Ser um síndico é uma tarefa um pouco complicada e requer diferentes habilidades. Para conseguir administrar um condomínio da melhor forma possível, é necessário que você saiba alguns procedimentos adequados para gerir tal função.
E para conseguir fazer uma boa gestão, veja agora algumas dicas infalíveis para você que acabou de virar síndico.
Limite o desgaste
É fundamental que você consiga limitar horários para a sua atuação, oriente o zelador e os porteiros para não dirigir reclamações através do interfone.
Em assembleias, ou quando acontecer algum problema do dia-a-dia, não tomar parte das discussões, e sempre buscar soluções..
Deixe um livro de sugestões e críticas com o zelador, oriente-o a aconselhar os moradores a registrar suas queixas e que avisem sobre ocorrências.
Defina e deixe claro horários e maneiras de atendimento aos condôminos.
Dívida funções e responsabilidades
É adequado que você limite o máximo possível o trabalho do síndico, contando com uma empresa administradora ou escritório de contabilidade.
De outra forma, dividir as responsabilidades e as funções, é dividir o poder, ou seja, envolver os moradores na gestão da coisa comum.
As escolhas fundamentais devem ser votadas pela assembleia.
O síndico é o Poder Executivo do condomínio, ou seja, ele executa o que todos determinaram. Desta forma, você como síndico não será xingado caso aconteça algum problema.
Oriente a criação de uma comissão dos moradores para determinados assuntos, como obras, segurança, lazer etc.
A comissão fará a escolha do que é necessário se fazer, levantamento de materiais, orçamentos, para que a assembleia consiga fazer a escolha com alguma ajuda.
Lembre-se de envolver o conselho e o subsíndico na administração, fazendo reuniões a cada semana ou a cada mês.
Conheça a legislação
Todo o trabalho que um síndico faz, tem que estar de acordo com as leis e pela Convenção Condominial.
Antes de dar início ao trabalho de síndico, faça uma leitura com atenção destes textos, eles já lhe mostram a solução para os principais problemas que podem acontecer.
Possua uma cópia da Convenção e do Regulamento Interno do seu condomínio.
Organização
O condomínio precisa de muita documentação, que por sua vez, necessita estar legalmente arquivada.
Notas fiscais, documentação trabalhista, atas de assembleias são exemplos da documentação.
E é fundamental que você tenha o controle de diversos setores ao mesmo tempo, como o da segurança, inadimplências e funcionários.
É recomendável que você tenha planilhas para registrar a situação de cada questão pendente.
Para você conseguir lidar com o dinheiro comum, é necessário que você saiba exatamente o que está sendo gasto, em quê e ter uma previsão orçamentária.
Note os pedidos
É fundamental ter um entendimento completo sobre o que os moradores pensam sobre os serviços do condomínio, onde que eles têm o interesse em aprimorar, e o que não está sendo feito e é necessário fazer.
Faça uma pesquisa de opinião com os condôminos para se ter uma noção do que está faltando.
Autoridade sem autoritarismo
O síndico que é mais “barra pesada” sempre acaba gerando mais descontentamento do que ordem. E seu dever como síndico é fazer com que os condôminos cumpram o que é determinado pelas leis e pela Convenção e o Regulamento Interno, e também as decisões tomadas pela assembleia.
Mas é importante que você como síndico, não deve criar regras, e sim executá-las. Deixe isso bem claro para todos os moradores.
Caso necessário, fixe cópias do Regimento Interno na área social do prédio.
Conheça bem o condomínio
Conhecer bem o seu condomínio, envolve conhecer também os funcionários, a estrutura da edificação e os moradores.
Realize uma inspeção na edificação, junto ao zelador, pelo menos uma vez ao mês, para conseguir ver a situação de cada andar, no topo do edifício, na sala de máquinas etc.
E tenha uma conversa com os funcionários para se ter uma noção do andamento de seus trabalhos, se existem problemas com alguns moradores ou funcionários.
Trabalhe com criatividade
Busque descobrir soluções a partir das condições do condomínio. Se o seu condomínio possui muitas crianças, é possível envolvê-las em, por exemplo, uma campanha de reciclagem.
Se conta com muitos idosos, organize ações para a terceira idade em áreas comuns, isso pode ser muito estimulante para os moradores.
Nunca se descuide da manutenção
O jardim é um bom exemplo. Quando seu condomínio fica muito tempo sem contratar uma empresa de paisagismo ou um jardineiro para realizar a manutenção, você acaba gastando muito mais, pois terá que reformar todo o jardim.
O mesmo ocorre com os equipamentos e a estrutura do condomínio, como tubulações, elevadores, portões, lajes, para-raios, infiltrações e sistema de segurança.
Tenha contratos de manutenção com empresas especializadas para facilitar o seu serviço.
Tenha uma boa estratégia de comunicação
Ser honesto às vezes não é o suficiente, um síndico deve sempre estar em contato com os moradores, assim você se mostra tudo o que está sendo realizado, e o que está sendo feito com o dinheiro do condomínio.
Se comunique com os condôminos com muita clareza, para que assim ninguém fique com dúvidas. E os questione se eles estão entendendo as informações que estão sendo passadas a eles.
Para você conseguir ter uma boa gestão como síndico, é preciso conhecer a Carvalho Administradora, uma imobiliária que atua no mercado imobiliário carioca e conta com uma equipe dedicada na administração de condomínios.
Conheça a Carvalho Administradora
A Carvalho está presente no mercado imobiliário carioca, proporcionando ao cliente a oportunidade de fechar o melhor negócio, seja na compra ou no aluguel de imóveis.
A imobiliária trabalha com profissionalismo e segurança nas operações, desta forma foi possível conquistar a confiança de seus clientes.
O reconhecimento de seus clientes foi graças à consultoria mais completa da região e pela atuação que é marcada pela inovação e criatividade.
Sempre atualizados com todas as tendências do mercado imobiliário.
Contam com uma equipe dedicada na administração de condomínios, onde conseguem entregar um serviço ágil e que surpreende seus clientes.
A administração de condomínios é onde a Carvalho mais se destaca.
Se você acabou de virar síndico, e está precisando de mais dicas para conseguir fazer uma boa gestão, entre em contato ou acesse o site da Carvalho para descobrir como ser um bom síndico.
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária