Na hora de comprar um imóvel usado, é bem comum que você tenha a dúvida se o imóvel poderá lhe trazer futuros problemas ou não.
Imóveis usados tem suas vantagens por já estarem prontos e por serem vendidos por valores mais baixos, porém existem alguns riscos, como o mau uso e a falta de manutenção que em um futuro, podem lhe causar alguns danos e com isso, gastos com consertos.
Sabendo disso, é fundamental que você realize uma avaliação bem criteriosa antes de fechar o negócio e assinar o contrato.
Quando se adquire um imóvel usado, é preciso ter alguns cuidados diferentes em relação a quando se compra um apartamento na planta, por exemplo.
Isso pois imóveis usados podem ter alguns riscos, que precisam ser examinados com muito cuidado.
Além de examinar os pontos mais comuns, como localidade, metragem, quantidade de dormitórios e de banheiros e as praticidades oferecidas pelo condomínio, é fundamental que você observe bem as suas condições de conservação.
Afinal de contas, qualquer parte que está danificada ou com um mal funcionamento, exigirá gastos para que você conserte, e isso pode acabar influenciando no valor.
Confira agora algumas dicas que poderão te ajudar a avaliar com mais precisão o imóvel usado de seu interesse.
Estrutura
Conferir a estrutura do imóvel de seu interesse é fundamental, pois possíveis problemas na estrutura podem acabar gerando grandes transtornos, que podem impossibilitar a sua ocupação e, possivelmente, será necessário que você gaste um dinheiro considerável para a reforma.
Procure por sinais aparentes, como rachaduras, colunas quebradas, ferragem aparente e com ferrugem.
Não se preocupe com rachaduras superficiais nas paredes, foque nas mais profundas, que na maioria dos casos, crescem um em ângulo de 45º.
Certifique-se de que nas vigas de sustentação não há quebras no concreto, onde a ferragem fica aparente. Infiltrações também podem comprometer a segurança da estrutura.
Caso você repare qualquer um desses problemas, chame um engenheiro para certificar a gravidade do caso.
Instalações elétricas
É bem comum que um imóvel usado precise de atualizações nas instalações elétricas.
Para se ter uma noção de quanto você gastará, leve um especialista para conseguir examinar a situação. Confira também o estado da fiação e dos bocais de lâmpadas.
Se apresentarem ressecamento, oxidação ou qualquer outro sinal de má conservação, será necessário a troca de tudo. Saiba que essa é uma questão de segurança e de eficiência energética.
É importante também que você se atente à condição do quadro de luz, ele deve ser atual com os disjuntores distintos por área do imóvel.
Caso ele for antigo, será necessário a troca do quadro de luz. Veja também a quantidade de tomadas nos cômodos, e se todas estão funcionando. Adicionar ou realizar a troca pode custar mais caro do que você imagina.
Hidráulica
Veja a situação das torneiras, registros e louças sanitárias. Certifique-se de que não há rachaduras, e confira nos sifões se não há gotejamento.
Logo em seguida, feche o registro e tenha a certeza de que estão funcionando de maneira correta.
Preste bem atenção na água que sai da torneira, uma coloração escura e líquido com detritos pode significar encanamento corroído ou caixa d’água suja.
Confira também a vazão nos vasos sanitários e se as descargas estão funcionando sem barulhos na tubulação e vazamentos.
Pisos
Caso o piso do imóvel for de madeira, procure por desníveis ou tábuas levantadas que indicam umidade no solo.
Caso o piso apresente manchas ou desgaste nas bordas das tábuas, pode significar que o fim da vida útil do piso está próximo.
Em pisos laminados e vinílicos, verifique apenas o estado de conservação e se não há desníveis, rachaduras ou partes soltas.
Em pisos de porcelanato ou cerâmica, observe se não há barulhos ao andar e se não existem peças rachadas, quebradas ou riscadas.
Em todos os pisos é fundamental que você confira o nivelamento do contrapiso e se as caídas de água para os ralos estão funcionando.
Use uma régua de nível ou role uma bolinha para o teste.
Teto e telhado
Veja se não existem manchas ou sinal de mofo no forro. Confira se não há rachaduras no teto, caso for direto na laje.
Quando for verificar a situação de uma casa, avalie se não existem telhas quebradas no telhado.
Essa verificação pode ser feita por fora, com uma escada ou por dentro, através do acesso da laje se houver uma.
E se for verificar um apartamento, confira principalmente o teto da cozinha e dos banheiros, para ver se existe alguma infiltração.
Janelas e portas
Janelas e portas devem abrir e fechar sem nenhuma dificuldade. Confira se os trilhos não estão fazendo muito barulho e se não existe nenhum tipo de ferrugem.
Caso o imóvel já venha com persianas, verifique se elas estão em bom funcionamento e se suas correias estão em bom estado.
Veja também se as folhas de acabamento das portas não estão se soltando, se não há serragem caindo delas e se não estão raspando no piso ou nos batentes quando se abre ou ao fechar.
Contas e documentação
Além de todos esses itens que são de extrema importância, verificar se a documentação do imóvel está em dia também é fundamental. Confira na matrícula (que pode ser obtida no cartório em que ele está registrado) se todas as informações estão corretas.
Peça uma Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários e certifique-se de que não há dívidas de IPTU ou condomínio.
Antes de realizar a assinatura do contrato do imóvel, confira as contas do condomínio e as atas das últimas reuniões para se ter uma noção da real situação financeira de sua administração.
Para conseguir alugar um imóvel que não lhe trará futuros problemas, você precisa conhecer a Carvalho Administradora.
Conheça a Carvalho
Presente no mercado imobiliário carioca oferecendo para seus clientes, as melhores opções de compra ou locação de imóveis.
Durante todos esses anos, a Carvalho conquistou a confiança de seus clientes, sempre proporcionando para você, a oportunidade de fechar o melhor negócio.
Conquistaram o reconhecimento do cliente, pois contam com a consultoria mais completa da região e uma equipe pronta para te ajudar.
Tem sua atuação marcada pela inovação e criatividade, além de estarem sempre atualizados com as tendências do mercado imobiliário.
Contam também com uma equipe focada na administração de condomínios, o que permite que eles entreguem para você um serviço ágil que surpreende a todos os clientes.
A administração em condomínios é onde a Carvalho mais se diferencia.
Se você ainda conta com alguma dúvida sobre como saber se um imóvel irá apresentar problemas ou não, entre em contato ou acesse o site da Carvalho Administradora para descobrir como a imobiliária pode te ajudar.
- Próximo Artigo A Importância do Suporte ao Cliente na Gestão Imobiliária