Ter a facilidade de morar em lugar que tenha uma gestão de condomínio efetiva é reconfortante, não é verdade?
Ser consciente sobre as regras para a boa convivência, respeitar espaços e regras são fatores essenciais para manter a ordem dentro dos ambientes comuns e garantir o bem-estar de todos.
Viver em condomínio: um desafio de todos
A boa convivência entre condôminos certamente torna o ambiente mais harmônico, facilitando a solução de problemas e oferecendo a todos um local muito melhor de se viver. Para o síndico, é de total interesse estabelecer um ambiente pacífico e bem organizado.
Dentre suas prerrogativas, manter áreas comuns bem organizadas, notificar moradores em caso de descumprimento de regras e intervir em caso de desinteligências são algumas das tarefas deste colaborador.
A questão é que o síndico pode sentir-se sobrecarregado com tantas obrigações, afinal, gerenciar um condomínio é tarefa complicada, e exige tempo e dedicação.
Dividir responsabilidades e contribuir com ideias de melhorias podem ser um caminho vantajoso a se tomar, uma vez que condôminos podem colaborar com atividades específicas a fim de melhorar e até economizar nas despesas do condomínio.
A gestão profissional de condomínios pode ser extremamente efetiva quando todas as partes assumem suas próprias responsabilidades.
Boas práticas de gestão de condomínio podem ser implantadas pelo síndico e fiscalizadas em conjunto com os próprios moradores.
Por que participar da gestão de condomínio?
Além de acompanhar de perto o trabalho do síndico profissional, o condômino interessado pode ter acesso as movimentações que acontecem dentro de seu condomínio por meio da participação de reuniões e assembleias.
Uma dessas informações pode ser, por exemplo, os gastos excessivos e, até mesmo a má administração de recursos.
Boas práticas de gestão de condomínio são muito bem fiscalizadas e repletas de exigência, portanto, quanto mais interesse por parte dos condôminos, mais o síndico profissional será guiado para o sucesso da gestão de condomínio.
Participar em assembleias é um ótimo meio para fiscalizar o serviço do síndico profissional e a situação da gestão de condomínio.
Resguardar a segurança dos condôminos e colaboradores faz parte das funções de um síndico profissional. Para isso, ele precisa de ferramentas suficientes para assegurar o bem-estar de todos e a harmonia no ambiente.
Desconhecimento e falta de colaboração podem colocar a vida de todos em risco, portanto, preocupar-se com essa parte da gestão de condomínio é um benefício para todos.
Dica 1: Incentive a comunicação entre síndico e condôminos
A comunicação é o melhor meio de se resolver qualquer coisa. Então, desde desentendimentos até o não cumprimento de regras, ela é capaz de tornar o processo mais efetivo.
Para boas práticas de gestão de condomínio, a comunicação direta entre síndico e condôminos faz toda a diferença.
O síndico profissional deve ser dotado de técnicas de negociação, ser diplomático e sentir-se capaz de aplicar regras, exigi-las e conseguir ouvir e entender as necessidades dos moradores.
Entretanto, sabemos que cada método funciona de forma diferente. Definir o que mais se encaixa é um trabalho conjunto.
Assim, com a melhor forma de comunicação definida, o relacionamento entre síndico e condômino torna-se mais próximo e eficiente.
Dica 2: desperte o interesse dos condôminos para que colaborem
A maneira mais efetiva de conseguir a colaboração dos condôminos sem dúvida é mostrar a importância deles para o condomínio.
Da mesma forma que já foi sugerido nos tópicos anteriores, a comunicação e participação em conjunto entre o síndico profissional e os condôminos, são essenciais para o melhor desenvolvimento de ambos os lados.
Porém, para conseguir a atenção do condômino na gestão de condomínio, o caminho deve ser traçado por meio de planos.
O interesse pelas boas práticas de gestão de condomínio pode ser despertado de diversas maneiras, uma delas é fazer o condômino sentir-se uma parte importante de tudo que envolva a gestão de condomínio.
Deixar os moradores cientes de que a sua colaboração fornece melhorias para ele e para os outros é uma forma de incentiva-lo.
Mostre aos condôminos que o processo decisório de questões comuns precisa ser tomado por todos de maneira democrática, no intuito de manter um ambiente melhor para todos que moram e frequentam as dependências.
Por exemplo, se um condômino utiliza as áreas comuns de forma incorreta, uma comunicação próxima e direta garante que ele receberá a devida advertência e entenderá sem maiores problemas.
Aliás, é exatamente esse tipo de relação que gera uma convivência guiada pelas boas práticas de gestão de condomínio pois, quanto mais clara e próxima for a comunicação, mais fácil fica o trabalho do síndico profissional.
Aliado ao corpo todo composto pelos condôminos, a gestão de condomínio torna-se eficiente e evita diversos tipos de desentendimentos e os desafios da gestão de condomínio serão coisa do passado.
A administradora de condomínio no Rio de Janeiro terá tempo de qualidade para investir em melhorias para o condomínio.
Assim como motivação suficiente para buscar as melhores opções de desenvolvimento para a gestão de condomínio.
Dica 3: monitore de perto o trabalho de seus colaboradores
Ter uma equipe especializada e comprometida com o trabalho pode auxiliar e muito na gestão de condomínio.
Funcionários que trabalham felizes e satisfeitos tendem a realizarem seu trabalho com mais afinco e condôminos que cruzam com funcionários cordiais, eficientes e educados os tratam da mesma forma.
É importante manter seu time sempre atento às tendências nas atividades que eles exercem, inclusive, também é necessário que eles tenham treinamento específico para estarem sempre alinhados às regras que a gestão de condomínio exige.
Motivar os funcionários e mantê-los atualizados sobre alterações e tudo que ocorrer na gestão de condomínio é uma ótima forma de manter a excelência.
Sem contar que, funcionários são o cartão de visita do condomínio, o primeiro contato do condômino é com eles.
Faz parte da gestão de condomínio garantir segurança e respeito aos funcionários do condomínio, afim de evitar processos judiciais e até mesmo o desconforto de um colaborador.
Por fim, a gestão profissional de condomínios deve ser realizada por pessoas que realmente entendem do assunto e deixar seu condomínio nas mãos de uma administradora de condomínio no Rio de Janeiro é a melhor forma de evitar dor de cabeça na gestão de condomínio.
Carvalho: o jeito certo de administrar o seu condomínio no Rio de Janeiro
A Carvalho Administradora é sua melhor opção. Organizamos o seu condomínio de maneira efetiva, estabelecendo uma parceria com você síndico, para promover melhorias, organizar contas e manter tudo nos trilhos.
Dentre nossos serviços, destacamos a implantação de um gerente exclusivo em seu condomínio.
Ele será responsável por diversas tarefas, dando a você mais tempo para dedicar-se ao que realmente importa.
Com a Carvalho você tem:
-Gestão eficiente realizada por profissional competente;
– Assistência jurídica;
– Pagamento de funcionários e fornecedores;
– Transparência nas contas do condomínio e muito mais!
Entre em contato conosco e promova agora as melhorias que o seu condomínio precisa!
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária