Pensando em alugar ou vender seu imóvel? Bom, uma boa dica antes de anunciar é investir em uma reforma e valorizar o seu empreendimento. Afinal, acredite se quiser, mas mesmo com uma reforma simples já é possível conseguir uma boa valorização na hora de fechar negócio.
Por isso, nos da Carvalho Administradora, separamos aqui dicas incríveis para você fazer uma reforma no seu imóvel e o passo a passo de como se planejar para isso. Vamos juntos?!
A importância de investir em uma reforma antes da venda ou locação
Quando um possível cliente visita o seu imóvel ele precisa se sentir em casa. O seu empreendimento precisa causar o impacto de fazer com que aquela pessoa queira viver ali.
No entanto, se durante a visita ela encontra: piso solto, paredes descascadas ou janelas quebradas, pode ser que ela desista da compra. São detalhes simples de serem solucionados, mas que acabam desmotivando o comprador ou inquilino de fechar negócio.
Por isso, antes de anunciar o seu imóvel, vale a pena investir em uma reforma que mostre o seu cuidado com a casa ou apartamento. Como fazer isso? Bom, continue a leitura até o fim!
Passo a passo para se planejar para a reforma
Entendeu como uma reforma ajuda na venda ou locação do seu imóvel? Então, vamos para a próxima etapa. Conheça dicas para se planejar para a reforma:
- Defina um orçamento
É claro que a parte financeira é, extremamente, importante durante uma reforma. Para começar, defina qual será o seu orçamento máximo e quais são os seus objetivos com a obra. Por exemplo, “com essa obra eu pretendo valorizar pelo menos R$20 mil na minha venda” ou “pretendo apenas solucionar os principais problemas do imóvel”.
A partir disso, você deve pensar quais serão os caminhos mais viáveis para alcançar essa meta. Em seguida, defina:
- Quais serão os cômodos a serem reformados;
- O que será feito em cada um;
- Quais serão os materiais necessários;
- Quais serão os gastos com mão de obra.
- Faça uma vistoria pelo imóvel
O primeiro passo antes de colocar seu imóvel para venda ou locação é realizar uma boa vistoria. Comece solucionando os problemas visíveis, como necessidade de pintura, infiltração, vazamento, problemas com azulejo, entre outros detalhes que você, provavelmente, já conhece do seu imóvel.
O próximo passo é se atentar para os possíveis defeitos “escondidos”. Por exemplo, faça uma revisão na parte elétrica e hidráulica e elimine possíveis riscos para o imóvel. Tudo isso será importante para mostrar para o inquilino (ou comprador) o seu cuidado com a propriedade.
- Faça uma decoração incrível
Se você estiver pensando em alugar ou vender o seu imóvel mobiliado, pense na possibilidade de contratar um arquiteto. Esse profissional será capaz de fazer uma reforma incrível na decoração da sua propriedade o que, certamente, será um diferencial para valorização.
Mas, se isso não for uma possibilidade, não se preocupe. Você mesmo pode usar a sua criatividade para deixar os ambientes confortáveis, arejados e atrativos. Além disso, outra boa dica é apostar em móveis planejados, uma vez que eles agregam muito valor ao imóvel.
- Pense na viabilidade do seu projeto
Então, depois do orçamento definido e quais são os cômodos que serão reformados, é preciso pensar em como conviver com a obra. Se você e a sua família vivem na casa ou apartamento vocês passarão pela reforma e, por isso, é preciso se planejar muito bem.
Quem já encarou alguma obra sabe que o processo pode ser bem estressante, ainda mais se não for bem planejado. Por isso, se a obra for acontecer no banheiro, pense em como os moradores farão durante o período da obra. O mesmo para a cozinha e para os demais cômodos da casa.
- Defina um cronograma
A sua obra precisa de ter um começo e fim pré-determinados. É claro que imprevistos costumam acontecer, mas dentro de um cronograma tudo é mais fácil de ser cumprido. Por isso, o próximo passo é definir um calendário para a sua obra com o prazo para cada etapa.
Uma boa dica é conversar com o seu mestre de obra e entender em quanto tempo ele pretende executar cada etapa. Além disso, busque saber como você pode ajudar para que o cronograma seja cumprido, por exemplo, entregando os materiais antecipadamente.
- Cuidado com o preço do imóvel
Outro ponto muito importante é o valor do imóvel. O proprietário que pretende lucrar muito e define um valor acima da média do mercado, acaba com o imóvel parado.
Do mesmo modo, aqueles proprietários que querem fechar o contrato o mais breve possível e, para isso, reduzem o preço, também podem ter dificuldade para vender ou alugar. Isso acontece porque as pessoas acabam desconfiadas, sem entender porque aquele imóvel está abaixo da média e descartam a opção.
Nesse contexto, a melhor alternativa é contar com a ajuda de uma imobiliária competente para definir o preço do imóvel. Os corretores experientes já possuem um olhar treinado e conseguem definir o valor ideal de acordo com as condições do imóvel, localização e benefícios.
Preparado para vender ou alugar?
A gente sabe que reformar a casa (ou apartamento) é algo cansativo e, ao mesmo tempo, uma grande alegria. Ao final da obra, quando você consegue enxergar todo o projeto executado e o seu imóvel ainda mais lindo é, realmente, incrível.
Melhor ainda é quando você consegue realizar o seu objetivo: a venda ou locação da propriedade. Para isso, nos dá Carvalho Administrado, estamos preparados para te ajudar a vender ou alugar o seu imóvel o mais breve possível.
Como? Contamos com experiência, time de profissionais preparados e tecnologia para ver o seu sonho se tornar realidade. Conheça mais sobre a Carvalho Administradora e entenda o que somos capazes de fazer por você!
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária