Muitas pessoas não sabem que um síndico é encarregado por diversas responsabilidades e obrigações, que em muitos casos, acaba virando motivo de conflito entre ele e os moradores.
Este conflito pode acontecer mesmo quando se tem uma empresa de administração de condomínios ajudando o síndico.
Apesar de suas obrigações como representante e responsável legal pelo condomínio, muitos síndicos não sabem qual a real função, ou o que realmente um síndico pode ou deve fazer.
Alguns acreditam que tem o poder de tomar todas as decisões sozinhos, que não tem a obrigação de convocar assembleias ou consultar o conselho.
O que é o síndico de condomínio
O síndico é o representante legal do condomínio, o que significa que, à frente de qualquer processo (judicial ou não), ele é o principal representante dos interesses dos moradores.
Ele tem a função de olhar pelo patrimônio e certificar-se do bem estar de todos os moradores.
Todo condomínio precisa de um síndico, assim como está previsto no Código Civil Art. 1.347. Afinal de contas, é preciso ter uma pessoa responsável pelo seu patrimônio e que garanta o bem estar de todos.
Existem também diversas tarefas no dia a dia da gestão condominial que necessitam ser cuidadas. Como, contratações, pagamento de funcionários, manutenção do prédio, mediação de conflitos, recebimento das taxas do condomínio e entre outras atividades necessárias.
O que faz um síndico
O síndico tem como principal objetivo, fazer a gestão do condomínio. Fazendo-se cumprir a convenção e regimento interno para conseguir garantir a segurança e a qualidade de vida dos condôminos.
E ele deve cuidar da conservação do patrimônio, contratar prestadores de serviços para manutenção e reparos, conseguir manter as contas do condomínio em dia.
Sempre finalizando o pagamento das cotas condominiais e tendo o controle sobre as inadimplências.
Veja agora algumas funções na administração de condomínios que devem ser desempenhadas por um síndico.
- Ser o representante legal do condomínio
Pense no condomínio como a sua empresa. Seu trabalho como síndico é justamente ser o gestor de todas as áreas de uma empresa.
Atuando como se fosse um gerente geral. Mas não só isso, pois conforme definido no Código Civil, artigo 1.348, a função do síndico é “representar, ativa e passivamente o condomínio”.
Isto é, a sua atuação ou omissão à frente de algo sob sua responsabilidade pode levá-lo a ser responsabilizado pelo prejuízo causado ao condomínio e seus moradores, conforme está previsto no Código Civil, Lei 10.406/2002.
Portanto, você passa a assumir a responsabilidade civil e criminal pelo condomínio. Dessa forma, não é apenas uma administração, pois existem expectativas reais sobre a performance do seu trabalho como síndico.
- Evitar as inadimplências
Inadimplências é algo que coloca medo em qualquer administração de condomínio, esse é um dos principais desafios da gestão condominial.
Um obstáculo que deixa o condomínio com um déficit financeiro, fazendo com que os moradores arquem com este valor.
Em alguns casos, uma resolução pacífica não é possível, desta forma é preciso procurar as medidas legais possíveis e cabíveis.
É fundamental evitar meios jurídicos ao máximo, para conseguir manter um clima de bom convívio.
Este é um dos motivos pelos quais síndicos costumam contratar uma administradora de condomínios.
Com uma administradora, a solução destes problemas não traz ao síndico situações de envolvimento pessoal.
Ainda permite que as cobranças sejam feitas de maneira sistêmica com o uso de softwares ou aplicativos.
Porém, isso não transfere a responsabilidade legal do síndico para a administradora.
- Cuide da segurança coletiva
Muitos enxergam o condomínio como um local seguro e harmonioso, que oferece paz e comodidade.
Um ambiente que existe para proteger os moradores locais, porém ele também apresenta alguns riscos.
Condomínios costumam ser bem procurados por conter uma segurança superior a casas e prédios sem portaria.
Esta segurança é muito boa para todos os condôminos e é obrigação do síndico tomar todas as medidas possíveis, para que ao passar da portaria, não aconteça nenhum imprevisto.
Existem algumas medidas que podem ser tomadas pelo síndico para conseguir manter a segurança do local, e elas são: ter a certeza de que porteiros e vigilantes não durmam ou se distraiam durante o expediente, quando atender estranhos (visitantes, entregadores de encomenda ou prestadores de serviço) mantenha os portões fechados e as pessoas do lado de fora e que não transmitam e nem deixem que informações sobre os moradores sejam passadas a quem quer que seja.
Além da segurança no local, a prevenção de acidentes é um assunto que deve estar sempre em relevância. Pois, áreas mal conservadas, como o parquinho infantil, podem se transformar em áreas de possíveis acidentes.
- Mantenha as contas do condomínio em dia e contrate os serviços necessários
Assim como os moradores não podem ficar inadimplentes, o condomínio também não.
É fundamental que você consiga manter em dia os serviços essenciais como o de segurança e manutenção.
Uma das funções do síndico, é certificar que as contas do condomínio estejam em dia, para conseguir realizar o pagamento de funcionários, taxas, contribuições, e impostos municipais, estaduais ou federais.
Você como síndico, ainda fica responsável por realizar o levantamento e a contratação de todas as empresas prestadoras de serviço.
Sejam elas ligadas a limpeza, manutenção de elevadores ou áreas de lazer, pintura de fachada etc.; tudo isso passa pela sua gestão como síndico.
- Organize reuniões
Ser síndico, é estar responsável por organizar reuniões deliberativas e informativas, sendo fundamental ao menos uma assembleia por ano, para escutar as solicitações dos moradores.
É necessário que você demonstre toda a movimentação financeira e todos os comprovantes que provem a finalidade do dinheiro.
Se você acabou de se tornar síndico, e está precisando de ajuda para conseguir administrar seu condomínio, então é preciso conhecer a Carvalho Administradora.
Conheça a Carvalho Administradora
A Carvalho está presente no mercado imobiliário carioca, oferecendo para seus clientes as melhores opções de compra ou locação de imóveis.
Trabalhando com profissionalismo, segurança nas operações e proporcionando aos clientes a oportunidade de fechar o melhor negócio que a Carvalho conquistou a confiança de seus clientes.
Além de possuir a consultoria mais completa da região, a Carvalho ainda tem a sua atuação marcada por sua inovação e criatividade, pois está sempre atualizada com todas as demandas do mercado imobiliário.
Contam também com uma equipe dedicada na administração de condomínios, possibilitando assim a entrega de um serviço ágil e com um atendimento que impressiona seus clientes.
A administração do condomínio é onde a Carvalho mais se diferencia.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre as funções de um síndico, entre em contato ou acesse o site da Carvalho Administradora e descubra como que a imobiliária pode te ajudar.
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária