Carvalho Administradora

A administração de um condomínio é assunto sério, assim como a eleição de síndico, que é a pessoa encarregada de gerir o local. 

O cargo de síndico traz muitas responsabilidades e a boa administração do condomínio beneficia aos moradores de todos os imóveis. Afinal, um bom síndico tem sua gestão voltada para o bem-estar de todos os condôminos. 

Morar em um condomínio, vai além de cuidar dos imóveis, as responsabilidades estão ligadas ao respeito e a boa convivência, além de administrar finanças, recursos humanos e área administrativa. Ou seja, um condomínio e como uma empresa e o papel do síndico é também zelar para que tudo isso funcione perfeitamente. 

Pensando nisso, hoje falaremos sobre como fazer a eleição de síndico de forma segura. 

Qual o papel do síndico?

Há muito tempo que os síndicos deixaram de ser vistos como alguém que incomoda os moradores e passaram a serem vistos como profissionais. Tanto é que, hoje em dia, muitos condomínios optam por contratarem síndicos profissionais ou administradoras de imóveis para fazer este serviço. 

Cabe ao síndico responder diretamente pelos acontecimentos que dizem respeito ao condomínio e suas áreas comuns. Para se tornar síndico, é preciso ser escolhido pela maioria dos moradores durante uma assembleia geral. 

Esta profissão é tão séria que existem leis e normas que a eleição de síndico, por exemplo: o Artigo 1.347, do Código Civil diz que, qualquer pessoa pode ser síndica. O que significa que, moradores obviamente, podem ser eleitos, porém, também é possível contratar uma pessoa que não more no condomínio para exercer a função, como dito anteriormente. 

Para contratar um síndico profissional, é necessário que a pessoa tenha estudado diversos aspectos que envolvam a administração de um condomínio e comprove sua experiência e conhecimento. Já para eleger um síndico morador, é preciso que o candidato more no condomínio e seja escolhido mediante votação. O síndico profissional, não precisa morar no residencial para exercer a profissão.  

No entanto, não pense que para ser síndico morador é fácil. Além de ser escolhido mediante votação, é preciso ter conhecimentos e habilidades em finanças, administração e liderança, por exemplo.

Em alguns casos, uma administradora é contratada para auxiliar o síndico em suas tarefas do dia a dia e não o deixar sobrecarregado. Assim, enquanto tem ajuda de profissionais, o administrador fia livre para dar atenção a outras demandas do condomínio

Como realizar a eleição de síndico?

Para começar, o síndico deve estar apto a se candidatar. É preciso estar em dia com suas obrigações perante o condomínio, ser maior de 18 anos, não ter processos contra o residencial e nem ser alvo de alguma ação na justiça. Ser dono de um ou mais imóveis também é uma das regras para se candidatar, além de bons antecedentes.

Para que a eleição de síndico aconteça dentro das regras e de forma segura, é preciso que os candidatos apresentem suas candidaturas com pelo menos um mês de antecedência a eleição. 

Não se esqueça de fazer com as os moradores saibam da sua candidatura, o engajamento dos condôminos é essencial. É possível fazer comunicados através de aplicativos, grupos ou redes sociais onde os moradores estejam reunidos. Os aplicativos para condomínio, são ótimas ferramentas para isso. 

As eleições devem acontecer durante uma assembleia com o comparecimento do maior número de moradores possível. Lembrando que, somente donos de imóveis podem votar, inquilinos podem apenas se conseguirem esta autorização. 

Durante a assembleia, os candidatos podem fazer discursos falando sobre suas propostas e interesses durante o futuro mandato como administrador do condomínio. 

Todas as candidaturas e demais assuntos pertinentes, devem estar anotados na ATA da assembleia. Após a votação e eleição do candidato mais votado, o síndico tem um mandato de 2 anos, podendo ser reeleito.

Em relação ao salário do síndico, não há uma regra. Em alguns condomínios, o salário é decido e faz parte do regimento interno do local, em outras ocasiões, o síndico fica livre das taxas do condomínio e recebe uma parte em dinheiro pelo seu trabalho. Neste quesito, cada condomínio decide o que acha melhor. 

Para que não ocorram mal-entendidos ou imprevistos durante a eleição de síndico, é preciso que todos estejam cientes das candidaturas. Comunicados nas áreas comuns também devem ser anexados, além das notificações online. 

É preciso que a assembleia seja organizada de forma clara, sem tumultos, para que todos tenham a oportunidade de votar. Além disso, no mesmo dia, são escolhidos os subsíndicos e conselheiros.  

Vale ressaltar que, a eleição é o único modo de eleger um síndico de forma segura e dentro da lei. 

Após a eleição de síndico, o mesmo, quando não realiza uma boa gestão do condomínio pode ser destituído do cargo. Basta que, pelo menos ¼ dos condôminos aprove a decisão mediante assembleia também, é o que diz o Código civil.

O síndico deve prestar contas dos gastos com a administração, ser imparcial em suas decisões e realizar a gestão da melhor maneira possível. Além de ter todos os conhecimentos que citamos acima.

Caso nenhum morador deseje se candidatar ao cargo, é necessário contratar um síndico profissional ou uma administradora. O condomínio não pode ficar alguém ou empresa que o represente.

Para administrar seu condomínio ou auxiliar o trabalho do síndico eleito, conte com a Carvalho. 

Conheça a Carvalho

A Carvalho ADM fica localizada no Rio de Janeiro e, além de prestar serviços que auxiliam na compra, venda e locação de imóveis nos melhores bairros do estado, também prestamos serviços de administração de condomínios. 

Sabemos que, um síndico sobrecarregado pode ter dificuldades em dar o seu melhor. Por isso, nossa função é ajudar. Além disso, nossos colaboradores são especializados em administração, finanças e área jurídica, deixando seu condomínio amparado e dentro da lei. 

Não tiramos a autoridade do administrador, apenas cumprimos suas solicitações, tomando conta de determinadas tarefas para que ele foque em outros afazeres. É um trabalho em equipe.

Para conhecer nossos serviços, visite nosso site

Carvalho Administradora

Este artigo foi produzido pela Carvalho Administradora. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!