Experientes gestores condominiais e síndicos profissionais, compartilham medidas que ao serem aplicadas te ajudam a economizar nas contas de empreendimentos.
Qual é o síndico que não sonha em economizar dinheiro sem muito esforço? milagres não existem, porém há algumas medidas rápidas que podem trazer resultados ótimos para fazer sobrar dinheiro na conta.
Nós, consultamos diversos especialistas experientes que compartilharam suas principais dicas e segredos implementados com sucesso em condomínios sob suas gestões.
Por que não conhecê-las e experimentá-las? Tenho certeza que essas dicas irão te ajudar e fazer com que você economize dinheiro. Acompanhe a seguir os tópicos que mais afetam seu bolso e suas respectivas formas de diminuição de gastos.
- Mão de obra e Encargos
A maior fatia dos gastos da conta ordinária do condomínio não é novidade para ninguém, a mão de obra e seus respectivos encargos são responsáveis pela maior parte dos gastos, cerca de 50% a 60%.
Por este motivo, esses itens precisam ser monitorados com muita atenção pois qualquer descuido pode custar muito. “Se o síndico cuidar bem desses itens, está controlando os maiores desperdícios do condomínio. É preciso fazer um quadro de funcionários adequado, equilibrando segurança e economia”, diz Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.
As horas extras de funcionários é um dos maiores vilões das finanças de um condomínio
As nossas principais orientações é a organização de tarefas, gerenciamento do tempo e treinamento e reciclagem dos funcionários para que, além de cumprir bem com suas atividades dentro do horário de trabalho, também saibam lidar com desperdício de água, energia elétrica e produtos de limpeza e piscina, que refletirão em economia nos próximos itens deste post.
- Conta/Consumo de água
A segunda maior fatia de gastos ordinários de um condomínio engloba as contas de consumo de água e energia elétrica, que correspondem de 15% a 20% das despesas.
Por esta razão, nós indicamos que seja feito um investimento em campanhas de conscientização de utilização dos recursos, seja nas unidades privativas, seja nas áreas comuns.
- Conta/Consumo de energia elétrica
Para reduzir a conta de luz, uma das nossas recomendações é a instalação de sensores de presença nas áreas comuns, como halls, garagens e áreas com baixa circulação de pessoas.
A substituição de lâmpadas incandescentes e eletrônicas por LED é outra unanimidade. A troca de todo o sistema de iluminação por LED representa uma economia, em média, de 25% a 30% em um ano, para um condomínio de uma torre.
Uma precaução que se deve ter é em relação a verificação de possíveis fugas de corrente elétrica e é importante também fazer o reaperto em todos os quadros de energia, além de avaliar extensões e quadros de luz que, operando no limite, sobrecarregam os dispositivos.
- Renegociação de contratos de prestação de serviços ao condomínio
A simples revisão e renegociação de todos os contratos de manutenção e/ou prestação de serviços do condomínio, como portaria, limpeza, manutenção de elevadores, bombas, CFTV, e administradora de condomínio pode representar uma economia de até 9% dos custos condominiais.
Para que se tenha um parâmetro dos custos médios de contrato, uma sugestão é que os síndicos entrem em contato com as administradoras, pois elas têm um número grande de condomínios e podem fazer uma análise de custo dos contratos do condomínio x média da carteira da administradora.
- Cotação de produtos e diferentes fornecedores
As plataformas de cotações disponibilizam a vários fornecedores o orçamento proposto, aumentando a concorrência. “Essa ação garante mais qualidade nas propostas e diminuição de preço, além de dar mais transparência nas compras”,
Essa ação além de garantir uma qualidade de propostas maior, oferece maior transparência nas compras.
Algumas das vantagens de buscar a cotação de produtos e diferentes fornecedores são:
- síndicos não ficarão mais presos a poucos fornecedores de produtos de limpeza, piscina, descartáveis etc.
- diversificação de fornecedores a cada nova cotação
- atualização sobre novos produtos e soluções que diminuem custos.
- Manutenção e Limpeza da piscina
Normalmente, os condomínios destacam um profissional orgânico para fazer a limpeza e o tratamento químico de uma piscina, com raia de 15 a 20 metros, três vezes por semana a um gasto estimado entre R$ 1.300 e R$ 1.800 só de produtos, como cloro, algicida, controle de alcalinidade e pH etc, fora o acúmulo de função pela atividade.
Uma dica nossa é contratar uma empresa especializada em manutenção, limpeza e tratamento químico da piscina, contemplando no mesmo contrato material e mão de obra, pois assim o condomínio consegue economizar.
- Análise de custos acessórios
É recomendado que o condomínio avalie com sua administradora os valores cobrados à parte das taxas condominiais, os chamados “custos acessórios”, que caso não estejam compatíveis com a realidade e perfil do condomínio, podem consumir muitos centavos.
É relevante também que o condomínio renegocie as taxas bancárias, seja cartão de crédito, doc, ted ou qualquer outra. O importante é que seja cobrado do condomínio o justo e, principalmente, aquilo que está no contrato de prestação de serviços.
A conclusão é que não existe uma resposta milagrosa, pois a economia vem de uma gestão profissional e experiente da administradora, com um síndico exigente e que demande um super planejamento de trabalho e uma comunidade participativa. Esta é a receita não só de um condomínio otimizado, mas também, melhor administrado e com pessoas satisfeitas e felizes.
Desde a hora de anunciar até o pós-venda, nossos profissionais te auxiliam. Etapas burocráticas, visitações, elaboração de contratos, tudo é feito por nossos colaboradores que trabalham dentro da lei e fazem de tudo para que você faça o melhor negócio. Tem imóveis para vender no Rio de Janeiro? Procure um de nossos especialistas e fique despreocupado. Se você deseja comprar ou alugar imóveis, também prestamos este tipo de serviço, além da administração de condomínios. Para mais informações, visite nosso site.
SAC: 0800 588 8000
Whatsapp: 21 99333-9029
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária