Carvalho Administradora

Esta é a pergunta mais importante a se fazer quando se tem um imóvel para alugar, afinal, de certa forma, você estará deixando um bem material que pertence a você, nas mãos de outra pessoa.

Por isso, é necessário encontrar o inquilino ideal e evitar dores de cabeça.

A locação de imóveis residenciais ou comerciais é um tipo de negócio bastante rentável no Brasil.

No entanto, caso o inquilino ideal, ou seja, uma pessoa responsável e com bons antecedentes, ao invés de lucrar, o proprietário pode acabar saindo no prejuízo.

Locar imóveis em bairros já é uma tarefa um tanto quanto árdua na hora de encontrar alguém ideal como locatário, mas alugar imóvel em condomínios exige ainda mais atenção.

Afinal, existem diversas regras a serem seguidas e caso o novo morador não as cumpra, o dono do imóvel pode acabar envolvido em problemas muitas vezes até sérios como nas esferas jurídicas.

Então, se você está pensando em fazer a locação de um imóvel ou já teve prejuízos com algum inquilino, anote estas dicas para evitar complicações futuras.

Dicas para conseguir o inquilino ideal

– Não tenha pressa: o setor imobiliário é um dos mais movimentados da economia nacional, portanto, dependendo do tipo do imóvel e de sua localização, bairro ou condomínio, candidatos não faltarão.

Porém, é importante não ter pressa em alugar, isso porque, como o ditado já diz “a pressa é inimiga da perfeição” e facilita com que você caia em armadilhas.

Tenha calma, o inquilino ideal vai chegar.

– Entreviste os candidatos: é sempre bom que se puder, o proprietário participe das conversas com os possíveis inquilinos.

Fazer perguntas e conhecer um pouco sobre os interessados no imóvel pode ajudar a definir quem é o inquilino ideal.

Além disso, abre espaço para que os interessados façam perguntas a respeito de particularidades do imóvel e da localidade diretamente ao dono.

Uma boa conversa entre as partes pode criar empatia e estabelecer um bom relacionamento caso o negócio seja fechado.

– Observe comportamentos: durante o processo de visitação, conversas e negociações a respeito do imóvel se atente ao comportamento e personalidade dos futuros moradores.

Evite pré-julgamentos, porém, pessoas explosivas ou que se estressam sem motivo aparente, poderão ser difíceis de lidar no futuro. E como sabemos, a relação entre locatário e locador pode ser longa, portanto, é melhor que seja tranquila e amigável.

– Imponha regras: o estabelecimento pertence a você, portanto, é seu direito estabelecer regras para quem deseja usufruir do seu imóvel.

O proprietário pode determinar o número de pessoas que podem morar na casa/apartamento, se é permitido animais, crianças. Além de indicar cuidados com a estrutura da casa, como jardim e garagem.

– Investigue a situação financeira e os antecedentes do candidato: nenhum locador quer ter problemas em relação aos aluguéis e contas que o imóvel gera (luz, água, condomínio).

Não hesite em buscar referências a respeito destes dois pontos.

Saber sobre as condições financeiras do locatário, pode parecer invasivo, no entanto, é apenas uma precaução, o aluguel não deve ultrapassar 30% da renda do inquilino.

Saber como o futuro morador agia em suas antigas casas ou imóveis comerciais, pode te ajudar a definir se ele será o inquilino ideal ou não para o que você procura.

– Peça garantias: muitas pessoas que têm imóveis para locação não sabem da existência da lei do locatário, no entanto, ela existe.

Esta lei determina, entre outras coisas, que o proprietário do imóvel pode determinar quais garantias quer do inquilino.

Dentre estas garantias podem estar: caução e seguro fiança. Por mais que ao longo das conversas e negociações, o candidato pareça ser uma pessoa correta, é melhor não se deixar levar por aparências e ter garantias para evitar prejuízos.

Quando o proprietário tem alguma garantia, caso haja danos ao imóvel, ele terá que ser ressarcido, a falta de amparo pode levar a uma ação de despejo. O que é cansativo e desgastante.

– Documentação: jamais faça locação de imóvel sem um contrato que estabeleça regras a serem cumpridas por ambas as partes.

Os documentos básicos são RG, CPF, comprovante de renda etc. Além de auxiliar no preenchimento da ficha cadastral dos inquilinos, arrecada o maior número de informações pertinentes para a checagem em órgãos de proteção ao crédito.

Com estas informações em mãos, é mais fácil decidir se este inquilino será ou não ideal para o seu imóvel.

– Pesquise: além da documentação, é sempre bom pesquisar sobre o comportamento do candidato, como ele se comportava no antigo condomínio ou no imóvel comercial, como tratava os vizinhos, porteiros etc.

Quanto mais informações a respeito do inquilino, melhor e a internet pode ser sua aliada nestes casos. Com alguns minutos de pesquisa, é fácil tomar ciência do passado do seu possível locatário.

– Contrate serviços imobiliários: mesmo com conversas, pesquisas e muita paciência, ainda pode ser complicado para pessoas leigas conseguirem alugar seus imóveis de forma segura e isso vale para bairros ou condomínios.

A locação de imóvel é uma negociação séria e que pode gerar dores de cabeça e prejuízos se não realizada de forma profissional e a melhor forma de fugir de imprevistos é contratando quem entende do assunto.

Uma imobiliária de respeito terá corretores experientes e dispostos a te ajudar tanto a sanar dúvidas quanto a encontrar o inquilino que mais se adeque ao que você deseja para seu imóvel.

Além disso, também é papel do corretor fazer essa ponte entre futuros locadores e locatários, tirar dúvidas, apresentar imóveis, falar sobre as redondezas e todas as coisas que envolvem este processo de aluguel.

Contar com o auxílio de uma imobiliária pode de certa forma aliviar as preocupações do locatário, mas também passar mais segurança aos inquilinos.

Muitas pessoas optam por alugar imóveis através de imobiliárias, exatamente para evitar transtornos.

Se você deseja encontrar o inquilino ideal para o seu imóvel ou encontrar o imóvel ideal para o seu propósito, entre em contato com a Carvalho Administradora através do telefone (21) 2256-0452 ou visite nosso site https://carvalhoadm.com.br/  e encontre os melhores imóveis do Rio de janeiro.

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!