha vontade de morar no local.

6. Realidade virtual

Uma das tecnologias para o mercado imobiliário é a realidade virtual, popular no mundo dos games, torna a experiência o mais real possível para os jogadores. Essa inovação foi absorvida por outros públicos como o imobiliário, que soube aproveitar muito bem a realidade virtual.

Essa tecnologia não é algo tão novo no mercado imobiliário, muitas construtoras e imobiliárias aprenderam a utilizá-la ao seu favor, ela faz com que o cliente tenha uma experiência de visita, de modo que ele se sinta presente naquele ambiente.

Imagine que você esteja em um stand de vendas de um apartamento que ainda está na planta. Através da realidade virtual é possível visualizar como o apartamento ficará, ver a decoração, e “caminhar” pelo lugar visualizando as demais áreas do condomínio.

Muito além do ambiente da propriedade, é possível ter a experiência de estar nos arredores, nas ruas em volta, tudo isso desperta a vontade do cliente em comprar ou alugar um imóvel.

7. Chatbot

É muito comum acessar um site e encontrar a imagem de um “robozinho”, ou uma imagem de carta, ou um chat, geralmente é dessa maneira que o chatbot se apresenta ao público.

O chatbot é uma das  tecnologias para o mercado imobiliário. Essa solução é muito utilizada na seção de dúvidas frequentes, funciona como um chat que responde automaticamente os usuários. Essas respostas são prontas e colocadas em um fluxo de resposta, simulando uma conversa humana. Quando a dúvida do usuário não pode ser respondida dessa maneira, o chatbot o encaminha a um atendimento mais personalizado.

8. Atendimento virtual

O atendimento virtual possibilita que os possíveis clientes tirem suas dúvidas e obtenham mais informações em relação aos imóveis, também muitos conflitos são resolvidos através desse atendimento, gerando pouco desgaste entre cliente e empresa. Essa tecnologia funciona como um chat que fica disponível no site da imobiliária, fazendo com que menos ligações sejam feitas para sanar dúvidas.

Muitos sites já adotaram essa tecnologia, inclusive muitas empresas possuem departamento exclusivo para esse atendimento.

Gostou de conhecer as novas tecnologias para o mercado imobiliário? Então, se deseja saber mais sobre venda ou locação de imóveis, confira outros textos do blog da Carvalho Administradora!

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